sábado, 31 de outubro de 2020

Carlos Eduardo no programa de Álvaro

ELEIÇÕES 2020

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT, foi destaque no programa de TV do atual prefeito e candidato à reeeleição, Álvaro Dias (PSDB).

Destacou a união entre Álvaro e a vice Aíla Cortez.

E o trabalho desemvolvimento pelo prefeito no emfrentamento ao Covid-19.

 

(Por:Heitor Gregório)

Prefeito afastado de Extremoz por acusações graves de corrupção agride Justiça, desrespeita legislação eleitoral e protocolos do covid

 EXTREMOZ,  RN

 

O prefeito afastado de Extremoz Joaz Oliveira foi recebido na noite desta sexta-feira na cidade por um grupo de correligionários.

A recepção a Joaz teve direito a carreata, muitos fogos e um festival de ofensas a justiça e a lei eleitoral. Muitos vídeos circulam em grupos da cidade em tom de indignação.

Já era próximo as 21:00h quando aproximadamente 200 pessoas receberam o prefeito afastado da cidade por graves denuncias de corrupção e que tem os bens bloqueados por acusação graves de fraudes em licitação e saiu em carreata na rua principal.

A movimentação encerrou depois do horário permitido pela justiça eleitoral, eram quase 22:30h quando o prefeito encerrou seu discurso chorando, dizendo que era perseguido pela justiça, e que essa justiça estava a serviço dos poderosos porque ele ousou em “devolver” a lagoa para os cidadãos da cidade.

O prefeito encerrou o enredo trash tomando banho de lagoa e aplaudido pelos correligionários.

As agressões a justiça, a lei eleitoral e as medidas de prevenção ao covid foram totais e presenciadas por toda cidade que escutava o locutor inflamando as pessoas e no próprio discurso do prefeito afastado.

Além de se dizer perseguido pela decisão do judiciário, que a justiça estava a serviço dos poderosos, Joaz Oliveira dizia “que ninguém vai nos parar”.

 

POBRE EXTREMOZ

 

(Via:Blog do BG)

Eleições 2020: agenda deste sábado dos concorrentes ao cargo de prefeito de Natal

 ELEIÇÕES 2020

 Candidatos à prefeitura de Natal | Fotos: Divulgação

Os atos de campanha eleitoral para o pleito municipal de 2020, em Natal,têm continuidade, neste sábado (31), com caminhadas, encontros com colaboradores, reuniões, gravações de programas entre outras ações. 

Assim seguem, desde o dia 27 de setembro, os candidatos ao cargo de prefeito da capital potiguar, buscando conquistar o eleitorado natalense já chegando na reta final da campanha com data marcada para votação em primeiro turno no próximo dia 15 de novembro. 

As agendas com os compromissos deste sábado estão listadas abaixo, seguindo a ordem alfabética dos nomes dos candidatos, como estão registrados na Justiça Eleitoral. As informações são repassadas diariamente pelas assessorias de comunicação de cada um deles. 

Carlos Alberto - Beto (PV)

9h - Caminhada em Pajuçara

13h10 - Live, em todos os perfis  das redes sociais oficiais do candidato Beto 43 e na TV Web 43  

15h - Caminhada na comunidade Novo Horizonte, no bairro das Quintas

18h - Encontro com apoiadores e gravação de programa eleitoral com candidatos (as) da coligação Pensando Natal, em Nova Descoberta  

Coronel Azevedo (PSC)

Manhã - Reunião com lideranças no comitê 20;

13h20: Promove a carreata 20, pela zona norte de Natal;

Noite - Cumpre agenda do PSC Estadual;

Hermano Morais (PSB)

9h - Visita aos amigos do Bairro de Nossa Senhora da Apresentação

10h - Visita à Feira do Conjunto Santa Catarina.

15h - Visita aos Amigos de Mãe Luiza

16h - Visita aos amigos de Nova Descoberta

19h -  Missa na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Kelps Lima (Solidariedade)

9h – Bandeiraço e Mini Carreata no Nova Natal

14h – Reunião com eleitores no Bom Pastor

16h – Mini carreata no Bairro Nordeste

18h – Reunião com eleitores no Vale Dourado

19h – Reunião com eleitores nas Rocas

Nevinha Valentim (PSOL)

9h - caminhada na zona Norte

14h30 - bandeiraço na av. Itapetinga

19h - conversa com eleitores

Senador Jean (PT)

9h - Visita à feira do Alecrim

15h - Caravana zona Norte (Santa Catarina, Soledade I e II, Santarém): concentração: Sacolão da av. João Medeiros Filho; término: av. Itapetinga com a João Medeiros Filho

19h30 -  Reunião com apoiadores de candidatura proporcional no km 06

Candidatos que não enviaram os compromissos de campanha para este sábado (31).

Afrânio Miranda (Pode)

Álvaro Dias (PSDB)

Coronel Hélio (PRTB)

Delegado Sérgio Leocádio (PSL)

Fernando Freitas (PC do B)

Jaidy Oliveira de Sousa (DC)

Rosália Fernandes (PSTU)

 

(Por:Fernanda Valéria/Portal da Tropical)

Criminosos invadem casa e matam homem e cachorro na Grande Natal. Crime aconteceu na madrugada desta sexta-feira (30) em Pitangui, no município de Extremoz.

 EM PITANGUÍ,  RNViatura da Polícia Militar — Foto: Marcelino Neto/O Câmera

 Viatura da Polícia Militar — Foto: Marcelino Neto/O Câmera

Um homem de 32 anos e seu cachorro foram mortos a tiros na madrugada desta sexta-feira (30) na praia de Pitangui, em Extremoz, na região metropolitana de Natal. 

De acordo com a polícia, quatro homens armados invadiram a casa onde ele morava com a tia, o marido dela e um filho de quatro anos, roubaram celulares dos moradores e atiraram na vítima.  

O crime aconteceu na Rua Vigésima Primeira, em Pitangui e foi registrado pela Polícia Militar às 2h26. A vítima foi identificada como Francisco Bandeira Júnior, de 32 anos. 

Os moradores acreditam que o cachorro foi alvejado ao tentar proteger o dono e partir para cima dos assassinos. Os bandidos fugiram após o crime.  

Segundo os familiares, o homem já tinha sido preso por tráfico de drogas. A Polícia Civil investiga o caso como homicídio. 

O crime aconteceu próximo ao local em que um idoso foi assassinado recentemente, também por quatro homens, após ser apontado como suspeito de maus-tratos a um cavalo. Não é sabido se há relação entre os dois crimes.  


(Por Inter TV Cabugi)

Prefeito de Patu está com 50% dos pulmões comprometidos após testar positivo para Covid. O prefeito de Patu e candidato à reeleição, Rivelino Câmara (MDB), apresenta outras complicações em seu estado de saúde

 NO OESTE POTIGUARPrefeito de patu está com 50% dos pulmões comprometidos após testar positivo para covid

 Prefeito de Patu e candidato à reeleição, Rivelino Câmara - Foto: Reprodução/Prefeitura de Patu

O prefeito de Patu e candidato à reeleição, Rivelino Câmara (MDB), está com 50% dos pulmões comprometidos após realizar teste para diagnosticar da Covid-19 e obter resultado positivo para doença causada pelo novo coronavírus. A informação compartilhada nesta sexta-feira 30 é da assessoria de imprensa do gestor.

De acordo com o boletim médico divulgado, o prefeito apresenta outras complicações relacionadas à sua saúde, que não são especificadas.

“Rivelino está com 50% dos pulmões comprometidos, dentre outras complicações, e pede orações a todos os patuense e amigos”, diz o comunicado do gestor municipal de Patu, no Oeste potiguar.

A mensagem é finalizada com a afirmação que “com fé em Deus e com as energias de todos, (Rivelino) espera muito em breve caminhar com todos pelo pé de serra mais bonito do Brasil”. 

 

(Por:AgoraRN)

América e Globo se enfrentam neste sábado na Arena das Dunas. Jogo ocorre Às 15h pela 10ª rodada da 1ª fase do Grupo A-3 do Campeonato Brasileiro da Série D.

SÉRIE D

 Equipe do América durante o último treino antes do jogo com o Globo, neste sábado, no estádio Arena das Dunas.

A Arena das Dunas recebe neste sábado (31), às 15h, um confronto pela 10ª rodada da 1ª fase do Grupo A-3 do Campeonato Brasileiro da Série D. Os clubes potiguares, América e Globo, entram em campo às 15h. No 1º turno, pela 5ª rodada, o Alvirrubro venceu a Águia de Ceará-Mirim por 2 x 0, no estádio Barretão.

Com 100% de aproveitamento nos últimos seis jogos e 20 pontos ganhos, o América garante a liderança do grupo até mesmo com uma derrota, já que o segundo colocado (Salgueiro) soma 16 pontos e só pode chegar aos 19 nesta rodada. Mas, o pensamento no time do técnico Paulinho Kobayashi é continuar a maré boa, de vitórias. Já o Globo, com 9 pontos ganhos, na 7ª colocação do grupo, precisa de uma vitória para voltar a figurar no G-4, grupo dos quatro classificados para o 'mata-mata'.

José Ricardo Vasconcellos Laranjeira, de Alagoas, apita o jogo, auxiliado pelos potiguares Francisco de Assis da Hora (Auxiliar 1) e Edilene Freire da Silva (Auxiliar 2); Tarcísio Flores da Silva, também do RN, é o 4º árbitro.

Este ano, a Série D do Brasileirão apresenta um formato de disputa diferente na primeira fase, com 64 times divididos em 8 grupos de 8 clubes. Classificam-se os 4 melhores de cada grupo para a fase de 'mata-mata'. Mandante do jogo deste sábado (31), o América está no Grupo A-3 com: Campinense (PB), Afogados (PE), Atlético de Cajazeiras (PB), Floresta (PE), Globo (RN), Guarany de Sobral (CE) e Salgueiro (PE).

 

(Por:Nominuto.com)

Rogério Marinho apresenta propostas para fomentar desenvolvimento no RN. Ministro do Desenvolvimento Regional esteve com empresários em Natal para mostrar ações de otimização dos fundos de desenvolvimento regionais.

INVESTIMENTOS NO RN

 Marinho explicou aos presentes sobre os investimentos em segurança hídrica que vêm sendo realizados no estado pelo MDR.

Nesta sexta-feira (30), em Natal (RN), o ministro Rogério Marinho apresentou a empresários propostas para fomentar a atividade econômica no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste. A ideia, segundo ele, é possibilitar a atração de investimentos privados para projetos de infraestrutura por meio dos fundos de desenvolvimento regionais e a renegociação de dívidas de empreendedores com os fundos constitucionais e de investimento sob responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Marinho também explicou aos presentes sobre os investimentos em segurança hídrica que vêm sendo realizados no estado pela Pasta.

"O governo do presidente Bolsonaro vem realizando várias ações para garantir segurança hídrica para os moradores do Rio Grande do Norte e de outros estados do Nordeste. Um dos mais importantes é o Ramal do Apodi, que vai possibilitar ampliar em 700 mil hectares a área de produção irrigada potiguar e também na Paraíba e Ceará", afirma Marinho. "Falamos ainda sobre os investimentos nas barragens de Oiticica e Passagem das Traíras e da Adutora do Seridó. São empreendimentos importantes que vão garantir a emancipação de nosso estado por meio da segurança hídrica. É a água do São Francisco trazendo desenvolvimento", completa.

No último dia 16, o MDR abriu processo licitatório para construção do Ramal do Apodi/Salgado, que levará as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para municípios do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O empreendimento está orçado em R$ 1,77 bilhão. Nesta primeira etapa, será realizada a licitação para contratação de empresa que executará as obras civis. A previsão é que a estrutura seja construída em quatro anos a partir da assinatura da ordem de serviço. Ao todo, 750 mil pessoas em 48 cidades serão beneficiadas.

 RMarinho2-H

Fundos de desenvolvimento

Sobre os Fundos de Desenvolvimento do Norte (FDNO), do Nordeste (FDNE) e do Centro-Oeste (FDCO), Marinho informou que uma das propostas do governo federal é transformá-los em fundos de natureza privada, para que possam ser utilizados para financiar a estruturação de projetos de infraestrutura por meio da captação de investimentos privados.

"Esta é uma forma de fortalecer o crescimento econômico e social nessas regiões, que são consideradas prioritárias pela própria Constituição", destaca Marinho. "Nossa pretensão é aumentar a capacidade de atração de investimentos para o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste por meio dessas alterações nos Fundos, que são instrumentos importantíssimos para que essas regiões possam, de fato, se desenvolver", observou.

Adicionalmente, esses fundos poderão ser alocados como garantidores de parcerias público-privadas (PPPs) e também atuar por meio da participação em fundos de investimento que tenham como foco áreas consideradas prioritárias, como saneamento básico, mobilidade urbana, iluminação pública e gestão de resíduos sólidos.

Atualmente, o saldo dos Fundos de Desenvolvimento é de R$ 6,5 bilhões. Com a mudança, esse valor poderia ser repassado para os novos fundos privados sem impactar no resultado primário. Esse repasse ocorreria por meio de um espaço fiscal obtido com a redução de custos administrativos nos Fundos Constitucionais. Pela proposta, a taxa de administração máxima desses fundos cairia dos atuais 2,4% para 0,5% em 2021.

Além disso, o encargo cobrado pelos bancos para ficar com o risco das operações, chamado del credere (custo administrativo), pode ser reduzido dos atuais patamares. Hoje, ele é de 3% quando o risco é compartilhado com o fundo e de 6% quando o risco fica todo com a instituição financeira. A expectativa é que esse espaço fiscal alcance R$ 1,4 bilhão em 2021 e de mais de R$ 25 bilhões em 10 anos.

 Evento-Rogério-Marinho3-H

Fundos Constitucionais

Já a proposta de renegociação dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO) tem como foco permitir aos bancos administradores – Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Banco do Brasil, respectivamente – a concessão de descontos na renegociação de dívidas. A projeção é que 300 mil pessoas físicas e jurídicas possam ser beneficiadas com descontos de até 70% do valor total dos créditos a serem renegociados, com prazo de quitação de até 120 meses. O valor das dívidas será atualizado pelos encargos do último instrumento contratual.

O passivo atual é de R$ 9,1 bilhões, sendo que R$ 5,2 bilhões (58% do total) são relativos a dívidas rurais e R$ 3,9 bilhões (42%) são provenientes de atividades não rurais. Essa medida não impactará no patrimônio dos Fundos por ser uma recuperação de crédito decorrente de dívidas já provisionadas ou lançadas totalmente em prejuízo.

Finam e Finor

Marinho apresentou aos empresários proposta em estudo para tratar da renegociação das dívidas de R$ 49 bilhões referentes às debêntures e ações concedidas a cerca de 1,7 mil empresas por meio dos Fundos de Investimentos da Amazônia (Finam) e do Nordeste (Finor). A medida tem como objetivo recuperar parte dos valores devidos e os setores mais beneficiados são rural, agroindustrial e industrial.

Os valores das dívidas seriam atualizados de acordo com o Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Não será aberta possibilidade de negociação ou liquidação de dívida de empresas envolvidas em desvio de recursos públicos.

Levantamentos apontam que R$ 34 bilhões do total de dívidas, o equivalente a 70% do total, é relativo a juros e mora. A maior parte dos valores é devido ao Finor: R$ 37 bilhões, por 1.051 companhias. Já os passivos relativos ao Finam estão em R$ 12 bilhões, devidos por 632 pessoas jurídicas.

 

 

(Por:MDR/Nominuto.com)

RN registra dois óbitos pela covid-19 nas últimas 24 horas e chega a 2.575 mortes. Estado possui ainda 35.086 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus e 190.280 descartados.

 COVID-19 NO RN

 Taxa de transmissibilidade do novo coronavírus está em 0,48 no Estado como um todo, segundo dados do LAIS.

O Rio Grande do Norte chegou aos 81.079 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia. Segundo os dados epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta sexta-feira (30), 2.575 pessoas morreram devido à doença, sendo dois óbitos nas últimas 24h. Outras 350 mortes seguem sob investigação e 665 foram descartadas.

O Estado tem ainda 35.086 casos suspeitos e 190.280 descartados. Pelo boletim epidemiológico divulgado ontem (28), o Estado contabilizava 80.950 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, 32.862 casos suspeitos, 189.918 descartados e 73.865 casos inconclusivos, que agora são tratados como "Síndrome Gripal não especificada". O número de pacientes recuperados é de 45.546.

Quanto à taxa de ocupação geral de leitos das unidades de saúde, os números no fim da manhã mostram 41,4%. A região metropolitana está com 31,5% dos leitos ocupados, a região oeste com 65,6% e a Seridó com 33,3%% de ocupação.

A Sesap informa ainda que, em todo o Estado, 166 pessoas encontram-se internadas atualmente em leitos clínicos e críticos, públicos e privados,  por causa da covid-19.  A taxa de transmissibilidade do novo coronavírus está em 0,48 no Estado como um todo, segundo dados do Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS) da UFRN, divulgados no fim da manhã de hoje.  Essa taxa tem grande variação ao decorrer do dia.

 

(Por:Nominuto.com)

Pesquisa Ibope: Covas tem 26%, Russomanno 20% e Boulos 13%. Pesquisa foi realizada nessa semana, com 1.204 eleitores

 ELEIÇÕES 2020

 Pesquisa Ibope SP: Covas tem 26%, Russomanno 20% e Boulos 13%

O prefeito Bruno Covas (PSDB) está numericamente à frente de Celso Russomanno (Republicanos) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, mas eles seguem em empate técnico no limite da margem de erro, com 26% a 20%, respectivamente, segundo pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo. A seguir, também empatados, estão Guilherme Boulos (PSOL), com 13%, e Márcio França (PSB), com 11%.

Na comparação com a pesquisa anterior, publicada há duas semanas, Covas subiu quatro pontos porcentuais, de 22% para 26%, enquanto Russomanno caiu cinco pontos, de 25% para 20%. Além do recuo, o deputado e apresentador de TV, que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, sofreu uma forte alta na taxa de rejeição, de 30% para 38%.

Tanto Boulos quanto França ganharam pontos nas últimas duas semanas: foram de 10% para 13% e de 7% para 11%, respectivamente.

Como é a margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais, Covas e Russomanno podem ter 23% das intenções de voto. Esse cenário, porém, que contempla o pior resultado para o atual prefeito e o melhor para o apresentador de TV, tem baixa probabilidade de ocorrer de fato.

Se a eleição fosse nesta sexta-feira (30), o resultado mais provável seria o tucano ficar em primeiro lugar.

Além da troca de posições na liderança, outra novidade da pesquisa é o fato de o petista Jilmar Tatto ter se descolado do bloco dos candidatos nanicos. Ele agora tem 6% das intenções de voto, desempenho ainda muito inferior ao de todos os candidatos do partido em São Paulo nas últimas três décadas.

Entre os demais candidatos, Artur do Val, conhecido como Mamãe Falei, abrigado no partido Patriota, oscilou de 2% para 3%, e Joice Hasselmann foi de 1% para 2%. Os outros concorrentes ficaram com 1% ou menos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020, com 1.204 eleitores. As entrevistas foram realizadas de forma presencial. Por causa da pandemia de Covid-19, a equipe do Ibope usou equipamentos para proteção da própria saúde e da dos entrevistados. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-01331/2020.

 

 

(Por:Estadão Conteúdo) 

Ibope no Rio: Paes tem 32%, Crivella e Martha têm 14%. Levantamento foi divulgado pelo instituto nesta sexta-feira

 ELEIÇÕES 2020

 Eduardo Paes, Marcelo Crivella e Martha Rocha

Nesta sexta-feira (30), o Ibope divulgou o último resultado de sua pesquisa para a Prefeitura do Rio de Janeiro. De acordo com o levantamento, Eduardo Paes (DEM) aparece em primeiro lugar com 32% das intenções, seguido pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) com 14% e por Martha Rocha (PDT) também com 14%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e realizada entre os dias 28 a 30 de outubro com 1.204 eleitores da cidade do Rio de Janeiro. Foi registrada na Justiça Eleitoral com o número RJ‐09598/2020. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Intenções de votos nas eleições no Rio de Janeiro e a comparação com o levantamento divulgado em 2 de outubro.

Eduardo Paes (DEM): 32% (antes era 30%);
Crivella (Republicanos): 14% (antes era 12%);
Martha Rocha (PDT): 14% (antes era 8%);
Benedita da Silva (PT): 9% (antes era 7%);
Luiz Lima (PSL): 4% (antes era 3%);
Renata Souza (PSOL): 3% (antes era 2%);
Bandeira de Mello (Rede): 2% (antes era 3%);
Fred Luz (Novo): 1% (manteve);
Paulo Messina (MDB): 1% (manteve);
Cyro Garcia (PSTU): 0% (antes era 2%);
Clarissa Garotinho (Pros): 0% (antes era 1%);
Nenhum, branco e nulo: 15%; (antes era 23%);
Não sabe ou não respondeu: 5% (manteve).

O levantamento também questionou os eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum:

Crivella: 55%
Benedita da Silva: 29%
Eduardo Paes: 28%
Clarissa Garotinho: 27%
Cyro Garcia: 13%
Martha Rocha: 11%
Luiz Lima: 10%
Renata Souza: 9%
Fred Luz: 8%
Paulo Messina: 8%
Bandeira de Mello: 8%
Glória Heloiza: 7%
Suêd Haidar: 7%
Henrique Simonard: 7%
Não sabe ou não respondeu: 8%
Poderia votar em todos: 1%

Além disso, a pesquisa ainda questionou os eleitores sobre um possível segundo turno e sobre quem eles votariam se ficasse entre Eduardo Paes e Marcelo Crivella:

Eduardo Paes 41% x 34% Delegada Martha Rocha (branco ou nulo: 21%; não sabe: 3%)
Eduardo Paes 51% x 19% Crivella (branco ou nulo: 27%; não sabe: 2%)
Benedita da Silva 23% x 46% Eduardo Paes (branco ou nulo: 28%; não sabe: 3%)
Delegada Martha Rocha 50% x 21% Crivella (branco ou nulo: 26%; não sabe: 3%)
Benedita da Silva 27% x 41% Delegada Martha Rocha (branco ou nulo: 28%; não sabe: 4%)
Benedita da Silva 37% x 26% Crivella (branco ou nulo: 34%; não sabe: 3%)

 

(Por:Henrique Gimenes/Pleno News)

Senna ganha homenagens em volta da Fórmula 1 a Ímola. Equipes e pilotos se manifestaram sobre o saudoso piloto brasileiro

 HOMENAGEM

 Senna ganha homenagens de equipes e pilotos em volta da Fórmula 1 a Ímola

No próximo domingo (1º), a Fórmula 1 realizará o Grande Prêmio (GP) de Emilia-Romagna, em Ímola, na Itália. A principal categoria de automobilismo volta ao circuito após 14 anos e o nome do saudoso piloto brasileiro, Ayrton Senna, foi homenageado por várias equipes, nesta sexta-feira.

Senna morreu no circuito italiano em maio de 1994. O tricampeão mundial foi lembrado, com a #SennaSempre sendo usada em várias publicações do Twitter. Publicações mostraram ainda a estátua do piloto, erguida próximo ao local do acidente.

 Senna ganha homenagens em volta da Fórmula 1 a Ímola

’Além das equipes, o piloto britânico Lewis Hamilton destacou que é comovente estar na pista onde Senna morreu. Segundo o portal UOL, Pierre Gasly, da Alpha Tauri, vai homenagear o brasileiro durante a corrida, com um capacete que apresenta pintura em alusão às cores utilizadas por Ayrton, e com a frase: ‘Ayrton Senna Sempre’..


(Por:Ana Luiza Menezes/Pleno News)

Jordy alerta: “STF pode impor teoria de gênero nas escolas.” Em suas redes sociais, deputado lembrou que Supremo irá analisar ação do PSOL que trata de "bullying homofóbico"

 POLÍTICA  NACIONAL

 Deputado federal Carlos Jordy

No dia 11 de novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá analisar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5668, que trata de “bullying homofóbico”. A ADI foi apresentada à Corte pelo PSOL em 2017 e tem por objetivo coibir “discriminações por gênero, identidade de gênero e orientação sexual, bem como de respeitar a identidade de crianças e adolescentes LGBT no ambiente escolar”.

No entanto, para o deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ), a ação do PSOL tem segundas intenções, a de “impor a teoria de gênero em todas as escolas do país”. O parlamentar fez um alerta sobre o tema a seus seguidores nas redes sociais.

– PSOL impetrou uma ação no STF para OBRIGAR o ensino da ideologia de gênero nas escolas. Entendem porque eles são contra o homeschooling? Ninguém obrigará nossas crianças a serem ensinadas de que a identidade sexual não é a biológica e que eles podem construir sua própria identidade, escolhendo ser homem ou mulher. A verdade antes da paz – escreveu.

 

 

 

(Por:Pleno.News)

Eduardo Bolsonaro dá apoio a Sikêra Jr. em campanha contra a pedofilia. Deputado levantou a #PedofiliaNaoPrescreve

POLÍTICA  NACIONAL

 Eduardo Bolsonaro dá apoio a Sikera Jr em campanha contra a pedofilia

Nesta sexta-feira (30), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) utilizou suas redes sociais para dar apoio a uma campanha contra a pedofilia iniciada pelo apresentador Sikêra Jr, da RedeTV!. A mobilização foi iniciada na na última terça-feira (27), quando usuários do Twitter levantaram a #PedofiliaNaoPrescreve.

Em conta do Twitter, Eduardo disse que está junto na campanha.

A revolta ocorre após o caso de uma garota de 13 anos, que morreu durante o parto, no Pará. A menina, que não teve o nome revelado, vivia com Francinaldo Moraes, de 41 anos. Ela morreu na segunda-feira.

Segundo o site Senso Incomum, o homem mantinha relações com a criança com consentimento dos pais dela. O caso foi denunciado no programa Alerta Nacional, de Sikêra Jr., que pediu que as pessoas usassem a hashtag contra pedofilia nas redes sociais.

De acordo com informações do jornal O Liberal, testemunhas apontaram que Francinaldo se relacionava com a menina desde que ela tinha 9 anos. Porém, ele só teria sido autorizado para manter o relacionamento quando a garota completou 13 anos.

O homem teria postado fotos no Facebook, onde lamentou a morte da “companheira”.

– Nós nunca estamos preparados pra perder alguém que amamos, mas você é tão especial e importante, que Deus quis você meu amor perto dele! Você foi a melhor esposa, amiga, companheira! Sentirei muito sua falta. Mas agora você vai brilhar no céu, ao lado de Deus! Te amarei eternamente – escreveu o homem.

Além da menina ter morrido durante o parto, o bebê também não sobreviveu.

O Estatuto da Criança e Adolescente e o Código Penal classifica como “estupro de vulnerável” o ato sexual com menores de 14 anos. A pena para o crime, hediondo e inafiançável, varia de 8 a 15 anos de prisão.

Segundo a Polícia Civil de Uruará, a menina morreu em uma cidade vizinha. Porém, o caso foi tramitado para Uruará, onde as investigações estão em fase inicial.

@bolsonarosp

ESTAMOS JUNTOS NESSA @SIKERAJR

 #pedofilianaoprescreve

 @sikerajr

#pedofilianaoprescreve



(Por:Henrique Gimenes/Pleno News)

Ministro da Saúde Eduardo Pazuello é internado em Brasília. Militar apresenta um leve comprometimento no pulmão; ele foi diagnosticado com Covid-19 no último dia 21 e está no hospital DF Star

 COVID-19

 Eduardo Pazuello, ministro da Saúde Marcos Corrêa/PR

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi internado na noite desta sexta-feira, 30, no hospital DF Star, em Brasília.

Segundo fontes ouvidas por VEJA, o militar fará exames mais detalhados para Covid-19 e passa por acompanhamento. Ele deve ter alta neste fim de semana.

Pazuello, que tem 57 anos, foi diagnosticado com a doença no último dia 21. De acordo com os médicos, ele tem um leve comprometimento do pulmão e foi para o hospital após apresentar um quadro de desidratação, mesmo sintoma que teve logo que descobriu que estava com Covid-19.

 

(Por Adriana Dias Lopes/Radar

Buscas por ‘Nhonho’ explodem nas redes com guerra entre Maia e Salles. Ministro do Meio Ambiente disse que sua conta foi utilizada indevidamente para atacar o presidente da Câmara.

 INTERNET

 O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Cesar Itiberê/PR/José Cruz/Agência Brasil

Esqueça a revogação das resoluções do Conama ou as queimadas sem precedentes no Pantanal. Em se tratando do chefe do Meio Ambiente, o termo mais buscado nas redes nos últimos dias foi o famoso personagem mexicano Nhonho. A conta do ministro Ricardo Salles citou o personagem do seriado Chaves no Twitter para rebater críticas de Rodrigo Maia, o presidente da Câmara dos Deputados.

A partir da postagem, o interesse pelo personagem do seriado mexicano disparou nas buscas. As consultas pelo filho do Sr. Barriga saltaram 1035% ante as 24 horas anteriores, mostram dados do Google Trends.

Desde que a postagem foi ao ar, a curiosidade pelo personagem mencionado pelo ministro do Meio Ambiente superou as buscas feitas por Pantanal e Floresta Amazônica na plataforma.

Tão logo o assunto ganhou repercussão, Ricardo Salles afirmou que seu perfil foi usado indevidamente e apagou a conta.

 

(Por Manoel Schlindwein/Radar 

A disputa entre o governo Bolsonaro e a defesa de Lula no STJ. Batalha é para que ação sobre acesso a acordos da Lava-Jato não seja analisada por ministros que julgaram ex-presidente no caso triplex

BRASIL,  JUSTIÇA

 

 Chega à Corte Especial do STJ na próxima semana uma disputa entre o Ministério da Justiça e a defesa do ex-presidente Lula Fabrice Coffrini/AFP

Chega à Corte Especial do STJ na próxima semana uma disputa entre o Ministério da Justiça e a defesa do ex-presidente Lula.

Para ter acesso aos pedidos de cooperação internacional formulados, isolada ou reciprocamente, entre as autoridades brasileiras e americanas, tendo por foco as ações penais da Lava Jato, os advogados do petista apresentaram um mandado de segurança do STJ.

A dúvida é sobre quem deve julgar a questão dentro do STJ. O pedido tramita na Primeira Seção, de Direito Público, mas a União quer que o caso seja enviado para a Terceira Seção, da qual fazem parte todos os ministros que já confirmaram a condenação de Lula no caso Triplex. Sob a batuta do ministro Felix Fischer, o ex-presidente tem colecionado derrotas da área penal do STJ.

Melhor sorte socorreu Lula na Seção de Direito Público do STJ. Em agosto deste ano, o relator do Mandado de Segurança 26627, ministro Sergio Kukina, deferiu pedido de liminar, determinando que Ministério da Justiça que informe ao ex-presidente sobre a existência de tais pedidos. Em setembro, porém, essa decisão foi suspensa.

A defesa de Lula alega litigância de má-fé, por parte da União, quanto ao pedido de suspensão. E afirma que a medida teria fins escusos, visando apenas postergar o cumprimento da decisão proferida no mandado de segurança. A conferir o desfecho na Corte Especial de quarta-feira.

 

(Por Mariana Muniz/Radar)

Bolsonaro grava para campanhas e aposta em 2º turno em RJ e SP. Presidente pediu votos para Celso Russomanno (Republicanos) na capital paulista e no Rio, Marcelo Crivella

 ELEIÇÕES 2020

 Presidente Jair Bolsonaro voltou a contestar a obrigatoriedade de vacinar a população - EVARISTO SA / AFP

 Presidente Jair Bolsonaro voltou a contestar a obrigatoriedade de vacinar a populaçãoEVARISTO SA / AFP

O presidente Jair Bolsonaro intensificou ontem a participação nas eleições municipais e gravou vídeos para aliados em cidades estratégicas. Bolsonaro pediu votos para Celso Russomanno (Republicanos) em São Paulo e disse acreditar que tanto o deputado como o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, do mesmo partido, avançarão no segundo turno. Os dois perderam pontos nas pesquisas divulgadas ontem pelo Ibope.

O presidente vive um dilema. Não pode colar sua imagem à de um candidato que está mal nas pesquisas para que a derrota não seja debitada em sua conta. Ao mesmo tempo, precisa ter o apoio de prefeitos nos maiores colégios eleitorais, como São Paulo e Rio, para alavancar sua campanha por um segundo mandato em 2022.

Na manhã desta sexta, 30, Bolsonaro recebeu Crivella para um café, no Palácio da Alvorada, e gravou um vídeo com ele. Candidato à reeleição, o prefeito do Rio vem caindo nas pesquisas. "Eu acho que vai ter segundo turno tanto no Rio como em São Paulo e a gente vai ganhar nos dois municípios", afirmou o presidente, em conversa com apoiadores no Alvorada.

O apoio de Bolsonaro a Crivella, que há menos de dois meses foi alvo de busca e apreensão em inquérito aberto para investigar esquema de corrupção na Prefeitura, não pareceu tão efusivo quanto a Russomanno. "Como falei na live, você pode ter seu candidato sem problema nenhum (...). Se você não quer votar no Crivella, não vamos brigar por causa disso", afirmou ele aos seguidores. O prefeito do Rio perdeu quatro pontos entre as duas últimas rodadas de pesquisas do Ibope (mais informações nesta página).

Na noite de quinta-feira, 28, em transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente tentou dar um empurrão em Russomanno. "Conheço ele há muito tempo. Celso Russomanno é minha pedida para São Paulo. Quem não escolheu ainda, (se) puder escolhê-lo, a gente agradece aí", disse Bolsonaro na live em que também pediu votos para seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), candidato à reeleição no Rio.

O presidente se encontrou com Russomanno ontem à tarde no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, antes de embarcar para o Guarujá, onde pretende passar o feriado. Ele gravou algumas frases para serem usadas na propaganda eleitoral do aliado nas eleições 2020. O encontro não constava na agenda oficial do presidente e nem na agenda divulgada pela equipe de campanha de Russomanno.

O candidato do Republicanos caiu cinco pontos em 15 dias, de acordo com o Ibope. Com o diagnóstico de que o apoio de Bolsonaro pode atrapalhar, a coordenação de sua campanha tirou da propaganda o jingle que mencionava o presidente. Diante de protestos do Planalto, porém, o comitê reavalia a estratégia.

Pedida

Apesar de ter entrado na campanha, Bolsonaro afirmou ontem não poder se envolver mais porque, para tanto, precisaria mobilizar uma equipe de seguranças e há uma "limitação" de recursos. Trata-se de um discurso para explicar por que ele não grava vídeos para todos os que pedem. A ordem no Planalto é concentrar energias nas campanhas que disputam as "joias da coroa".

 

 

(Por:Estadão Conteúdo)

Não há previsão no momento de extensão do auxílio emergencial, diz Waldery. Em balanço dos impactos das medidas para o combate à covid-19, gastos com o auxílio somam R$ 321,8 bilhões

SEGUNDO WALDERY

 O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Junior, afirmou que a MP do Contribuinte Legal, reforçará o caixa do governo em 2020 - ABr

 O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Junior, afirmou que a MP do Contribuinte Legal, reforçará o caixa do governo em 2020

 Brasília - O secretário de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, disse nesta sexta-feira, 30, que não há previsão, no momento, de extensão dos pagamentos do auxílio emergencial. Em balanço dos impactos das medidas para o combate à covid-19, Rodrigues disse que os gastos com o auxílio somam R$ 321,8 bilhões, mesmo valor considerado em apresentações anteriores.

Na entrevista coletiva, o secretário destacou as medidas adotadas pelo governo, como o benefício emergencial, que permitiu a suspensão de contratos de trabalho e redução de jornadas.

"O fundo do poço ficou em abril, maio, tanto em relação à arrecadação quanto à atividade econômica", afirmou o secretário.

Ele ressaltou que a redução de riscos fiscais e defesa do teto de gastos continuam sendo a premissa da equipe econômica.

 

 (Por Estadão Conteúdo)

Ator mirim de 'Amor de Mãe' pede R$ 20 mil em processo contra a Globo. Criança não teria recebido o valor de R$ 60 por um dia de gravação

 TELEVISÃO

 Ator mirim processa a Globo por falta de pagamento de cachê - Divulgação

 Ator mirim processa a Globo por falta de pagamento de cachê

São Paulo - Um ator mirim da novela "Amor de Mãe" está processando a Rede Globo por falta do pagamento de seu cachê de R$ 60. Segundo a coluna do Leo dias, do "Metropoles", a participação do menino em "Amor de Mãe" foi gravada em 21 de janeiro e o pagamento seria feito 30 dias depois. No entanto, foi comunicado que houve um atraso e duas novas datas foram informadas, 10 de abril e 23 de maio, que também não foram cumpridas.

O ator  tem apenas 10 anos e está sendo representado pela mãe. No processo, também é relatado que os figurantes não receberam alimentação durante o dia de gravação. A responsável pelo pagamento não é a Rede Globo, e sim, uma agência de casting, Natalia Promoções e Eventos. De acordo com a "Isto É", a mãe do ator pede R$ 20 mil no processo: R$ 10 mil por perdas e danos e R$ 10 mil por danos morais.

A Rede Globo ainda não foi comunicada judicialmente e não se pronunciou sobre o caso.

 

 

(Por iG)

Morre quinta vítima de incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso no Rio de Janeiro. Paciente era homem de 70 anos, que foi transferido para o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, com diversas comorbidades

 QUINTA VÍTIMA

Pacientes são retirados de prédio no dia do incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso - Reginaldo Pimenta

 Pacientes são retirados de prédio no dia do incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso

Rio - Morreu às 6h da manhã desta sexta-feira, a quinta vítima do incêndio do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), na Zona Norte do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da RioSaúde. De acordo com o órgão, o paciente estava no CTI, tinha 70 anos e estava com diversas comorbidades.

“Incluindo cardiopatia grave e insuficiência renal, com histórico recente de parada cardiorrespiratória durante procedimento cardiológico de alta complexidade”, diz a RioSaúde em nota, que acrescenta. "O paciente já chegou ao Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no dia 27, intubado, muito grave e com teste positivo para covid-19".

Entre as vítimas do incêndio estão: Núbia da Silva Rodrigues, de 42 anos; Marcos Paulo Luiz, 39 anos; uma mulher, de 83 anos, ainda não identificada; outra mulher, 73 anos, também não identificada e um homem, 70 anos, ainda não identificado.
 
Nesta sexta-feira, a Polícia Federal (PF) informou que a perícia já está sendo realizada no HFB de acordo com as possibilidades técnicas permitidas pelas condições do local. “Paralelamente, plantas do hospital, imagens das câmeras de segurança e fotografias também já estão sendo objeto de análise pelos peritos federais”, afirma a PF em nota.
 
 
 (Por O Dia

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Grampos e pedras furam pneus de carros no acesso ao aeroporto de Natal e polícia suspeita de ação de assaltantes. Caso aconteceu na noite desta quinta-feira (29) no trecho que liga a BR-304 e a rotatória para o terminal.

 PERIGO NA ESTRADAGrampos e pedras no acesso ao Aeroporto de Natal furaram pneus de pelo menos três carros — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

 Grampos e pedras no acesso ao Aeroporto de Natal furaram pneus de pelo menos três carros — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Grampos e pedras deixados no meio da pista que dá acesso ao Aeroporto Internacional Aluísio Alves, na região metropolitana de Natal, furou pneus de veículos que passavam pelo local na noite desta quinta-feira (29). Pelo menos três carros tiveram pneus furados. 

O caso aconteceu entre a principal rotatória que dá acesso ao terminal e a BR-304 em Macaíba. A Polícia Militar suspeita que da ação de bandidos que tinham a intenção de fazer assaltos na região. Ninguém foi preso.  

O motorista de transporte de passageiros por aplicativo, Raphael Lucena Pires, foi uma das vítimas. Dois pneus do carro dele foram furados. 

O homem afirmou que estava indo para o aeroporto pegar um passageiro, quando percebeu o que ele achava ser um animal morto no acostamento. Imediatamente, ele sentiu que o carro passou por cima de um monte de pedras e grampos. No entanto, ele disse que não viu criminosos e que os policiais chegaram poucos minutos depois ao local.  

Em um outro caso, os dois ocupantes do carro vinham de Rio da Prato e disseram ter ouvido inclusive o que parecia ser tiros, ao passar pelos grampos e pedras no meio da pista. 

Após ser acionada, a Polícia Militar chegou ao local em cerca de cinco minutos e retirou as pedras e os grampos - conhecidos como miguelitos - do meio da pista. Os policiais ainda fizeram buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado.  


(Por Inter TV Cabugi)

Após 2 anos foragido, um dos maiores traficantes de drogas do RN é preso no Recife. "Sandrinho" estava foragido desde 2018, quando foi preso com 150 quilos de drogas, joias e armas

 PRISÃO

 Após 2 anos foragido, traficante de natal é preso no recife

 "Sandrinho", de 37 anos, foi preso nesta quinta-feira 30

Apontado pela Polícia Civil como um dos maiores traficantes de drogas do Rio Grande do Norte, Alexsandro dos Santos Pinheiro, conhecido como “Sandrinho”, foi preso nesta quinta-feira 29 no Recife, em Pernambuco. Ele estava foragido há 2 anos, após ter sido preso com 150 quilos de drogas, joias e armas.

A prisão de Sandrinho foi feita por policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), em conjunto com policiais civis da DEPATRI/PCPE.

O traficante ficou conhecido após ser preso, em 2018, com 150 quilos de drogas, balança de precisão, joias, dinheiro e duas armas, uma espingarda calibre 12 e uma pistola 9mm — sendo solto na audiência de custódia.

A alegação na época, tanto do Ministério Público quanto do Judiciário, foi de que o delegado que lavrou o flagrante tinha negado aos advogados de defesa o direito de elaborar perguntas às testemunhas policiais. Após a liberação do preso na audiência de custódia, a DEICOR pediu a prisão dos envolvidos.

No entanto, Sandrinho fugiu. Depois destes dois anos, os policiais da DEICOR descobriram que o foragido continuava traficando drogas, que estava morando em Pernambuco e que tinha ligação direta com uma facção de São Paulo.

 

(Por:AgoraRN)

Familiares e amigos marcam novo protesto por menino de 8 anos desaparecido em Natal. Ato foi marcado para esta sexta-feira 30 e deve ocorrer na Zona Norte da cidade

ANGÚSTIA

Família busca garoto de 8 anos que desapareceu há uma semana na zona norte de natal

 José Carlos tem 8 anos e desapareceu na semana passada. Foto: José Aldenir/Agora RN

Familiares e amigos do menino José Carlos, de 8 anos — desaparecido desde o último dia 21 — marcaram um novo protesto para esta sexta-feira 30 na Zona Norte de Natal. O local e o horário ainda serão confirmados. O ato é para cobrar informações sobre o paradeiro do garoto, que desapareceu após sair de casa para deixar uma garrafa de suco para o irmão.

O primeiro protesto foi na quarta-feira 28 no cruzamento das avenidas João Medeiros Filho e Moema Tinoco. De acordo com a mãe de José Carlos, Ozenilda da Silva, o filho saiu de casa na quarta passada, por volta das 9h30, para deixar uma garrafa de suco com o irmão, que trabalha no sinal do cruzamento das avenidas Moema Tinoco e João Medeiros Filho, na altura do bairro Pajuçara. “Ele parou em uma construção para beber água, mas quando saiu de lá não foi mais visto”, contou. 

Investigação

As investigações estão sendo conduzidas pelo Núcleo de Investigação Sobre Pessoas Desaparecidas (NIPD), vinculado à Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), mas ainda não há informações que possam ser divulgadas. Denúncias que ajudem a encontrar José Carlos podem ser feitas pelo número 181, de forma anônima.

 

(Por:AgoraRN)

Casal é preso com quatro armas, drogas e motocicleta roubada em São José de Mipibu. Polícia Militar realizou prisões ao verificar denúncia de um local utilizado como ponto de tráfico, no Centro do município.

 EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU,  RN

 

 Polícia Militar apreendeu quatro armas de fogo, drogas e uma motocicleta roubada que estava sendo desmanchada pelo casal que foi preso

A Polícia Militar prendeu um casal com quatro armas de fogo, drogas e uma motocicleta roubada, na noite dessa quinta-feira (29), no município de São José de Mipibu, na região metropolitana. De acordo com a PM, equipes da cidade e de Parnamirim realizavam uma operação quando receberam informações sobre um local que seria utilizado como um ponto para o tráfico de drogas.

Ainda segundo a PM, os militares foram verificar as denúncias e durante o patrulhamento na rua Padre João Maria, no Centro, visualizaram um indivíduo em atitude suspeita, que tentou fugir ao perceber a chegada da PM. Na residência, os policiais relataram que foram encontradas quatro armas de fogo, sendo uma escopeta calibre 12, dois revólveres e uma pistola de fabricação caseira, todas devidamente municiadas.

drogas-h

Um casal se encontrava na casa e foi detido no momento que estavam desmanchando uma moto com queixa de roubo. Também foram encontrados no interior da moradia, uma planta de maconha, rádios comunicadores, balanças de precisão e porções de diversos tamanho de uma substância semelhante a maconha, blusões camuflados usados na prática de roubos, várias peças de motos desmanchadas e uma moto que tinha sido roubada horas atrás.

O casal, juntamente com toda a materialidade do crime, foram conduzidos e apresentados a autoridade policial na Central de Flagrante da Polícia Civil onde foi realizado o procedimento legal cabível.

 

(Por:Nominuto.com)

Prefeito de Extremoz é afastado por suspeita de esquema de corrupção. MPF aponta pagamentos de propina que chegaram a alimentar campanha da esposa de Joaz Oliveira em 2018.

 OPERAÇÃO REI JUDÁ

 Ministério Público Eleitoral obteve o afastamento do prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, suspeito de participar de esquema de corrupção.

O Ministério Público Eleitoral obteve junto ao corregedor regional Eleitoral do TRE, desembargador Claudio Santos, o afastamento do prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, e outros quatro servidores públicos do município. Força-tarefa formada pelo MP Eleitoral, Receita Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal constatou um esquema criminoso de lavagem de dinheiro público desviado para a campanha a deputada estadual (em 2018) de Elaine Neves, esposa do prefeito. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 19 endereços de Natal, Extremoz e Recife na manhã desta sexta-feira (30).

A força-tarefa aponta que o prefeito, a esposa e servidores promoveram fraudes em licitações para compra de medicamentos (totalizando um possível prejuízo de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos), em troca de pagamento de propina. Parte dessa contrapartida teria ido para a campanha de Elaine Neves e tentou-se encobrir a irregularidade a partir de doações ilegais feitas por cargos comissionados da Prefeitura, já depois da votação e por ordem de Joaz Oliveira. O esquema de corrupção ainda se mantém ativo. Somente em 2020, as empresas envolvidas já receberam mais de R$ 800 mil do município.

Além do casal (Elaine Neves é também chefe de Gabinete da Prefeitura), foram afastados a chefe de gabinete adjunta, Francisca Rosângela Ribeiro Monteiro; a secretária Municipal de Administração, Maria Mércia de Brito Ferreira; e o gerente de Tributação e Fiscalização Municipal, Pablo Rodrigo Bezerra de Medeiros. Sete sócios e administradores de empresas envolvidos no esquema estão sendo investigados: Luiz Silvério Sobrinho Júnior, Tônio Fernando Silveira Mariz, Maria da Conceição Moura Nascimento, Andreia Karla Gonçalves de Santana, Ivan Augusto Seabra de Melo Sobrinho, Gabriel Delanne Marinho e Julierme Barros dos Santos.

Riscos

Os ilícitos sob análise vão dos previstos na Lei de Licitações, até crimes contra a Administração Pública, organização criminosa, somados à lavagem e ocultação de bens, em conexão com crimes eleitorais, de acordo com os procuradores eleitorais Fernando Rocha, Rodrigo Telles e Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes. “Os elementos (…) evidenciam um audacioso esquema de corrupção em curso na Prefeitura Municipal de Extremoz”, resume o MP Eleitoral, no pedido de afastamento.

O Ministério Público apontou o risco de o esquema não só seguir ocorrendo, como de vir a gerar novos reflexos na atual campanha, em que Joaz Oliveira é candidato à reeleição. “A ausência de qualquer tipo de responsabilização pelos fatos pretéritos constitui um verdadeiro convite a que se utilize novamente dos mesmos expedientes criminosos”, alerta o MP Eleitoral.

Campanha

As investigações começaram após a prestação de contas de Elaine Neves ter sido desaprovada, devido a diversas irregularidades que indicavam a ocorrência de captação e gastos ilícitos de recursos. Constatou-se que no início de novembro de 2018, já depois da votação, servidores públicos do município – principalmente ocupantes de cargos em comissão - foram constrangidos por superiores a realizar depósitos na conta de campanha de Elaine Neves.

Ao todo, 14 servidores promoveram um total de 38 depósitos em espécie, totalizando R$ 87 mil (25% do valor arrecadado pela candidata na campanha, em que se tornou suplente). Esse simples fato já representa uma irregularidade, uma vez que a legislação determina que doações acima de R$ 1.064 devem ser feitas, obrigatoriamente, por meio de transferência eletrônica.

Servidores comissionados confirmaram, em depoimento ao Ministério Público do Estado, que promoveram as doações para a campanha da “primeira-dama” a pedido de ocupantes de cargos do alto escalão do município e sob a promessa de que teriam o dinheiro de volta, o que de fato ocorreu, indicando se tratar de mera manobra pra tentar justificar a propina utilizada na campanha.

Fraudes

Essa propina que em parte se tentou “lavar” através das doações dos servidores é resultado do esquema montado desde o início da atual gestão de Joaz Oliveira (iniciada em 2017) junto a empresas de medicamentos e que se confirmou através de coleta de provas (incluindo a movimentação financeira dos envolvidos), relatórios da CGU e colaborações premiadas.

O MP Eleitoral concluiu pela existência de uma “verdadeira organização criminosa” na Prefeitura, com objetivos de recebimento de propina “paga pelas empresas de fornecimento de medicamento para o atual prefeito e sua esposa” em troca de desvio de recursos públicos em favor desses empresários.

As fraudes nas licitações (confirmadas por auditoria feita pela CGU a pedido do MP Eleitoral) incluíam a utilização de empresas chefiadas por laranjas, fraude na cotação de preços, divergências de dados, ausência de notas fiscais, entregas de produtos diferentes dos licitados, dentre outras irregularidades. De 230 itens licitados em um dos certames, somente houve disputa efetiva em 11, um forte indício de “conluio entre os licitantes”.

Em todos os procedimentos analisados, a CGU encontrou graves irregularidades. O potencial prejuízo aos cofres públicos alcançou R$ 2.024.064,55.

Medidas

Além de afastados de suas funções, os cinco integrantes da Prefeitura (assim como os sete empresários) não poderão manter contato com as testemunhas que assinaram termo de colaboração premiada e nem poderão acessar qualquer prédio público relacionado à administração do Município de Extremoz.

O MP Eleitoral obteve ainda a imediata suspensão de todos os pagamentos da Prefeitura (e dos próprios contratos) às empresas investigadas: RN Comércio de Medicamentos e Material Hospitalar; JM Comércio e Representação Eireli; Saúde Doctor; Nacional Medicamentos; Artmed Comercial Eireli; e Depósito Geral de Suprimentos Hospitalares Ltda. A DH Comércio de Medicamentos e Materiais Hospitalares Ltda. também está sob investigação, porém não possui contratos com o município.

Os mandados de busca e apreensão, além das residências dos 11 envolvidos e das empresas, tiveram como alvo a sede da Prefeitura de Extremoz, a Secretaria de Saúde e o Hospital e Maternidade Presidente Café Filho. Dos endereços onde foram cumpridos, onze são de Natal, seis de Extremoz e dois em Recife (PE).

 

 

 (Por: MPF/Nominuto.com)

Operação combate fraudes em licitação, desvio de recursos e lavagem de dinheiro em Extremoz. Mais de 70 policiais federais cumprem 23 mandados de busca e apreensão por determinação do TRE.

"VALE TUDO"

 Operação da PF, MPF, CGU e Receita Federal cumpre 28 mandados na manhã desta sexta-feira em Extremoz.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal, com apoio da Receita Federal e da Controladoria Geral da União, deflagraram na manhã desta sexta-feira (30), a Operação Vale Tudo* visando desarticular uma organização criminosa acusada de fraudes em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no município de Extremoz, Região Metropolitana de Natal.

Mais de 70 policiais estão cumprindo 23 mandados de busca e apreensão por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em desfavor de servidores da prefeitura daquela cidade e de empresários do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Também serão cumpridos 5 mandados de suspensão da função pública e dos pagamentos referentes aos contratos da prefeitura com as empresas investigadas.

A investigação teve início a partir de indícios de falsidade na prestação de contas da campanha política de uma candidata a deputada estadual nas Eleições de 2018, cuja pessoa, à época, era ligada aos gestores municipais de Extremoz. 


Durante a análise das contas da referida candidata verificou-se a existência de muitas doações oriundas de servidores municipais em valores que chegavam a quase totalidade dos seus vencimentos mensais. Chamados a prestar esclarecimentos, alguns deles confessaram que, após terem feito a transferência para a conta da campanha, receberam os valores em espécie por orientação dos gestores do município.

Com o avanço das investigações e, através da quebra de sigilo bancário, verificou-se que a organização criminosa teria desviado mais de R$ 2 milhões de reais entre os anos de 2017 e 2020, por meio de fraudes em licitações que visavam à aquisição de medicamentos, produtos odontológicos e hospitalares destinados ao município de Extremoz.

*O nome da operação faz referência aos “vales”, documento que era entregue para o controle de estoque da Secretaria Municipal de Saúde, o qual apresentava itens em menores quantidades, todavia com valores superfaturados.

 

(Por:Nominuto.com)