REFORMA
A governadora Fátima Bezerra visitou neste domingo 27 a área da Fortaleza dos Reis Magos. A reforma do prédio histórico será retomada pelo governo estadual, que afirmou ter resolvido as questões que travavam do processo iniciado ainda em 2018. A ordem de serviço para o retorno das obras será assinada dentro dos próximos dias, com um investimento de R$ 3,9 milhões.
Durante a visita, a chefe do Executivo constatou a situação do acesso ao forte e encontrou os policiais militares que fazem a segurança do setor. O governo, por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e de Gestão de Projetos e Metas de Governo e de Relações Institucionais (Segri) e a Fundação José Augusto (FJA), está levantando informações para formatar o projeto de recuperação da área.
Ponto turístico deve ser reaberto à visitação em 8 meses
“Temos o compromisso de recuperar o Forte dos Reis Magos e entregar para a população do Rio Grande do Norte dentro de oito meses. Encontramos um projeto cheio de problemas e, graças ao trabalho da Segri, resolvemos. Em breve vamos assinar a ordem de serviço para que as obras voltem e sejam concluídas até o meio do ano que vem, com a fiscalização da Setur e da FJA”, disse a governadora.
A obra de recuperação do Forte dos Reis Magos, que é coordenada pelo Governo Cidadão, será retomada após o acerto feito entre a gestão estadual, por meio da Segri, e o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do RN (MPjTCE-RN) no início de setembro.
Paralisada por erros de projeto e atraso na entrega dos serviços por parte da empresa responsável, a obra iniciada no fim de 2018 está apenas 8% executada. O investimento vai tratar de áreas como piso, teto e acessibilidade, além da readequação das salas de exposição e lojas.
A fortaleza
Contrastando com as belezas naturais, a Fortaleza dos Reis Magos é um dos atrativos turísticos da Noiva do Sol. A edificação conta um pouco da história da capital potiguar e de todo o estado do Rio Grande do Norte.
Construído para proteger Natal ainda na época de sua colonização, a fortificação fica na Praia do Forte, na Zona Leste da cidade. Hoje, a Fortaleza abriga um museu, que também está fechado aguardando as obras de revitalização da estrutura.
A construção do forte demorou 30 anos, sendo concluída em 6 de janeiro de 1598, dia de Reis. A data é feriado municipal em Natal. E foi erguida sobre os arrecifes para garantir que o embasamento fosse sólido. Foram utilizados principalmente areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito trazidos de Portugal.
(Por:AgoraRN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário