SEGURANÇA PÚBLICA
A partir das 8h de hoje (21), começa a funcionar no Rio Grande do Norte a
sua nova Delegacia Virtual. A ferramenta, que ficará à disposição da
população 24 horas, está sendo implantada em parceria com o Ministério
da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Secretaria Nacional de Segurança
Pública (Senasp).
Neste primeiro momento, a Delegacia Virtual
possibilita a comunicação de 19 tipos de ocorrências, entre elas furtos,
extravios e crimes de menor potencial, como ameaça, calúnia, injúria,
difamação e estelionato. Porém, ela também poderá abranger outros tipos
de crimes. A novidade estará disponível por meio da integração do
sistema nacional com os sistemas estaduais, garantindo maior eficiência,
segurança, agilidade e comodidade para a comunicação de ocorrências.
Adson
Maia, delegado responsável pela implantação da Delegacia Virtual no RN,
explica que existe um diferencial desta nova ferramenta em comparação à
Delegacia Eletrônica que já existe em funcionamento no estado. “Até
então, o cidadão que usava a internet para registrar uma ocorrência, ele
precisava ficar acessando o sistema para acompanhar se o registro feito
havia sido aceito e homologado. Agora, neste novo modelo, assim que o
registro é aprovado e formalizado, o próprio sistema envia o B.O.
automaticamente para o e-mail informado pelo comunicante”, destacou.
Ainda
de acordo com o delegado, o usuário pode fazer a comunicação de
qualquer lugar, basta utilizar um dispositivo eletrônico com conexão de
internet, seja por smartphone, computador ou tablete.
Para a
delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Ana Claudia
Saraiva Gomes, a Delegacia Virtual é uma ferramenta que “facilita e
amplia o atendimento à população, principalmente nestes tempos de
pandemia, permitindo que a pessoa permaneça em casa. E é preciso
destacar que ela dá mais agilidade às equipes de investigação, que
receberão a comunicação da ocorrência em um tempo mais rápido,
otimizando bastante e fortalecendo a própria Delegacia Virtual”.
Economia
Segundo
o Ministério da Justiça, além da padronização de informações, a
utilização da Delegacia Virtual garante economia de recursos públicos e
custo zero com a adoção de aplicações para registro e gestão de boletins
de ocorrências e procedimentos pela Polícia Civil. A solução
possibilita realizar customizações e inclusões de novos tipos de
comunicação de ocorrências, inclusive de forma temporária, como, por
exemplo, durante a pandemia da Covid-19.
Como acessar
Para
acessar a nova Delegacia Virtual e fazer o registro de um Boletim de
Ocorrência pela internet, o usuário deve acessar o site da Polícia Civil
do RN (www.policiacivil.rn.gov.br) e clicar no menu DELEGACIA VIRTUAL
ou no BANNER NA PARTE INFERIOR.
(Por:Nominuto.com)

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