domingo, 28 de setembro de 2014

Violência em Nova descoberta cai após base da Polícia Militar. Mesmo satisfeitos com a redução da violência na região, Emerenciano conta que os moradores estão planejando ampliar a base da PM

INIBIÇÃO

Foto: José Aldenir
Foto: José Aldenir
Se o Governo não faz o que deveria ser feito para ajudar a população, a própria sociedade tem agido para conseguir ter uma vida mais tranquila em Natal, que vem passando por sérios problemas na questão da segurança. No bairro de Nova Descoberta, na zona Sul da capital potiguar, os moradores se uniram e instalaram uma base da Polícia Militar na região. Um ano depois, o resultado foi uma diminuição significante da criminalidade.

“A comunidade de Morro Branco (conjunto que faz parte de Nova Descoberta) não aguentava mais a violência. Todos os dias tínhamos pessoas da nossa comunidade que eram assaltadas. O medo era muito grande e não víamos o Governo se movimentar para encontrar uma solução. Um absurdo. A insegurança era muito grande. Então resolvemos agir. Nos juntamos e fomos atrás de todos os órgãos responsáveis para mostrar a nossa realidade e cobrar soluções”, destacou Mario Emerenciano, líder da associação de moradores do bairro.

O primeiro passo da população foi comprar um trailer, que é exatamente o mesmo que neste sábado (27) completa um ano de instalação. “Depois nós fomos em diversos órgãos do Governo. Batalhamos bastante para que o Governo mandasse policiais para a nossa base. Não tivemos nenhuma barganha política, tudo apenas na força de vontade da nossa comunidade. Tiramos dinheiro do nosso bolso para arrumar o trailer e conseguimos trazer esses policiais para o nosso bairro”.

O resultado não poderia ter sido mais satisfatório. A redução da criminalidade foi sentida pouco tempo depois da instalação da base. “Agora estamos comemorando um ano da instalação da base. Não vou falar que diminuiu 100% (a criminalidade), mas sem dúvida alguma diminuiu uns 90%. De um bairro altamente perigoso, com assaltos todos os dias, Nova Descoberta se transformou em um bairro tranquilo. Claro que a criminalidade existe, pois em qualquer lugar vai existir a violência. Mas agora nós podemos sair de casa com uma sensação maior de segurança”, comentou Mario.

Mesmo satisfeitos com a redução da violência na região, Emerenciano conta que os moradores estão planejando ampliar a base da PM. “Queremos fazer uma base policial de primeiro mundo. Vamos entregar esse trailer para outras comunidades que precise e vamos construir uma base melhor. Vamos gastar R$ 26 mil nessa nova base. Claro que é dever do Estado garantir a nossa segurança. Mas, se a população tem condições de fazer alguma coisa para melhorar, tem que fazer”.

Rocas também se mobilizou
Além de Nova Descoberta, o bairro das Rocas, outro da capital que vive momentos complicados no que diz respeito à insegurança, também se mobilizou e esta semana inaugurou um trailer na praça Lion Club, que fica no centro comercial do bairro. “O reforço no policiamento na região já era algo que a população vinha pedindo há algum tempo. Os moradores do bairro fizeram a reforma do trailer e agora estamos assumindo. O trailer vai ficar em um local que tem grande fluxo de pessoas todos os dias, principalmente nas segundas, que é dia de feira. Os próprios feirantes já tinham reclamado da criminalidade. Depois das 22h, a viatura do bairro ficará fazendo o patrulhamento. É uma maneira de ficarmos mais próximos da comunidade”, destacou o coronel Francisco Araújo, comandante geral da PM do RN.

Questionado sobre o fato da população se mobilizar para garantir a própria segurança, coronel Araújo confirmou que a PM tem limitações, mas que está fazendo de tudo para conseguir diminuir os índices da criminalidade. “Nós temos 24 bases comunitárias espalhadas pela cidade. Dentro dos nossos limites, vamos fazendo o que é possível para tentar atender aos anseios da população. Recebemos viaturas nos últimos meses e outras que estavam quebradas também já estão nas ruas. Sabemos dos locais que têm maior incidência de crimes e deslocamos essas viaturas para esses locais, com isso conseguimos aumentar a ostensividade e diminuir alguns índices”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário