sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Primos são baleados no bairro Leandro Bezerra em Caraúbas. Márcio Emiliano Saldanha, de 27 anos, e Natália Wedna Saldanha Lima, de 20 anos, foram surpreendidos por dois criminosos na tarde desta quinta-feira (30). De acordo com a PM, foram cerca de 8 disparos, tendo um deles atingido Natália e outros pegaram em Márcio. As vítimas foram socorridas para o HRTM, em Mossoró.

EM CARAUBAS,  RN
Imagem 1 -

No início da tarde desta quinta-feira (30) duas pessoas foram baleadas no bairro Leandro Bezerra, localizado na periferia da cidade de Caraúbas.
As vítimas foram os primos Márcio Emiliano Saldanha, de 27 anos, e Natália Wedna Saldanha Lima, de 20 anos.
Ele foram socorridas para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva e, após receberem os primeiros atendimento, foram transferidos para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.
De acordo com informações da Polícia Militar, Márcio e Natália estavam na calçada de casa quando dois criminosos se aproximaram em uma motocicleta e começaram a efetuar disparos.
Os dois tentaram correr para dentro de casa para se proteger, mas os criminosos foram atrás. A PM disse ao MOSSORÓ HOJE que forma cerca de 8 disparos, um deles atingiu Natália, enquanto os outros acertaram Márcio.
Ainda segundo a PM, acredita-se que os criminosos tinham a intenção de matar apenas o homem e que a primeira dele foi vítima de bala perdida.
O estado de Márcio Emiliano era considerado grave e ele veio a falecer hoje, 31 em Mossoró. Já Natália está estável.

(Por:Mossoró Hoje)

Sequestrada por 7 homens é encontrada algemada em Macaíba; ex-namorado é preso. Vítima foi resgatada pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (30)

RESGATE

Ilustrativa

A Polícia Civil de Macaíba conseguiu resgatar, nesta quinta-feira (30), uma mulher que havia sido sequestrada na sua residência, por sete homens. Entre os sequestradores, o ex-namorado da vítima comandou o crime e está preso.
Os bandidos chegaram armados na residência da mulher, que estava com seu atual namorado. Os criminosos realizaram diversos disparos contra o veículo do companheiro da vítima, na tentativa de matá-lo.
O sequestro aconteceu na última quarta-feira (29). A mulher foi encontrada na casa de familiares do seu ex. De acordo com o delegado da Polícia Civil de Macaíba, Cidórgeton Pinheiro, a vítima estava algemada e apresentava algumas lesões corporais.

(Por:AgoraRN)

Ministério da Saúde lista dois hospitais no RN para atendimento de casos suspeitos de coronavírus. Locais foram escolhidos por terem ampla capacidade de atendimento e profissionais especializados

PREVENÇÃO



O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (30) a lista de hospitais de referência para o atendimento de casos suspeitos de coronavírus em todo o Brasil. Para o Rio Grande do Norte, foram designados o Hospital Giselda Trigueiro (Natal) e o Hospital Rafael Fernandes (Mossoró).

Segundo o Ministério, os dois locais foram escolhidos como medida preventiva por terem ampla capacidade de atendimento e profissionais especializados para situações de risco à saúde pública.

A medida faz parte da rotina de atualização dos protocolos e medidas de prevenção previstos no Plano de Contingência Nacional do Ministério da Saúde.

Os estados e capitais do país têm até a próxima quinta-feira (6) para apresentarem os planos atualizados em reunião convocada pelo ministro da Saúde, em Brasília (DF).

O Ministério da Saúde atualizou, nesta quinta-feira (30), as informações repas-sadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde sobre a situação dos casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Até o momento, nove casos se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local, a China, nos últimos 14 dias.

Os casos suspeitos estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde nos seguintes estados: Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), São Paulo (3), Rio Grande do Sul (2), Paraná (1) e Ceará (1).

Até às 12h desta quinta-feira (30), o Ministério da Saúde recebeu a notificação de 43 casos para investigação de possível relação com a infecção humana pelo novo coronavírus. Desse total, 34 já foram descartados ou excluídos para suspeitos do novo coronavírus por não cumpriram a definição de caso ou apresentaram resultado laboratorial para outros vírus respiratórios como o vírus Influenza A/H1N1, Influenza A/H3 e Rhinovirus.


Todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, com as autoridades de saúde dos estados e municípios.


(Por:AgoraRN)

"Ei, Orobó, faz um gol pra minha vó": atacante do América-RN assume artilharia do estadual. Tiago Orobó comemora bom momento e divide méritos com companheiros de equipe. Jogador agradece carinho da torcida e já pensa no clássico contra o ABC, no domingo

CAMPEONATO  POTIGUAR

foto:Diego Simonetti/América FC

O Campeonato Potiguar tem um novo artilheiro. Com os dois gols marcados na vitória do América-RN sobre o Potiguar, na Arena das Dunas, o atacante Tiago Orobó chegou a sete e ultrapassou o também atacante Wallyson, do ABC, que tem seis. Feliz com o bom momento e com o carinho da torcida, o jogador de 26 anos divide os méritos com os companheiros de equipe e já pensa no clássico contra o ABC, no domingo.

- Fico feliz com a artilharia, porém o objetivo é sempre ajudar o América nas partidas. É tudo fruto de um trabalho em equipe. Nosso grupo vem trabalhando forte e estamos no caminho certo. Agora é descansar e focar no clássico pela Copa do Nordeste, no fim de semana. Será um jogo difícil e temos que nos preparar da melhor maneira possível - disse Orobó.

Tiago Orobó entrou no segundo tempo e resolveu — Foto: Diego Simonetti/América FC
Tiago Orobó entrou no segundo tempo e resolveu — Foto: Diego Simonetti/América FC

Na vitória sobre o Potiguar, inclusive, o atacante ficou no banco de reservas por precaução porque está pendurado com dois cartões amarelos. Entrou em campo apenas no segundo tempo, quando o jogo estava 1 a 1, e decidiu. Em duas assistências de Adílio, Orobó mandou para as redes.

No clássico contra o ABC, no último dia 22, o atacante também havia marcado duas vezes na derrota por 4 a 3. Naquela partida, um cartaz chamou atenção na arquibancada da Arena das Dunas, com a frase: "Ei, Orobó, faz um gol pra minha vó". Quem sabe a brincadeira não vira um grito da torcida no estádio.

Cartaz para Tiago Orobó na Arena — Foto: Pedro Vitorino
Cartaz para Tiago Orobó na Arena — Foto: Pedro Vitorino

- É gratificante esse carinho do torcedor. É uma motivação a mais dentro de campo. Fico feliz, porém temos que continuar trabalhando para colher os frutos e continuar levando alegria os torcedores. Contamos com o nosso torcedor no jogo de domingo. É um combustível importante para nossa equipe - concluiu.


(Por GloboEsporte.com — Natal)

Estudantes são presos com 1 Kg de haxixe na BR-101 em São José de Mipibu. Dupla informou à PRF que pegou a droga em Ponta Negra e receberia R$ 10 mil para entregar em Recife.

EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU,  RN

Policiais rodoviários federais encontraram uma bolsa com 10 tabletes de haxixe embaixo do banco do motorista.

Durante uma fiscalização de combate à criminalidade, Policiais Rodoviários Federais apreenderam, no final da noite desta quinta-feira (30), na unidade operacional da BR 101, em São José de Mipibu, 1 kg de haxixe e prenderam dois estudantes, de 21 e 28 anos, residentes na capital pernambucana.

A dupla estava em um Fox com placa da cidade de Camaragibe (PE). O que chamou a atenção dos policiais é que no momento da abordagem, os jovens demonstraram bastante nervosismo. Diante da situação, foi feita uma busca minuciosa no interior do carro, quando foi encontrada, embaixo do banco do motorista, uma bolsa contendo dez tabletes da droga, cada um pesando cerca de 100 g.

O haxixe é uma droga produzida a partir da resina da cannabis sativa (a planta da maconha) e tem um valor bem mais elevado. Em conversa com os policiais, os estudantes assumiram conjuntamente a propriedade do entorpecente e informaram que haviam adquirido-o no conjunto Ponta Negra, em Natal, por R$ 10.000, de uma pessoa desconhecida e que iriam comercializá-la em Recife, cidade onde residem.


Diante do flagrante, os dois foram presos e levados com o veículo e a droga para a Central de Flagrantes em Natal, onde foram autuados pelo crime de tráfico de drogas, que prevê pena de 5 a 15 anos de reclusão.



(Por:Nominuto.com)

Homem é baleado no pescoço após entrar em luta corporal com assaltante em Natal. Vítima brigou com bandido depois de ser ameaçado de morte por ele durante o roubo.

VIOLÊNCIA URBANA
Três homens estavam em uma calçada quando os bandidos chegaram e anunciaram o assalto no bairro Gramoré — Foto: Kleber Teixeira/InterTV Cabugi
Três homens estavam em uma calçada quando os bandidos chegaram e anunciaram o assalto no bairro Gramoré — Foto: Kleber Teixeira/InterTV Cabugi

Um homem de 31 anos foi baleado durante um assalto que aconteceu na noite desta quinta-feira (30) na Zona Norte de Natal. A vítima entrou em luta corporal com um dos assaltantes, depois que ele ameaçou atirar. O homem foi socorrido ao hospital e passa bem.

Três pessoas estavam na calçada de uma das ruas do bairro Gramoré, quando dois bandidos se aproximaram em uma moto. Eles anunciaram o assalto e pegaram um celular e um relógio das vítimas. Segundo conta o homem baleado, depois disso um dos criminosos olhou para ele e disse “chegou o seu dia”, apontando a arma.

O homem então deu um tapa no revólver e entrou em luta corporal com o assaltante. Os dois bandidos fugiram, levando os pertences. A arma disparou e o tiro atingiu o pescoço da vítima. A bala ficou alojada entre a pele e o músculo. Ele foi levado ao Hospital Santa Catarina, onde foi atendido e liberado.


(Por Kleber Teixeira, Inter TV Cabugi)

Polícia registra dois casos de violência contra a mulher na noite desta quinta-feira em Natal. Em um dos registros, homem foi preso em flagrante e vai passar por audiência de custódia nesta sexta. Casos foram registrados em dois bairros da capital potiguar.

VIOLÊNCIA CONTRA  MULHER
Casos foram registrados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que fica na Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Casos foram registrados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que fica na Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte registrou dois casos de violência contra a mulher em Natal na noite desta quinta-feira (30). Os agressores foram levados para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) na Zona Norte da capital potiguar.


O primeiro caso aconteceu no Alecrim, Zona Leste de Natal. De acordo com a Polícia Civil, um casal estava em um bar e depois de uma discussão o marido agrediu a companheira. Testemunhas que estavam no local acionaram a Guarda Municipal. Na Deam, a vítima prestou depoimento e confirmou as agressões. Segundo a Polícia Civil, o agressor pagou fiança e foi liberado.

No outro caso, que aconteceu na Redinha, Zona Norte da capital potiguar, um homem agrediu a mulher a socos após uma discussão por causa de uma mensagem no celular, segundo a Polícia Civil. A vítima teria tentado fugir do local.

De acordo com a Polícia Civil, o homem foi preso em flagrante e vai responder pelos crimes previstos na Lei Maria da Penha. Segundo a Polícia, o homem deve passar por uma audiência de custódia nesta sexta (31).


(Por Inter TV Cabugi)

Criminosos explodem agência bancária e fazem reféns durante fuga no interior do RN. Crime aconteceu na madrugada desta sexta (31), em Umarizal. Polícia suspeita que criminosos tinham como alvo o cofre do banco.

EM UMARIZAL,  RN
Foto mostra agência de Umarizal, no Oeste potiguar, alvo de criminosos na madrugada desta sexta (31) — Foto: Redes Sociais


Criminosos explodiram uma agência bancária em Umarizal, no Oeste potiguar, na madrugada desta sexta-feira (31). Segundo a Polícia Militar, seis criminosos chegaram ao local em dois carros roubados, entraram pela porta da frente do banco, arrombaram portas e fizeram uma explosão para tentar abrir o cofre da agência. A polícia não informou se os criminosos conseguiram roubar dinheiro da agência.

De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu no início da madrugada desta sexta. Segundo a corporação, os suspeitos entraram pela porta da frente da agência, arrombaram outras portas e usaram explosivos no local. A PM suspeita que os criminosos tinham como alvo o cofre do banco.

Ainda de acordo com informações da Polícia, aparentemente os caixas eletrônicos da agência bancária não foram afetados. Com o impacto da explosão, a porta de vidro de um supermercado, que fica a 50 metros do local, foi quebrada.

Segundo a corporação, várias cápsulas de calibres 9 e 12 mm foram encontradas no chão em frente ao banco. Ainda de acordo com informações da PM, duas pessoas que estavam em uma praça próxima ao local foram feitas de reféns e libertadas pelos criminosos após a quadrilha sair da cidade.

Segundo a Polícia, durante a fuga os suspeitos espalharam grampos pelas ruas da cidade para dificultar a perseguição. Ninguém foi preso.

Em nota, a assessoria de comunicação do Banco do Brasil confirmou a ação de criminosos no local e informou que a agência não abrirá nesta sexta. O Banco do Brasil informou que trabalha para a normalização do atendimento, que fornecedores já foram acionados para realizar perícia na unidade e verificar possíveis danos à estrutura.

O banco disse que não informa valores roubados durante ataques às suas dependências e que vai colaborar com as autoridades policiais na apuração da ocorrência. Segundo a assessoria, não há previsão de reabertura da agência.


(Por Inter TV Costa Branca)

Marielle foi ‘podre e exploradora’, diz vereador paulista.Uma futura Dilma Rousseff

BRASIL,  POLÍTICA
Resultado de imagem para imagens do vereador fernando holiday"



Vereador Fernando Holiday (DEM), voltou a criticar a ex-vereadora Marielle Franco (PSOL).

Ele a classificou como ”mulher de ideias podres”.

O vereador destacou que ela e o PSOL exploraram os mais pobres para promover políticas desumanas e abomináveis.

Alguma mentira foi dita?





(Foto: Mario Vasconcellos AFP/Emily Alcântara/O Alerta)

Artistas quebram o silêncio e apoiam Regina Duarte.Quanto mais apoio melhor

BRASIL,  POLÍTICA


Mais 20 artistas tiveram a coragem de dar a cara a tapa e apoiar Regina Duarte na Secretaria de Cultura.

São nomes como Maitê Proença, Nana Caymmi, Glória Perez, Márcio Garcia, Carolina Ferraz e Ari Fontoura.

É um apoio de peso e tem tudo para dar certo.




(Foto: Reprodução Twitter/Emily Alcântara/O Alerta)

Congresso e STF desmontaram o combate à corrupção.São dois Poderes da República a favor da corrupção

BRASIL,  POLÍTICA


Todo mundo sabia que a classe política iria reagir à operação Lava Jato.

O que ninguém sabia é que essa reação seria tão descarada e forte como está sendo. Elas vêm do Congresso e do STF.

No Congresso vieram o desmonte das Dez Medidas contra a Corrupção e o desfiguramento do pacote anticrime de Sérgio Moro.

No STF acabaram com a prisão após condenação em segunda instância, o fim da condução coercitiva, envio de processos criminais para o TSE e a anulação de condenações por conta da ordem das alegações finais.


É difícil combater a corrupção quando somente o Poder Executivo promove o combate. Ter dois Poderes da República a favor de bandidos é muito complicado.


(Foto: Adriano Machado – Reuters/Emily Alcântara/O Alerta)

ANITTA FICA REVOLTADA COM POSSÍVEL PROJETO DE REGINA DUARTE

BRASIL,  POLÍTICA


De acordo com a Coluna de Lauro Jardim do Jornal O Globo; Regina Duarte, a nova chefe da Secretaria da Cultura do Governo Bolsonaro, teria apresentado um Projeto direcionado para as famílias brasileiras. A ideia é atrair e competir a atenção de jovens que frequentam bailes Funks.

Anitta, maior estrela do Funk atual. Por meio do twitter,a funkeira criticou a proposta e disse esperar que se trate de uma Fake News.

“Espero de verdade que essa notícia seja Fake News”. Afinal, uma secretária de Cultura deveria entender que a cultura brasileira é mista e agrega todos os gostos e estilos”, escreveu ela.


A imprensa vem comentando que a nova secretária de cultura do país pretende criar um evento de família ao lado de cada baile funk pra competir com ele. Tô torcendo pra que seja mentira. Se for verdade, eles precisam conhecer um baile funk pra ontem.


A imprensa vem comentando que a nova secretária de cultura do país pretende criar um evento de família ao lado de cada baile funk pra competir com ele. Tô torcendo pra que seja mentira. Se for verdade, eles precisam conhecer um baile funk pra ontem.


Ele faz parte da cultura do nosso país. É muita irresponsabilidade colocar os bailes como locais indevidos em que famílias não possam frequentar. Eu sempre frequentei com a minha e todos nós somos brasileiros honestos e merecemos que o funk seja visto como cultura.


Ele faz parte da cultura do nosso país. É muita irresponsabilidade colocar os bailes como locais indevidos em que famílias não possam frequentar. Eu sempre frequentei com a minha e todos nós somos brasileiros honestos e merecemos que o funk seja visto como cultura.


Acho lindo criar eventos para as famílias. Mas na intenção de competir com baile funk? Não entendi essa parte. Espero de verdade que seja fake News. Afinal uma secretaria de Cultura deveria entender que a cultura brasileira é mista e agrega todos os tipos de gostos e estilos. 


Acho lindo criar eventos para as famílias. Mas na intenção de competir com baile funk? Não entendi essa parte. Espero de verdade que seja fake News. Afinal uma secretaria de Cultura deveria entender que a cultura brasileira é mista e agrega todos os tipos de gostos e estilos.



(Fonte: Portal Br7) 

“Meu papel é nacional”, diz Haddad ao negar tentar a prefeitura de São Paulo

ELEIÇÕES 2020


O PT ainda tenta emplacar Haddad para na disputa por São Paulo na eleição deste ano. O presidenciável derrotado mais uma vez ouviu o apelo para assumir a cabeça de chapa da sigla ao se reunir na terça-feira, 28, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com os sete pré-candidatos ao pleito municipal. Todos se dispuseram a abrir mão de suas candidaturas caso o ex-prefeito aceitasse assumir a empreitada.

“Meu papel é nacional”, afirmou Haddad ao escutar a sugestão dos pré-candidatos, sem demonstrar a contrariedade que lhe é característica quando é indagado sobre o assunto. O relato foi feito pelo deputado federal José Guimarães (CE), que estava presente no encontro e que coordena o grupo de trabalho eleitoral do PT, diz a Revista VEJA.

Muitos analistas entendem que o PT não tem chances numa disputa em São Paulo levando em conta os números obtidos pelo partido nas últimas eleições.

Haddad, que já comandou São Paulo, teve uma gestão marcada por baixa popularidade e mau desempenho em avaliações, quando por exemplo foi considerado pior prefeito dentre 8 capitais na pesquisa Vox Populi.

Em 2018 Haddad foi derrotado no segundo turno da eleição presidencial. Ele assumiu a candidatura do PT depois de Lula ser impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa. Haddad obteve 47 milhões de votos (44%), mas perdeu para Jair Bolsonaro (sem partido), que conquistou quase 58 milhões de votos (55%).

Segundo Gleisi Hoffmann, Haddad é uma “referência nacional” e viajará o país com Lula para endossar as candidaturas petistas às prefeituras de todo o Brasil.


Para a prefeitura de São Paulo, a diretoria nacional do PT estipulou um calendário de debates que antecederão as prévias do partido, embora Lula seja contrário à manutenção da disputa interna. 

Postulam a candidatura os ex-secretários municipais Jilmar Tatto e Nabil Bonduki, os deputados federais Alexandre Padilha, Paulo Teixeira e Carlos Zarattini, o vereador Eduardo Suplicy e a militante Kika da Silva.


(Por:República de Curitiba)

Moro vai visitar presídio onde está o Moro vai visitar presídio onde está o Marcola, líder do PCC, na companhia de ministra do Paraguai, líder do PCC, na companhia de ministra do Paraguai

JUSTIÇA


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, vai encontrar-se com a ministra do Paraguai, Cecilia Pérez, na tarde desta quinta-feira, 30. O intuito do encontro é fortalecer ainda mais o combate ao crime organizado nos dois países.

Moro e Cecilia, irão visitar o presídio Federal do Distrito Federal onde está preso o chefe da maior facção criminosa do Brasil, Marcos Camacho, vulgo ‘Marcola’.

Marcola é o chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC).

A parceria entre Brasil e Paraguai no combate ao crime tem dado bons resultados. Na semana passada um dos maiores contrabandistas de cigarros do Brasil foi transferido de um presídio no Paraguai para cumprir sua pena no Brasil.

Sobre a fuga de integrantes do PCC que estavam presos em um presídio no país vizinho, Moro não poupou as palavras e logo avisou que assim que forem recapturados os bandidos terão “passagem só de ida para presídio federal”.

A ministra Cecilia Pérez afirmou que a situação de combate ao crime organizado “não é um problema do Paraguai, é um problema regional”.

A criminalidade na fronteira entre os dois países diminuiu depois do acordo firmado.

O PCC é uma das principais facções da América Latina e um dos principais adversários do Brasil contra a criminalidade.

Um dos problemas que Brasil e Paraguai enfrentam juntos é a questão da superlotação dentro dos presídios, e segundo Cecilia, isso fortalece ainda mais as facções criminosas e dificulta o combate contra eles.
“Esses grupos se alimentam das condições que estamos tentando mudar. A superlotação é bom para eles porque é um terreno fértil para eles recrutarem. É uma luta frontal em que há dias que temos batalhas vitoriosas e outros dias, batalhas perdidas”, afirmou a ministra.
Nesta reunião que os ministros terão poderá sair algumas ideias alternativas para ajudar ainda mais na questão da superlotação e no combate a criminalidade.


(Por:Jornal da Cidade Online)

Moro procura ‘Pingo’, ‘Carcará’, ‘Patrão’, ‘Fuminho’, ‘Maria do Pó’, ‘João Cabeludo’… Ministério da Justiça divulga em sua página na internet, 'com critérios técnicos e consulta aos Estados', a lista dos criminosos mais procurados em todo o País

PROCURADOS

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, nesta quinta-feira, 30, uma lista com os criminosos mais procurados do País. Dados como o CPF, o mandado de prisão, e um resumo dos crimes imputados aos investigados e condenados estão no banco de informações tornado público pela pasta. A lista (que pode ser lida aqui) tem 27 nomes cuja prisão é ‘estratégica para o enfraquecimento da atuação criminosa no país’, segundo a pasta.

“A lista ajudará na captura, e segue a orientação do PR @jairbolsonaro de sermos firmes contra o crime organizado”, afirmou o ministro Sérgio Moro, em seu Twitter. 



Entre os nomes dos procurados, estão Juvenal Laurindo, o ‘Carcará’, que, segundo a pasta, participou do ‘assalto ao Banco Central em Fortaleza (CE)’. Também acumula condenações por receptação, formação de quadrilha, e está sob suspeita de ter cometido roubo à maior mineradora de diamantes da América Latina, em Nordestina (BA), e de ter participado da explosão da lotérica do município de Independência (CE)’.


Já o ex-policial militar de Mato Grosso, Fábio Costa, foi alvo de uma operação que tinha como alvo o contrabando de cigarros e é investigado por atentar contra a casa de um policial rodoviário federal, em 2017, após a apreensão de uma carga de cigarros falsos avaliada em R$ 14 milhões.

Edvaldo Silva Santos, o ‘Patrão’, é investigado por ser ‘um dos mentores da tentativa de roubo a avião de transporte de valores no aeroporto de Salgueiro (PE), em 2018’.


Gilberto Aparecido dos Santos, o ‘Fuminho’, é investigado por ser mentor de dois planos de fuga de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, da Penitenciária de Presidente Venceslau, em 2014, e em 2019. Também é suspeito de ser o mandante da morte de Gege do Mangue, líder do PCC assassinado em 2018.


O presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na cerimônia de hasteamento da bandeira nacional realizada em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, em 15 de outubro de 2019. Foto: Gabriela Biló / Estadão

Sonia Aparecida Rossi, a ‘Maria do Pó’, é tida por investigadores como a maior traficante de cocaína da região de Campinas. João Aparecido Ferraz Neto, o ‘João Cabeludo’, tem envolvimento com roubos a carros fortes e tráfico de drogas no Vale do Paraíba (SP) – a pasta especula que ele esteja na Bolívia.

A lista dos procurados foi elaborada pela Coordenação-Geral de Combate ao Crime Organizado da Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas – Seopi/MJSP.

O banco com os nomes, de acordo com o Ministério, ‘foi construído a partir de informações dos estados e também dados públicos, fornecidos pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e teve como foco criminosos condenados por agirem em mais de um estado’.



“A análise seguiu 11 critérios, entre os quais estão a atuação interestadual e transnacional; rede de relacionamento; posição de liderança em organização criminosa violenta; capacidade financeira, entre outros”, afirma a pasta.

Segundo o Ministério, ‘para a escolha dos nomes, foram ouvidos profissionais com experiência e atuação no enfrentamento a crimes violentos em diversas unidades federativas, além de agentes policiais estaduais e federal’. “É importante ressaltar que o projeto não leva em conta os criminosos com atuação local, bem como eventuais crimes que, embora graves, não possuam vínculo com organizações criminosas”.

“A lista será atualizada mensalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem como objetivo contribuir com mais uma ferramenta na localização de criminosos para estados e DF”, diz a pasta.
Segundo o Ministério, denúncias e informações podem ser encaminhadas pelos números do Disque-Denúncia das Secretarias de Segurança Pública dos Estados-membros.
Por contemplar nomes de criminosos de alta periculosidade, o ministério recomenda que as abordagens sejam realizadas apenas pelas forças policiais.


(Por:Luiz Vassallo, Pedro Prata e Fausto Macedo/Estadãp Conteúdo)

Filha é presa suspeita de matar pai, mãe e irmão em carro carbonizado. Ana Flávia Gonçalves, de 24 anos, e a companheira Carina Ramos, 31, foram presas quando estavam a caminho do escritório de um advogado

BARBÁRIE
Mãe teria sido obrigada a dirigir carro com família morta

Ana Flávia Gonçalves, de 24 anos, e a companheira dela, Carina Ramos, 31 anos, foram presas
Ana Flávia Gonçalves, de 24 anos, e a companheira dela, Carina Ramos, 31 anos, foram presas -
São Paulo - A filha de um casal que morreu, junto ao filho adolescente, em um carro em São Bernardo do Campo na madrugada de terça-feita teve a prisão temporária decretada na tarde de quarta-feira. Ana Flávia Gonçalves, de 24 anos, e a companheira Carina Ramos, 31, são suspeitas de terem matado os pais e o irmão de Ana Flávia. As duas foram presas quando estavam a caminho do escritório de um advogado.



As vítimas são Flaviana Gonçalves, o marido Romuyuki e o filho adolescente.

A polícia informou que as suspeitas entraram em contradição durante o interrogatório. O depoimento de uma testemunha também foi decisivo para o indiciamento.

Os investigadores acreditam que outras pessoas também possam estar envolvidas no caso.

Um pequeno velório está marcado para a tarde desta quinta-feira e enterro dos restos mortais da família.


(Por O Dia)                                                                              

Cidade do Ceará decide cancelar carnaval e destinar verba para a saúde. Pelo segundo ano consecutivo, Ubajara destinará verba do carnaval para a compra de medicamentos de alto custo

CERTÍSSIMA
prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos (PDT)
prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos (PDT) -
A cidade de Ubajara, no Ceará, não terá Carnaval bancado pelo poder público este ano. A informação foi divulgada pela administração do município, foi confirmada pelo jornal Diário do Nordeste. A verba de aproximadamente R$ 250 mil será destinada para compra de medicamentos de alto custo.

O anuncio foi feito pelo prefeito da cidade, Renê Vasconcelos (PDT), que preferiu utilizar o dinheiro para atender as necessidades de pessoas com deficiência.

“Como no ano passado, em 2020 também não haverá carnaval com dinheiro público em Ubajara. Usaremos a verba, novamente, na compra de cadeiras de rodas, fraldas e medicamentos de alto custo para os ubajarenses com necessidades especiais”, declarou o prefeito.

Entretanto, de acordo com o prefeito, o tradicional festejo que ocorre durante a quarta-feira de cinzas no Balneário do Boi Morto, ponto turístico de Ubajara, será mantido.

Outro cancelamento

Pelo segundo ano consecutivo, a prefeita da cidade cearense de Granja, Amanda Aldigueri (PDT), decidiu que a administração pública não vai patrocinar o Carnaval na cidade. A quantia, próxima de R$ 1,2 milhão, será usada para atender os impactos da chuva na região, além do investimento em projetos sociais.


(Por Istoé)                                                                               

Bolsonaro: Disponibilizamos R$ 1 bi para a região Sudeste, atingida pelas chuvas. Valor será usado para 'as ações de restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de todas as estruturas que foram danificadas'

MG & ES MAIS ATINGIDOS
O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro -
São Paulo - O presidente Jair Bolsonaro anunciou que o governo federal irá disponibilizar R$ 1 bilhão para as obras de recuperação e reconstrução da região Sudeste. Ele visita nesta quinta-feira, as regiões mineiras atingidas pelas fortes chuvas da última semana.

Segundo o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que acompanha Bolsonaro, o valor disponibilizado será usado para "as ações de restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de todas as estruturas que foram danificadas" em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

"Os municípios devem apresentar essas demandas ao Ministério de Desenvolvimento Regional para serem analisadas e o recurso poderá e irá ser repassado", afirmou o ministro.

Ainda segundo Canuto, "o sistema nacional de proteção e defesa civil funcionou em suas três esferas: municipal, estadual e federal".



(Por:Estadão Conteúdo)

China: número de casos de coronavírus sobe para 9.692; mortes sobem para 213. Na atualização anterior, haviam 8.149 casos confirmados e 171 óbitos no país asiático

ALERTA  MÁXIMO
China: número de casos de coronavírus sobe para 9.692
China: número de casos de coronavírus sobe para 9.692 -
Pequim - A Comissão Nacional de Saúde da China informou nesta quinta-feira, 30, que o número de casos de coronavírus no país subiu para 9.692 e o total de mortes aumentou para 213. Na atualização anterior, haviam 8.149 casos confirmados e 171 óbitos no país asiático.

Em comunicado, o órgão afirmou ainda que há 15.238 casos suspeitos na China e que 171 pessoas já foram curadas. O documento informou, também, que há 12 casos confirmados em Hong Kong, 7 em Macau e 9 em Taiwan.

Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global de saúde pública devido ao surto de coronavírus, mas descartou recomendações para restringir comércio e viagens, inclusive à China.



(Por:Estadão Conteúdo)

Bolsonaro assina MP que eleva salário mínimo para R$ 1.045. Medida provisória será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial

ECONOMIA
Até o ano passado, a política de reajuste do salário mínimo, aprovada em lei, previa uma correção pela inflação mais a variação do Produto Interno Bruto
Até o ano passado, a política de reajuste do salário mínimo, aprovada em lei, previa uma correção pela inflação mais a variação do Produto Interno Bruto -
Brasília - O presidente Jair Bolsonaro assinou, nesta quinta-feira (30), a medida provisória (MP) que fixa, a partir de fevereiro deste ano, o salário mínimo em R$ 1.045. A mudança representa um aumento em relação ao reajuste proposto no final do ano, já que o índice oficial de inflação usado como referência para o aumento foi maior do que o esperado.

"O valor do salário mínimo até então vigente era de R$ 1.039,00 e fora calculado levando em conta a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC para o mês de dezembro de 2019. A alteração se mostra necessária para adequar o valor do salário mínimo à efetiva variação do INPC, divulgada em 10 de janeiro de 2020 pelo Banco Central. Assim o valor de R$ 1.045, que passará a vigorar a partir de 1º de fevereiro de 2020, manterá o real poder de compra do salário mínimo para o corrente ano", informou o Planalto, em nota.

Segundo o governo, a nova MP será publicada na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU).

Até o ano passado, a política de reajuste do salário mínimo, aprovada em lei, previa uma correção pela inflação mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país). Esse modelo vigorou entre 2011 e 2019. Porém, nem sempre houve aumento real nesse período porque o PIB do país, em 2015 e 2016, registrou retração, com queda de 7% nos acumulado desses dois anos.

O governo estima que, para cada aumento de R$ 1 no salário mínimo, as despesas elevam-se em R$ 355,5 milhões, principalmente por causa do pagamento de benefícios da Previdência Social, do abono salarial e do seguro-desemprego, todos atrelados ao valor do mínimo.



(Por Agência Brasil)                                                                

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Hospital lança Projeto Walfredo Corredor Zero. Iniciativa busca encontrar soluções para eliminar superlotação a partir dos anos de experiência dos funcionários da unidade.

SAÚDE

Superlotação nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel é um problema que persiste há diversos anos e gestões.

“Juntos Somos Mais Fortes! ” É com este lema que um vídeo institucional começou a circular, nesta terça-feira (28), entre os servidores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), como parte da promoção do lançamento do Projeto Walfredo - Corredor Zero. A primeira exibição pública do vídeo aconteceu na manhã de hoje, às 9h, durante uma reunião entre o Corpo Diretivo, chefes e coordenadores da unidade.

Para viabilizar o projeto, o corpo de funcionários será a base para a criação de um conjunto de diretrizes que nortearão um dos desejos mais antigos de todos que fazem (ou que já fizeram) parte da maior unidade de saúde pública do RN: corredores livres de pacientes internados em macas.

A ideia por trás do projeto é aproveitar a bagagem de anos de assistência a pacientes graves e convocar enfermeiros, técnicos, médicos, fisioterapeutas, e demais profissionais da casa, para discutir e, a partir da vivência de cada um, somado às modernas tecnologias de gestão, propor soluções viáveis para tentar eliminar o fantasma da superlotação. 


ProjetoWalfredoCorredorZero

O coordenador do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), Denis Job, diz que “Esta é uma ação inovadora e estamos muito esperançosos de que teremos resultados muito em breve. Quando você chama à participação pessoas que lidam com o problema diariamente, há sempre uma nova perspectiva a ser vista que talvez alguém nunca antes houvesse prestado atenção. E esse olhar mais cuidadoso, de quem está mais próximo do problema, é de suma importância na construção destas ações que vamos posteriormente implantar”.
“A ideia de fazer algo assim surgiu junto com o curso de Desenvolvimento Gerencial que teve início em dezembro de 2019 e é orientado pelo Ministério da Saúde (MS) e o HCOR de São Paulo (SP). Na primeira Oficina do curso, os hospitais participantes realizaram seus diagnósticos situacionais. 

Durante os próximos encontros, serão implantados indicadores de qualidade e elaborados planos de ação para a revisão dos processos internos de atendimento. E será esta mesma metodologia que aplicaremos, durante todo este ano, com os profissionais do HMWG”, explica a diretora do HMWG, Fátima Pereira. 



(Por:HWG/Nominuto.com)

Superlotação faz Maternidade Januário Cicco suspender novas internações. Hospital diz que UTI Neonatal trabalha com 30% acima de sua capacidade.

CRISE

Maternidade Escola Januário Cicco informou que os 23 leitos da UTI estão ocupados e outros sete bebês prematuros aguardam vagas na instituição.

Devido à superlotação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a unidade hospitalar comunicou na tarde desta terça-feira (28) a suspensão de internações de pacientes.

Em nota, a Maternidade Escola Januário Cicco, localizada no bairro Petrópolis, informou que os 23 leitos da UTI estão ocupados e outros sete bebês prematuros ocupam as salas de parto e o centro cirúrgico obstétrico da instituição, à espera de vaga.

A maternidade explica que a UTI Neonatal está trabalhando 30% acima de sua capacidade e recomenda que, neste momento, as grávidas priorizem outras maternidades do Estado. A unidade não foi estipulou prazo para que a situação seja normalizada.

Confira a nota na íntegra:

A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN – Ebserh), informa que se encontra com superlotação em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, trabalhando 30% acima de sua capacidade. Atualmente os 23 leitos da UTI Neonatal encontram-se ocupados e 7 bebês prematuros ocupam as salas de parto e o centro cirúrgico obstétrico da instituição, aguardando transferência ou vaga na UTI.

Diante do fato, recomenda-se que as grávidas priorizem outras Maternidades do Estado, pois a MEJC está sem condições de novos internamentos neste momento.
Como hospital universitário, com a finalidade de ensino, referência no atendimento da mulher e do recém-nascido em nosso Estado, a MEJC não mede esforços para atender o máximo de mulheres e bebês, nunca, entretanto, em detrimento da segurança do paciente. Tão logo a situação seja normalizada, voltaremos a informar. 

Natal, 28 de janeiro de 2020

Superintendência da Maternidade Escola Januário Cicco 


(Por:Nominuto.com)