terça-feira, 30 de setembro de 2014

Juiz Verlano Medeiros: “Vamos agir com rigor para evitar a compra de votos.” Juiz eleitoral revela que já teve conhecimento de alguns casos e que a Polícia Federal já está investigando

FISCALIZAÇÃO
Verlano-Queiroz-de-Medeiros-JA-(28)
O juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) Verlano Medeiros de Queiroz disse hoje, durante entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94, que a Justiça Eleitoral irá atuar com rigor para coibir a compra de votos no dia da eleição. Ele disse que a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal estão de posse de informações sobre fatos ocorridos no Rio Grande do Norte. “O TRE tem conhecimento de alguns fatos que tem acontecido pelo Estado, inclusive também já é de conhecimento da Polícia Federal. Vamos agir com rigor. Vai haver fiscalização nas estradas, nas vias vicinais, no mar, todo o tipo de providência para que essa malfadada compra de votos venha a diminuir. É um mal que afeta toda a sociedade e que a Justiça Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte vai coibir com muito rigor”.

Verlano Medeiros disse que juízes de 36 zonas eleitorais solicitaram tropas federais e que, há 15 dias, também foi designado um juiz para Jucurutu, onde não havia juiz eleitoral. “O Tribunal Regional Eleitoral designou um juiz para lá e ele achou melhor ter o reforço policial. Então são 37 Zonas Eleitorais que terão Forças Federais”, afirmou, destacando que na Grande Natal haverá reforço nos municípios de Goianinha e Macaíba, e na região do Oeste em Apodi, Mossoró e Felipe Guerra, que são as áreas mais complicadas.
Apesar disso, o juiz afirma que a expectativa é de um pleito tranquilo no estado. “Nós acreditamos que vai ser um pleito tranquilo, como vem sendo o pleito aqui no Rio Grande do Norte”. A exceção, segundo ele, tem sido municípios como Mossoró, por causa do acirramento. “Mas nós que fazemos parte da Corte dos juízes eleitorais, o Ministério Público também, entendemos que vai ser um pleito muito tranquilo, dentro da expectativa, com alguns problemas localizados, mas isso já está sendo verificado. O próprio Ministério Público está monitorando para que tudo transcorra na maior normalidade”.

Segundo Verlano, o TRE está bastante atendo à fiscalização. “Recentemente reuniram-se todos os juízes, o procurador regional eleitoral, doutor Gilberto Barroso, com todos os promotores eleitorais. A Justiça Eleitoral vai colocar nas ruas vários fiscais para impedir a compra de votos. É um alerta que a Justiça Eleitoral dá aos candidatos: vai estar atenta para combater qualquer prática de criminalidade”.

O juiz apela para que o eleitor indeciso vote, em vez de anular ou votar em branco. Opte pelo candidato melhor. “É o momento de o eleitor exercer a sua cidadania. Nossa democracia é muito recente. Que o eleitor escolha o seu candidato, vá a urna e exerça o seu direito e veja quem é o melhor candidato para governar o Estado do Rio Grande do Norte. Essa questão de não votar não leva a nada, o eleitor tem que votar, tem que escolher sim, tem que fazer uma opção, por aquele que acha que é o melhor candidato”.
Na reta final de campanha, Verlano alerta que os candidatos podem continuar com sua programação normal, inclusive no rádio e televisão. “Aqui para o Estado o último dia para rádio e televisão é na quarta-feira e nacional é na quinta-feira e comício até na sexta-feira. Até às 24 horas da sexta-feira pode ser realizado comício e no sábado, na véspera da eleição, pode ser feito propaganda normal com distribuição de adesivos e santinhos até às 22h, inclusive com carro de som passando o jingle do candidato”.
Verlano integra a comissão criada pelo TRE para atuar na apuração dos votos. Amanhã haverá entrevista coletiva às 17 horas para informar como será feita a totalização. “Acreditamos que só vamos começar a divulgar os boletins a partir das 17h30, porque, como temos muitos municípios que participaram da biometria, a gente acha que vai atrasar um pouco a votação. Os juízes eleitorais ficarão em contato permanente com a comissão julgadora, para que só possamos divulgar o primeiro boletim a partir do momento que soubermos que não tem nenhum eleitor na fila para votar”.

O resultado deverá ser anunciado entre 21h30 e 22h, sobretudo se haverá segundo turno. “A Justiça Eleitoral não trabalha com essa questão de percalço. O que podemos ter é algum problema na identificação biométrica por exemplo, pessoas que tem problema com diabetes, as vezes tem problema na digital. Então isso nós acreditamos que pode haver um certo tipo de atraso na votação, mas em relação a algum percalço nós acreditamos que não”.

O tempo de votação previsto pelo TRE será na faixa de 1 minuto e 14 segundos. “Na última eleição foi de 1 minuto e 8 segundos, mas com essa biometria nós estamos estipulando o tempo de 1 minuto e 14 segundo. Por isso a gente acha que em algumas cidades do Estado, por que nós temos no Estado 1.562 locais de votação e 6.732 seções eleitorais, não são poucas seções eleitorais, a gente acredita que vai haver algum atraso em algumas seções, em alguns locais em algumas Zonas Eleitorais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário