sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Semsur rebate acusações e diz que curral municipal passa por reformas. Atualmente o curral municipal abriga 26 animais, sendo 24 jumentos e dois equinos

SERÁ?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
As denúncias de maus tratos aos animais que estão abrigados no Curral Municipal foram realizadas tendo como base inverdades. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Semsur, é responsável pelo curral e afirma que as informações não procedem, levando em consideração que os animais recebem os devidos cuidados e contam com uma equipe de profissionais habilitados para oferecer a assistência necessária a eles, o veterinário e zootecnista visitam o local regularmente.

Atualmente o curral municipal abriga 26 animais, sendo 24 jumentos e dois equinos. “Temos consciência do trabalho que estamos desenvolvendo é totalmente benéfico para esses animais. Convido qualquer pessoa a vir até o curral verificar de perto o tratamento que é dado aos animais”, disse o chefe da fiscalização e da apreensão de animais da Semsur, Carlos Falcão.

Com relação ao animal encontrado morto, o chefe de fiscalização esclarece que a responsabilidade do curral é abrigar os animais recolhidos na rua, entretanto muitos deles chegam bastante debilitados, uma vez que são maltratados e abandonados por seus próprios donos. “Os animais chegam aqui muito feridos e cansados, a partir de então começamos a tratar e a alimentar, mas ocorre de alguns não resistirem e morrerem”, declarou.

Além das benfeitorias já citadas o curral está passando por uma reforma da parte elétrica e hidráulica, será construída uma baia de isolamento para os animais que tiverem algum tipo de doença, um novo cercamento que dividirá os animais por sexo e também melhorias na sede da administração.

O trabalho desenvolvido na apreensão dos animais realizado pela secretaria consiste aguardar a retirada por parte dos donos por até 72 horas.  Para resgatar o animal, o dono precisa dirigir-se à Semsur com documento de identidade e comprovante de residência. Caso os proprietários não apareçam para recebê-los, os animais passam a pertencer ao município que desenvolve um trabalho em parceria com a Polícia Rodoviária Federal na condução desses animais para regiões de campos abertos no interior do estado.

A Prefeitura firmou uma parceria com a UnP (Universidade Potiguar), essa parceria consiste que os alunos da universidade, irão ter aulas práticas no local realizando acompanhamento clinico nos animais.
Para denunciar animais soltos nas ruas, a população pode entrar em contato com o Setor de Fiscalização, Apreensão e Remoção de Animais da Semsur pelo telefone 3232-9845, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário