segunda-feira, 27 de julho de 2015

Delegacias de plantão improvisam com superlotação

SEGURANÇA PÚBLICA

As delegacias de plantão continuam sem ter um local destinado para abrigar presos. A unidade da zona Sul, como a TRIBUNA DO NORTE noticiou ontem, continua recebendo suspeitos de crimes em flagrante. Na zona Norte da cidade, mais de uma dúzia de detidos estão espremidos em uma cela, onde poderiam ficar, no máximo, duas pessoas, segundo os agentes de polícia civil.

Alex RégisNa delegacia de plantão da zona Norte, mais de uma dúzia de detidos estão espremidos em uma celaNa delegacia de plantão da zona Norte, mais de uma dúzia de detidos estão espremidos em uma cela

As transferências dos flagranteados não têm resolvido o problema. Segundo o delegado da unidade da zona Norte, Everaldo Lemos, no sábado pela manhã surgiram 13 vagas no Centro de Detenção Provisória (CDP) - Pirangi. Mas na manhã deste domingo (26) ainda havia outros 13 homens, além de homem cadeirante que ficou fora da cela.

“Além de ser um local pequeno, sem circulação de ar nem luz do sol, é extremamente insalubre”, destacou o delegado. No corredor que dá acesso à cela, há peças de roupas, pares de tênis, sandálias, restos de comida e mau cheiro. “Talvez apareça até vagas no CDP, ninguém sabe exatamente. Mas isso aqui mostra que, pelo menos a polícia, continua fazendo o seu papel”, acrescentou o delegado.

Na delegacia de plantão da zona Sul, cada delegado de plantão elabora uma alternativa para manter os detidos até a transferência para o CDP Pirangi. Desde o dia 15 deste mês, a Vigilância Sanitária do município de Natal interditou a cela da delegacia. “A meu ver essa é uma interdição parcial, apenas da cela. A delegacia continua funcionando”, disse o delegado Pedro Falcão.

Quatro homens estavam detidos na plantão zona Sul na manhã de hoje. Dois deles estavam no hall de entrada para a cela interditada. Os suspeitos foram algemados a uma bicicleta guardada nesse ambiente e fruto de apreensões passadas. Os outros dois estavam em uma dispensa que foi improvisada como cela para mulheres e adolescentes em conflito com a lei. Segundo um agente, o espaço tem um metro quadrado. Falcão também não tem certeza se haverá vagas para transferência dos presos.

Na última quinta-feira (23), em reunião entre órgãos da Segurança Pública e da administração das unidades prisionais, ficou acertado que presos provisórios seriam transferidos para o Presídio de Alcaçuz. O pavilhão destinado à triagem poderia ceder 100 vagas a partir de segunda-feira, caso a reforma de um pavilhão, destruído em março, seja finalizado até essa data.

Ronda Cidadã
A região onde o programa Ronda Cidadã foi instalado só registrou uma ocorrência durante este final de semana. Dois homens que estavam numa moto tentaram fugir de uma abordagem policial no bairro de Mãe Luíza, mas foram pegos. O condutor não tinha carteira de habilitação. Segundo a Polícia Civil, a proprietária da moto havia emprestado o veículo para o condutor. Os plantonistas da zona Sul informaram que ela foi autuada. Nenhum dos envolvidos tinha passagem pela polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário