ECONOMIA, RN
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Aeroporto de Natal reduziu número de voos durante a pandemia do novo coronavírus. — Foto: Inframérica/Divulgação
O Aeroporto de Natal passará por um novo leilão para concessão pública
no segundo semestre de 2021, segundo informou o governo do estado. De
acordo com o Poder Executivo, a informação foi dada pelo ministro da
Infraestrutura, Tarcísio Gomes, durante reunião com a governadora Fátima
Bezerra (PT) nesta terça-feira (11). Outra informação repassada foi a
mudança na operacionalização da Torre de Controle, que será feita pela
Força Aérea a partir de novembro deste ano.
Primeiro aeroporto concedido à iniciativa privada no Brasil, o Aeroporto
Internacional Governador Aluísio Alves foi leiloado em 2011 para o
Consórcio Inframérica, com uma concessão de uso pelo período de 28 anos.
Porém, em março, a companhia afirmou que iria devolver o empreendimento. No mesmo mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a relicitação e o processo seguiu para o Ministério da Infraestrutura.
Segundo o governo do estado, o ministro garantiu que o terminal vai
continuar operando de forma completa, pela Inframérica, até o fim do
processo de relicitação. A Anac deverá realizar fiscalização para que
não haja diminuição nos serviços prestados, segundo ele. A audiência
aconteceu por videoconferência. O ministro ainda afirmou que espera uma
transição tranquila, com a competição de operadores que já estão
presentes na região Nordeste.
Relicitação
Entre as justificativas apresentadas pela Inframérica na época do
anúncio de devolução, estava o tráfego de passageiros que foi
"negativamente impactado" pela crise econômica no período inicial da
concessão e impactou o turismo na região.
A expectativa da empresa para 2019 era de que o terminal potiguar
movimentasse 4,3 milhões de passageiros, mas o fluxo registrado foi de
2,3 milhões. O novo aeroporto só bateu a marca do último ano de operação
do Augusto Severo duas vezes: em 2015 e 2018.
"Além disso, as tarifas de embarque de Natal são 35% inferiores se
comparado aos demais aeroportos privatizados do país sob o mesmo regime
tarifário (dados de dezembro de 2019). As tarifas de navegação aérea do
Aeroporto de Natal também estão defasadas. Os valores cobrados pelas
outras torres de controle chegam a ser 301% mais altas que a do
Aeroporto de Natal", disse o grupo em nota divulgado em março.
Outras obras
Outro tema abordado durante a audiência entre o governo do estado e o
ministro da Infraestrutura foi o andamento das obras de duplicação da
Reta Tabajara, na BR-304. O governo federal afirmou que está em 40% de
avanços físicos e atualmente já há execução de pavimento rígido. A
previsão é de que se faça entrega de 6 a 7 km ainda em 2020. Os 24 km
completos devem ser entregues em 2021.
Sobre um projeto de duplicação de toda a extensão da BR-304, os estudos
devem começar em setembro e concluídos até o primeiro semestre do
próximo ano, com a possibilidade de leilão em 2022. Também é esperado
para o final de 2021 a conclusão das obras do viaduto do gancho de
Igapó, na Zona Norte de Natal.
(Por G1 RN)
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