domingo, 1 de novembro de 2020

Maioria é contra Prefeitura fazer propaganda com pandemia durante eleições, aponta Item/Agora RN. Excepcionalmente em 2020, por causa da pandemia, os gestores podem autorizar propaganda, desde que seja relacionada a ações de combate à Covid-19

 ELEIÇÕES 2020

 Maioria é contra prefeitura fazer propaganda com pandemia durante eleições, aponta item/agora rn

 Prefeito Álvaro Dias (PSDB) em visita ao Hospital Municipal de Campanha, aberto na Via Costeira - Foto: Alex Régis / Prefeitura do Natal

Pesquisa Item contratada pelo Jornal Agora RN mostra que a maioria dos natalenses é contra a divulgação de propaganda pela Prefeitura do Natal, durante as eleições, sobre ações desenvolvidas na pandemia do novo coronavírus. O levantamento aponta que quase metade dos entrevistados condena o ato.

A legislação eleitoral proíbe as prefeituras de fazer propaganda institucional nos quatro meses que antecedem a votação. O objetivo é evitar que os atuais detentores de mandato tenham vantagem sobre os adversários. Porém, em 2020, por causa da pandemia, os gestores podem autorizar propaganda, desde que seja relacionada a ações de combate à Covid-19.

Com base nessa brecha, a gestão do prefeito Álvaro Dias (PSDB), que é candidato à reeleição, tem veiculado propaganda em emissoras de rádio e televisão. As peças falam sobre o que a prefeitura realizou para enfrentar a pandemia nos últimos meses.

Segundo a pesquisa Item/Agora RN, contudo, 49% dos natalenses reprovam a conduta. Outros 38% aprovam e 13% não sabem ou não quiseram responder a esse item do levantamento.

Desaprova: 49%
Aprova: 38%
Não sabe ou não quis opinar: 13%

Voto na pandemia

A pesquisa Item/Agora RN também perguntou aos entrevistados se eles pretendem votar no dia 15 de novembro, mesmo se Natal estiver vivenciando um aumento nos casos de coronavírus. E o resultado aponta que, apesar da pandemia, a maioria dos natalenses não pensa em faltar à votação.

Sim (vai votar): 56%
Não (não vai votar): 21%
Não sabe ou não quis opinar: 23%

Dados da pesquisa

A pesquisa Item/Agora RN entrevistou 1 mil pessoas em Natal entre os dias 22 e 23 de outubro de 2020. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou menos, com índice de confiança de 95%. O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-08526/2020.

 

(Por:AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário