terça-feira, 10 de março de 2020

Professores do RN mantêm greve e farão ato em prol da aplicação imediata do reajuste do Piso. Mobilização, marcada para quarta-feira, foi deliberada na assembleia da categoria, realizada hoje.

EDUCAÇÃO
 
 Paralisação na rede estadual de ensino já registra ampla adesão de professores e funcionários, tanto na capital como no interior.

Os professores da rede estadual de ensino decidiram, durante a assembleia realizada nesta segunda-feira (9), manter a greve iniciada há cinco dias. A categoria vai realizar um ato público em prol da aplicação imediata do reajuste do Piso Salarial 2020. 

Mesmo em seus primeiros dias, a paralisação na rede estadual de ensino já registra ampla adesão de professores e funcionários, tanto na capital como em municípios do RN. 

"Nesse sentido, com o intuito de obter uma adesão ainda maior, bem como para esclarecer à comunidade escolar sobre a realização e motivação da greve, comissões formadas por docentes e representantes do Sinte têm visitado escolas em Natal. Nessas visitas, o Sindicato vem informando aos pais, alunos e sociedade em geral, que o ano letivo será cumprido e que as aulas suspensas em decorrência da greve serão repostas", explica o sindicato.

O Sinte está convocando os trabalhadores para participação no ato público. O ato será realizado nesta quarta-feira (11), a partir das 8h, no Centro Administrativo, em frente à sede da Governadoria. Já na sexta-feira (13) a categoria volta a se reunir para avaliar as atividades da semana e planejar novas ações. Essa reunião acontecerá na Escola Estadual Winston Churchill, às 14h30.

Greve na rede estadual de ensino
A greve dos trabalhadores em Educação da rede estadual foi deflagrada no dia 4 de março e segue por tempo indeterminado. A categoria cobra a correção do Piso Salarial 2020, no índice de 12,84%, e está insatisfeita com as propostas até então apresentadas pelo Governo.

Na última audiência com o Sinte, o Executivo Estadual apresentou a seguinte proposta para implantação de reajuste do Piso:

1 – Implantação do reajuste de 12,84% em três parcelas cumulativas, de 4,11%, para profissinais na ativa, nos meses de junho, setembro e dezembro de 2020;

2 – Implantação do reajuste para aposentados, em três parcelas, de 4,11%, nos meses de agosto, outubro e dezembro de 2020 ; 

3  – Pagamento do retroativo em 24 meses, a partir de janeiro de 2021, com garantia de antecipação das parcelas no momento do recebimento de recursos extras do Fundeb.

Piso nacional do magistério
Em 2020, o reajuste do Piso do Magistério é de 12,84% e Governo do RN deveria ter implantado a correção desde o mês de janeiro.


(Por:Nominuto.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário