No momento, estão sendo concluídos os pilares e, até o final de julho, deve começar a próxima fase que é o içamento das vigas, que já estão no local. Cada viga pesa 49 toneladas, segundo Dnit
Uma das obras de mobilidade urbana mais aguardadas pelos moradores da zona Norte de Natal e cidades adjacentes já está com 30% dos seus serviços adiantados. O viaduto do Gancho de Igapó, uma das etapas da obra, já está concluindo os trabalhos relacionados à infraestrutura e mesoestrutura do viaduto e segundo a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os trabalhos estão dentro do cronograma e o prazo para entrega do viaduto segue a data inicial, março de 2021.
“A infraestrutura já está toda pronta, as fundações, digamos assim.
Estamos concluindo os pilares e pretendemos, até o final de julho,
começar a fazer o içamento das vigas. Essas vigas estão lá e é só
colocar a placa de concreto e fazer os encontros do viaduto. A próxima
fase seria essa. Cada viga dessa são 49 toneladas”, avalia.
De
acordo com o general Daniel Dantas, superintendente do Dnit no Rio
Grande do Norte, as intensas chuvas que caíram em Natal nos últimos
meses não foram fatores que atrapalharam o andamento das obras do
viaduto do gancho de Igapó, que acontece nas proximidades da avenida
Tomaz Landim. O objetivo da obra é melhorar a mobilidade do fluxo de
transportes na zona Norte, o acesso ao Aeroporto Internacional Aluízio
Alves e os acessos à BR-406. Atualmente, estima-se que 70 mil veículos
trafeguem pela rodovia.
“Apesar das chuvas, e
até a situação da pandemia, em que a empresa tenha os procedimentos para
adotar com qualquer sintoma e dispensa dos funcionários, o cronograma
está dentro do previsto”, disse Dantas. Inicialmente, o Dnit dispunha de
um total de R$ 4,5 milhões para tocar o empreendimento, que segundo o
general, já foram gastos nos trabalhos realizados até aqui. Segundo ele,
o Ministério da Infraestrutura garantiu uma previsão orçamentária de
outros R$ 20 milhões até o final do ano para a obra.
O
empreendimento completo, além do viaduto, possui uma rotatória e um
túnel em formato de Y. A expectativa inicial do Dnit é concluir todas as
obras em março de 2021. A rotatória e o túnel só começarão a ser
viabilizados após o término da estrutura do viaduto, com previsão para
março de 2020. O orçamento total do Gancho de Igapó é de R$ 60 milhões. O
empreendimento está sendo executado pela empresa Gaspar S/A.
Licitada
em 2014, o Gancho de Igapó só teve sua ordem de serviço assinada em
junho de 2016, na gestão passada. Foi a partir daí, por exemplo, que as
primeiras fases da obra começaram a ser executadas, como as
desapropriações, supressões vegetais, pavimentação e sinalização dos
desvios de tráfego e relocação de interferências. Em outro momento, o
Dnit precisou fazer as demolições, remover os entulhos e realocar partes
das redes concessionárias, como dutos da Potigás e da Companhia de
Águas e Esgotos do RN (Caern).
Com relação as
desapropriações necessárias para o andamento, da obra, foram necessárias
37 demolições de imóveis no trajeto por onde passa a obra, que custaram
aos cofres públicos um total de R$ 10 milhões. Segundo o
superintendente general Daniel Dantas, há previsão no projeto para
outras quatro demolições, mas o Dnit trabalha com a possibilidade dessas
desapropriações não serem necessárias.
“Por
enquanto não foram necessárias novas demolições. Estamos visualizando e
talvez essas outras três não sejam necessárias. Estamos esperando
terminar o viaduto para fazer adequações”, avaliou.
Trânsito
Para
iniciar as obras no Gancho de Igapó, o Dnit precisou fazer uma série de
modificações no trânsito nas redondezas da avenida Tomaz Landim, para
garantir que o tráfego não fosse afetado de forma significativa. Diante
do cenário, na avenida estão circulando apenas ônibus do transporte
público e veículos oficiais.
Viaduto de Igapó é uma das obras do complexo viário do Gancho. Para este ano, projeto tem cerca de R$ 20 milhões assegurados
“Viabilizamos aquela passagem pela Tomaz Landim, do corredor de
ônibus, para os transportes coletivos. Mas tem muito motorista que se
aventura por ali e atrapalha o coletivo”, disse.
No
começo de março, quando o Dnit passou a alterar o fluxo na zona Norte.
Nas ruas Henrique Dias e Ponte Nova, o fluxo passa a acontecer de forma
binária, isto é, no sentido único para quem busca o Aeroporto
Internacional Aluízio Alves ou adjacências de São Gonçalo do Amarante.
Para quem se desloca no sentido Centro de Natal, as ruas Vivaldo Pereira
e Santa Luzia também vão operar em mão única. Para condutores que saem
do Aeroporto em direção à São Gonçalo do Amarante, a sugestão é ir pela
rua Criciúma, em sentido único.
Obras na BR 101
O
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes também pretende
concluir serviços complementares e remanescentes do pacote de obras da
BR-101, que incluiu a construção de viadutos, trincheiras e passagens
inferiores viabilizados pelo órgão nos últimos anos entre Natal e
Parnamirim. O órgão vai instalar uma passarela nas proximidades do
supermercado Atacadão no próximo domingo, 12 de julho.
“O
que falta dessas obras são calçadas, instalação de passarelas e o
paisagismo. Isso está faltando. O que estamos querendo é viabilizar um
aditivo para colocar mais passarelas e fazer algumas melhorias na
estrada”, comentou.
Ao todo, além da passarela
do Atacadão, haverá uma instalação em frente à Leroy Merlin. A da Leroy
Merlin está prevista para ser instalada no início do mês de agosto, e
também o lançamento da passarela na rua Augusto dos Anjos, em
Parnamirim, e implantação de passarela na rua Rio Negro, também em
Parnamirim., entre outras obras complementares.
Ainda
segundo o Dnit, a implantação de passeio público, paradas de ônibus,
paisagismo, sinalização horizontal e vertical ocorrerão em diversos
pontos ao longo da Rodovia BR-101, entre o Viaduto de Ponta Negra e a
Passagem Inferior de Pium.
(Por:Tribuna do Norte)
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