segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Reitor eleito do IFRN é nomeado pelo Ministério da Educação após 8 meses. Instituto Federal tinha Josué Moreira como reitor temporário desde o mês de abril.

EDUCAÇÃO

José Arnóbio de Araújo Filho foi o vencedor das eleições para reitor do IFRN, em consulta acadêmica, em dezembro de 2019. 

 Depois de oito meses de espera, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) nomeou nesta segunda-feira (21) o professor José Arnóbio de Araújo Filho para o cargo de reitor. Ele foi eleito em dezembro de 2019 no primeiro lugar da lista tríplice para o comando da instituição e aguardava a nomeação desde o dia 20 de abril.

A nomeação foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério da Educação, e  assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Milton Ribeiro, atendendo a atende a uma decisão da juíza Gisele Leite, da 4ª Vara Federal, do dia 11 de dezembro.

Pela decisão, o IFRN teria que fazer a nomeação de José Arnóbio de Araújo Filho dentro do prazo de cinco dias. A magistrada determinou a suspensão da portaria n.º 405/2020, do Ministério da Educação (MEC), que nomeou o professor Josué Moreira de Oliveira como reitor pro tempore (temporário) em abril deste ano. Josué sequer participou do pleito.

José Arnóbio de Araújo Filho foi o vencedor das eleições em consulta acadêmica em dezembro de 2019, mas o governo federal nomeou o professor Josué Moreira Oliveira, que sequer participou das eleições, alegando que José Arnóbio respondia a um processo administrativo.

O processo na Justiça Federal foi movido pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional. 


(Por:Nominuto.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário