Pizzaria esttá pronta para reabrir no que diz respeito às adequações de segurança e higiene
Os bares e restaurantes com até 300m² poderão funcionar, ainda com restrições, a partir desta terça-feira (7). Com cerca de 2 mil estabelecimentos de alimentação, Natal deve observar a reabertura do setor, dentro do Plano de Retomada das Atividades Econômicas do RN, Para o funcionamento, no entanto, fica limitada a 4 pessoas a presença de pessoas por mesa, com espaçamento de 2 metros entre cada uma delas. Restaurantes, lanchonetes e food parks que se encaixem nesses critérios vão poder abrir as portas, entretanto, com o consumo e a venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos proibida. No resto do Estado, a abertura para os outros 3 mil estabelecimentos está prevista para iniciar no dia 8 de julho.
O presidente local da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Artur Fontes, afirma que a expectativa é que “a maior parte” dos estabelecimentos abra as portas no próximo dia 7 em Natal, e no dia 8 no restante do Estado. De acordo com ele, o setor está "pronto para reabrir há muito tempo" no que diz respeito às adequações de segurança e higiene. "Somos uma das poucas atividades frequentemente vigiadas por órgãos como a vigilância sanitária, então já temos normativas enraízadas no setor que foram aprimoradas", diz Artur.
"Temos
dito muito que não basta apenas os proprietários se adaptarem, eles
precisam repassar aos clientes o que estão fazendo de novo, para que as
pessoas possam entender de que forma estão sendo protegidas naquele
estabelecimento", destaca.
A pizzaria Massa
Finna, em Mirassol, foi uma das que já deu início aos novos protocolos
de segurança, que vão desde a retirada de 50% das mesas da parte interna
do restaurante para garantir o distanciamento, à instalação de novas
pias e mudança de protocolos para funcionários do salão e da cozinha.
"Reduzi
mesas e cadeiras em 50% na parte interna, abrimos portas e janelas ao
invés de utilizar o ar condicionado, dobramos a quantidade de pontos de
álcool em gel no restaurante, que era algo com o que já trabalhávamos.
Além disso, fizemos uma pia provisória na parte externa para que os
motoboys possam garantir sua higienização, e criei estrados para o
recebimento da mercadoria, para que nada fique no chão em nenhum
momento", afirma Fernando Popó, proprietário do restaurante.
Além
dessas medidas, ele conta que instituiu também a função de um fiscal de
limpeza, que vai observar a manutenção das novas regras pela equipe e
incentivar lavagens de mãos de hora em hora. Dentre os colaboradores,
inclusive os motoboys que fazem as entregas para o restaurante, também
foram adotadas algumas medidas. "Demos três máscaras e álcool em gel
para todos os motoboys, além da pia que vai permitir que eles higienizem
as mãos. Também estabelecemos o distanciamento de 1,5 metro entre eles.
O mesmo aconteceu na cozinha, onde mudamos o protocolo para garantir a
distância entre os colaboradores. Fora isso, todos os nossos
colaboradores estão trabalhando de máscara e óculos, ou viseira, no caso
da pessoa que fica no caixa", afirma.
Além
disso, ele encomendou novas roupas para que os funcionários do
restaurante possam trocar o uniforme de segunda a quinta-feira,
garantindo o tempo de lavagem entre um e outro para que a roupa não
precise ser repetida. "Fora isso, há algumas outras mudanças: garfos e
facas serão embalados, e o garçom só fará a montagem da mesa quando o
pedido estiver pronto, para evitar contaminação de qualquer utensílio",
completa. Outra tendência que está em vias de ser implantada no
estabelecimento é o cardápio por QR Code, que o cliente poderá ver no
próprio celular, e inclusive efetuar o pagamento pelo dispositivo.
De
acordo com o presidente da Abrasel, os protocolos de segurança
propostos pelo setor visam contemplar dos pequenos aos grandes
restaurantes e, para isso, foram pensadas alternativas de baixo custo
que podem ser adotadas por todos. “É o caso da utilização da ventilação
natural, por exemplo. Também recomendamos a utilização de um totem de
álcool em gel na entrada do estabelecimento, além de outros pontos
espalhados pelo local. Tudo foi pensado para que possa de fato ser
executado, do grande restaurante ao pequeno”, afirma Artur.
A
proibição na venda de bebidas alcóolicas, no entanto, será sentida
pelos proprietários, de acordo com Fernando. “É uma questão, porque a
bebida traz também a comida, e vai prejudicar principalmente os donos de
bares”, diz o empresário.
A existência de
clientela, por sua vez, não é uma preocupação: de acordo com Artur,
desde a quarta-feira, 2, quando ocorreu a reabertura oficial de algumas
atividades, clientes ligam para restaurantes e chegaram até mesmo a ir
em alguns estabelecimentos por acreditar que eles também estariam
abertos. “As pessoas estão exaustas e precisam espairecer, então desde o
primeiro dia da reabertura já havia gente procurando os serviços”,
afirma.
Entenda a reabertura:
Fase Alimentação 1
Permitida
abertura de restaurantes, lanchonetes e food parks de até 300 m², de
mesas de até 4 pessoas, com consumo e venda de bebidas acoólicas
proibido nos estabelecimenos. Os locais deverão manter o espaçamento de 2
metros entre cada mesa, e de no mínimo 1m de distância entre os
clientes. Válido a partir do dia 7 de julho em Natal, e 8 de julho no
restante do Rio Grande do Norte.
Fase Alimentação 2
Podem
abrir restaurantes, lanchonetes e food-parks com tamanho superior a 300
m², seguindo os mesmos procedimentos de segurança da fase 1. Não está
autorizada a promoção de shows, festas e afins. A música ao vivo é
permitida, desde que limitada a uma pessoa apenas (um músico com seu
instrumento). Prevista para iniciar no dia 28 de julho.
Protocolos gerais para bares e restaurantes
- Aferição de temperatura de clientes e fornecedores antes deles entrarem em contato com os colaboradores
- Uso obrigatório de máscara, com etirada permitida somente para a refeição
- Readequação dos salões, com distanciamento de 2 m entre as mesas 1 m entre cadeiras.
- Higienização reforçada de mesas e cadeiras
- Instalação de áreas de lavabo, disposição de álcool em gel em pontos do local
- Organizar turnos específicos para limpeza, sem contato com as demais atividades do estabelecimento
- Limitar o número de pessoas por mesa a 4, mantendo o distanciamento recomendando
- Cobrir máquina de pagamento de cartão com filme plástico para facilitar a higienização após o uso
- Poribir cumprimentos físicos entre funcionários e clientes
(Por:Tribuna do Norte)
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