terça-feira, 1 de setembro de 2020

Tremor de terra é registrado no oceano próximo do litoral potiguar. LabSis da UFRN registrou terremoto de magnitude 6.5 na escala Richter a 960 Km de Natal.

 TREMOR NO RN

 

O laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou na noite desse domingo (30), um forte tremor de magnitude 6.5 na escala Richter, a 944 Km de São Miguel do Gostoso, a 960 Km de Natal, 604 Km de Fernando de Noronha (PE) e a 1.102 Km de Fortaleza (CE), em uma região conhecida como dorsal meso-oceânica.

De acordo com o LabSis da UFRN, o epicentro do evento sísmico foi localizado a aproximadamente 40 km das ilhas de São Pedro e São Paulo. Após o primeiro abalo císmico, foram registradas várias réplicas desse evento sido registradas de ontem para hoje (31). A maior réplica ocorreu às 09h56 desta segunda-feira, tendo magnitude 4.8.

Tremores de terra de baixa magnitude foram registrados ao longo da última semana em diversos locais da Região Nordeste. Ontem (30), por volta das 5h23, foi registrado um abalo sísmico de magnitude preliminar 2.2 na região de Pedra Preta, no Rio Grande do Norte. No último dia 17, outro tremor, de magnitude preliminar 1.8, já tinham sido registrado na mesma localidade.

Na quinta-feira (27), o Labsis/UFRN registrou quatro tremores de terra na região do município pernambucano de Caruaru. Os primeiros eventos, que ocorreram pela madrugada, tiveram suas magnitudes preliminares calculadas em 1.9 (às 3h01) e 1.8 (3h19). Houve um terceiro episódio perto das 8 horas e um quarto tremor às 20h11.

Nas primeiras horas da quarta-feira (26), um tremor de magnitude preliminar 1.6 foi registrado na região da Serra da Meruoca, no Ceará, atingida por pelo menos um outro tremor posterior. E perto das 14h47 do mesmo dia, estações sismográficas registraram um outro tremor próximo à cidade de Tejuçuoca (CE), com magnitude preliminar de 1.7 na escala Richter.

 

(Por:Nominuto.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário