sábado, 29 de agosto de 2020

Sistema de esgotamento sanitário da Ceasa está pronto para ser ligado

 ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Ceasa -RN | Foto: Ascom

O sistema de esgotamento sanitário da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) está finalizado, está faltando apenas a ligação do sistema à rede de esgotamento da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). Um problema estrutural de adequação impediu que a ligação fosse realizada, mas o problema foi solucionado. 

Após negociação entre a administração atual e a empresa executora da obra, FDOIS Engenharia, as adequações como a instalação da grade no poço de visita foram resolviddas, o que possibilitará a Caern fazer a ligação em seu sistema de esgoto. “Foi encaminhado um ofício a Caern solicitando a vistoria no poço de visita para atestar a adequação e funcionalidade das grades para então ser feita a ligação no sistema de esgotamento sanitário da empresa.”, explica Márcio Valério, coordenador administrativo operacional. 

O sistema de esgotamento sanitário foi uma exigência da 45º Promotoria do Meio Ambiente, que após ação civil pública em 2010, determinou que a Ceasa-RN realizasse a obra, orçada em cerca de R$ 400 mil reais. 

“Na época, foi feito o projeto e executada a obra, porém, a Caern informou da impossibilidade da ligação da rede de esgoto, devido incompatibilidades técnicas do projeto. O que foi resolvido pela atual administração que se empenhou ao máximo para que as pendências fossem solucionadas ”, explica Jonas Dumaresq, advogado contratado.

Após a ligação dos sistemas, a Ceasa iniciará o processo de notificação às lojas permissionárias para que cada loja faça a sua ligação no sistema de esgotamento sanitário seguindo as instruções técnicas necessárias. 

“Com muito esforço a administração conseguiu finalizar a obra de esgotamento que irá acabar com vários pontos de vazamentos que temos dentro da Ceasa-RN e cumprir com o compromisso assumido junto à Promotoria. Além disso, está em andamento os projetos de Drenagem e permeabilização do solo que irão eliminar os pontos de alagamentos causados pelas chuvas.”, explica o diretor-presidente, Flávio Morais. 


(Por:Portal da Tropical)

Nenhum comentário:

Postar um comentário