sábado, 3 de julho de 2021

Sesap nega que vacinas da AstraZeneca tenham sido distribuídas fora do prazo no RN. Levantamento aponta que o problema teria ocorrido com doses de oito lotes do imunizante.

 ASTRAZENECA

 Sesap informou por nota que todas as vacinas, incluindo as dos lotes da AstraZeneca, foram distribuídas e entregues em tempo oportuno.

Um levantamento feito pelos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, e publicado nesta sexta-feira (2) pelo jornal "Folha de S. Paulo", baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal, indicou que 233 doses da vacina AstraZeneca contra a covid-19 podem ter sido aplicadas vencidas em 38 cidades Rio Grande do Norte. O problema teria ocorrido com doses de oito lotes do imunizante.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota na tarde de hoje em que afirma que todas as doses dos imunizantes recebidos do Ministério da Saúde, incluindo os lotes da Astrazeneca apontados com aplicação vencida, foram distribuídas e entregues em tempo oportuno às regionais de saúde e das regionais para os municípios dentro do prazo de validade e em tempo oportuno.

"Todas as doses são conferidas e protocoladas antes da efetivação da distribuição, passando por um processo de conferência a cada remessa executada pela Rede de Frio do Estado do Rio Grande do Norte, o que assegura que as doses saiam da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e das regionais de saúde com qualidade aferida", diz a nota.

A equipe de imunização da Sesap aponta que possa ter ocorrido o tardio registro na plataforma, que faz com que a data da aplicação do imunizante seja diferente da data que realmente foi aplicado. É importante ressaltar que, como orienta o Ministério da Saúde, cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério.

Segundo a Sesap, neste momento, a equipe trabalha em diálogo com os municípios para conferir todas as doses que estão apontadas como vencidas para alinhar e orientar as melhores medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.

Confira os lotes:

Lote - CTMAV505 - AstraZeneca/Oxford - Recebido: 26 de março de 2021 - Vencimento: 31 de maio de 2021

Lote - 4120Z001 - AstraZeneca/Oxford - Recebido: 24 de fevereiro - Vencimento: 29 de março

Lote - 4120Z005 - AstraZeneca/Oxford - Recebido: 24 de janeiro - Vencimento: 14 de abril

O Ministério da Saúde informou que houve um erro na embalagem das doses da Vacina  SARS-COV2 - Laboratório AstraZeneca (Lote: CTMAV505). Apesar de as doses terem vindo direto do laboratório produtor (AstraZeneca), na embalagem primária e secundária consta vencimento em 31/05/2021. No entanto, nas notas de fornecimentos do SIES o prazo de validade está 31/5/2022. A informação da Rede de Frio Nacional é de que a validade correta é 31/05/2022.

Natal

Também por intermédio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal disse que a capital não aplicou nenhuma dose vencida da vacina contra covid-19."A SMS Natal contatou as 13 pessoas que supostamente teriam tomado a vacina vencida e identificou que houve uma falha da equipe de digitação na inserção no sistema quanto ao lote administrado. A correção ainda não foi realizada no sistema porque Gestão Municipal não tem acesso para correção. Porém, já foi emitido um e-mail para o RN Mais vacinas solicitando a correção". 

 

(Por:Nominuto.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário