URBANIZAÇÃO
Secretaria de Obras de Natal estima que o trabalho na orla de Ponta Negra seja concluído em três anos após o início em março de 2021 - Foto: José Aldenir/Agora RN
As obras de enrocamento da Praia de Ponta Negra em Natal devem começar em março de 2021, segundo garantiu Carlson Gomes, titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov). “Se não houver nenhum problema de licitação, uma vez que é uma obra grande e com muitas empresas participantes, esse é o nosso prazo”, detalha.
A obra, que servirá como estrutura de contenção, encosta e estabilização da erosão existente na área, já possui a licença prévia do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), emitida em agosto deste ano.
A estrutura terá extensão de dois quilômetros ao longo da orla de Ponta Negra até as proximidades do Hotel SERHS, na Via Costeira, e será constituída de blocos de concreto pré-moldados. Cerca de R$ 49 milhões em recursos também já foram liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para a conclusão das duas etapas da obra, segundo a Semov.
Apesar do enrocamento estar previsto para começar em março, a Semov deve emitir uma ordem de serviço ainda nesta semana autorizando um reparo emergencial em um trecho de 390 metros entre o término do calçamento e o início do calçadão. Esse reparo está dentro do projeto de enrocamento e engorda da Praia de Ponta Negra.
“Dividimos a obra em dois. Primeiro tivemos que fazer essa frente emergencial nesse trecho precário devido a um deslizamento que ocorreu há mais ou menos um mês por causa da erosão da maré. Essa primeira intervenção deve durar em torno de 60 dias. Depois iniciaremos em março, após a alta estação, o processo de prolongamento do enrocamento no trecho de dois quilômetros”, explica Carlson Gomes, secretário da Semov.
Conclusão em três anos
O prolongamento é o primeiro passo para a engorda da Praia de Ponta Negra, que na segunda etapa da obra irá receber uma faixa mais extensa de areia. Com a erosão causada pela ação das marés e com o avanço do mar pela faixa de areia, o espaço disponível para os banhistas vem diminuindo.
De acordo com a Semov, o enrocamento ajuda a proteger a estrutura da orla. Com a engorda pronta, a faixa de areia será ampliada em até 30 metros na maré cheia e até 100 metros na maré baixa. A Secretaria de Obras estima que o trabalho seja concluído em três anos após o início em março de 2021.
Ainda de acordo com Gomes, interdições pontuais serão feitas em trechos da praia durante o período, isto é, a praia não será fechada por completo.
“Isso não será necessário porque o turismo deve continuar e
as pessoas dependem da região para trabalhar e tirar seu sustento,
sobretudo agora nesse período de pandemia. No entanto faremos pequenas
interdições por causa do maquinário pesado manuseando a encosta”, conta.
Para Gomes, o próximo veraneio será o último com a Praia de Ponta Negra nas atuais condições. “Agora para a alta estação em 2021, nós estamos fazendo campanhas de conscientização junto às empresas e aos banhistas para manter a praia limpa e atrair cada vez mais visitantes. Com a obra pronta, a Praia de Ponta Negra vai ficar ainda mais bonita e moderna”, completa.
(Por:AgoraRN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário