terça-feira, 30 de setembro de 2014

VLT começa a funcionar até o final de outubro entre Ceará-Mirim e Parnamirim. Projeto de modernização do sistema ferroviário potiguar, que inclui 12 novos veículos, deve ser concluído até 2017

EXPECTATIVA

Fonte: José Aldenir
Fonte: José Aldenir
Alessandra Bernardo
alessabsl@gmail.com

Até o final deste ano, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Natal estará com duas composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) funcionando regularmente entre os municípios de Ceará-Mirim e Parnamirim, passando pela capital. O primeiro veículo, que possui capacidade para transportar até 600 pessoas com conforto e será entregue à população até o final de outubro, passou pelo quarto teste dinâmico na manhã desta segunda-feira (29), durante a apresentação da composição à imprensa potiguar.

Segundo o superintendente regional da CBTU Natal, João Maria Cavalcanti, o projeto de modernização do sistema ferroviário potiguar deve ser concluído até meados de 2017, quando todos os 12 VLTs estarão em pleno funcionamento entre os dois municípios. Ele disse que as mudanças, orçadas em R$ 500 milhões vindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos e Mobilidade do Governo Federal, contemplarão ainda a substituição de trilhos e dormentes dos 56 quilômetros de extensão da malha ferroviária da região.

O projeto prevê também construção de 30 novas estações em diversos pontos do itinerário. Já com relação às 22 atualmente em funcionamento, 19 serão demolidas e reconstruídas, nos mesmos pontos e das outras três, as da Ribeira e Extremoz, por serem prédios históricos e não poderem ser desmanchadas, passarão por reforma para adaptação. Já a do Pitimbu, na zona Oeste de Natal, foi construída recentemente e não necessita de intervenção.

“Todas essas mudanças devem acontecer nos próximos três anos, quando vamos aumentar dos atuais oito para 60 mil passageiros beneficiados ao dia. Serão 12 composições, de três carros cada um, todos com capacidade para transportar 600 pessoas por viagem, que também aumentará de número. Hoje, o tempo médio de espera é de uma hora e meia, mas quando terminarmos a implantação do projeto, daqui a três anos, será de 20 minutos, no máximo”, explicou João Maria.

O superintendente da CBTU Natal disse também que já foi feita a substituição de cinco quilômetros de malha e que as peças novas que serão instaladas nos lugares das antigas já estão chegando à companhia e garantidos, por verba federal. Além disso, tod o projeto é feito com garantia de acessibilidade e todas as composições são adequadas para o transporte de cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção.
“As composições são ecologicamente corretas, não poluem o ambiente, oferecem conforto aos passageiros e sem previsão de aumento da tarifa cobrada, que é de R$ 0,50. A mobilidade mudará muito e o deslocamento das pessoas será feito com maior rapidez, conforto e segurança para todos, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos à população. Essa etapa do VLT atenderá o sistema atual em três linhas, cobrindo os municípios de Natal, Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim, num total de 56 quilômetros”, explicou.

As três linhas são divididas em cores: amarela, entre Natal e Parnamirim, com 12 estações e 17 quilômetros de extensão; verde, entre o Centro de Natal e o extremo da zona Norte, com dez estações e 15 quilômetros e azul, entre o extremo norte de Natal a Ceará-Mirim, com oito estações e 24 quilômetros de extensão.

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