SAÚDE
Superlotação nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel é um problema que persiste há diversos anos e gestões.
“Juntos Somos Mais Fortes! ” É com este lema que um vídeo institucional
começou a circular, nesta terça-feira (28), entre os servidores do
Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), como parte da promoção do
lançamento do Projeto Walfredo - Corredor Zero. A primeira exibição
pública do vídeo aconteceu na manhã de hoje, às 9h, durante uma reunião
entre o Corpo Diretivo, chefes e coordenadores da unidade.
Para
viabilizar o projeto, o corpo de funcionários será a base para a criação
de um conjunto de diretrizes que nortearão um dos desejos mais antigos
de todos que fazem (ou que já fizeram) parte da maior unidade de saúde
pública do RN: corredores livres de pacientes internados em macas.
A
ideia por trás do projeto é aproveitar a bagagem de anos de assistência
a pacientes graves e convocar enfermeiros, técnicos, médicos,
fisioterapeutas, e demais profissionais da casa, para discutir e, a
partir da vivência de cada um, somado às modernas tecnologias de gestão,
propor soluções viáveis para tentar eliminar o fantasma da
superlotação.
O coordenador do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), Denis
Job, diz que “Esta é uma ação inovadora e estamos muito esperançosos de
que teremos resultados muito em breve. Quando você chama à participação
pessoas que lidam com o problema diariamente, há sempre uma nova
perspectiva a ser vista que talvez alguém nunca antes houvesse prestado
atenção. E esse olhar mais cuidadoso, de quem está mais próximo do
problema, é de suma importância na construção destas ações que vamos
posteriormente implantar”.
“A ideia de fazer algo assim surgiu
junto com o curso de Desenvolvimento Gerencial que teve início em
dezembro de 2019 e é orientado pelo Ministério da Saúde (MS) e o HCOR de
São Paulo (SP). Na primeira Oficina do curso, os hospitais
participantes realizaram seus diagnósticos situacionais.
Durante os
próximos encontros, serão implantados indicadores de qualidade e
elaborados planos de ação para a revisão dos processos internos de
atendimento. E será esta mesma metodologia que aplicaremos, durante todo
este ano, com os profissionais do HMWG”, explica a diretora do HMWG,
Fátima Pereira.
(Por:HWG/Nominuto.com)
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