CORONAVÍRUS
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/f/h/AOBovxRCAUtDp3j1X0pg/samara.jpeg)
Samara Dantas, da Sesap, falou sobre taxas de transmissibilidade na coletiva desta quarta-feira — Foto: Robson Araújo
A Região Metropolitana de Natal, o Seridó e o Alto Oeste estão com a taxa de transmissibilidade do coronavírus acima de 1. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a região com a maior taxa no Rio Grande do Norte é a do Alto Oeste, com 1,25. O Seridó aponta com 1,09 e a Região Metropolitana de Natal tem 1,02.
Esse número acima de 1 na taxa de transmissibilidade representa que nessas regiões do estado cada pessoa contaminada pelo coronavírus transmite a doença para pelo menos uma ou mais pessoas, o que é considerado perigoso pelos especialistas.
"Estas três regiões puxam para cima a taxa geral de transmissibilidade que hoje é de 1,02 na média estadual", explicou a coordenadora e articuladora das redes de atenção à saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Samara Dantas, na coletiva desta quarta-feira (9).
"De forma geral verificamos tendência de queda de novos casos e redução de mortalidade. Mas ainda há permanência de confirmação de novos casos. Por isso alertamos a população, instituições e municípios para continuar observando os protocolos e medidas de segurança como o distanciamento social, uso de máscara, evitar aglomerações e buscar serviço de saúde em caso de sintomas", pontuou.
Ainda de acordo com os dados consolidados pela Sesap, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública em todo o estado é de 48% - a mesma de terça-feira (8). Este índice já chegou a ser de 38%, segundo explicou a pasta.
A Região Seridó, segundo o portal coronavírus, do Laboratório de Inovação Tecnológica da UFRN (Lais), é a que tem a maior ocupação dos leitos críticos: 62,9%. A consulta foi feita às 14h45. A Região Metropolitana de Natal tem 45,8% e o Oeste 46,8%.
Segundo a Sesap as demais taxas de ocupação são: João Câmara com 33%, Mossoró com 50%, Pau dos Ferros com 30%, Seridó com 65%, São Paulo de Potengi e Santa Cruz com 18%, além de Santo Antônio com 0% de ocupação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário