ELEIÇÕES 2020
Kelps Lima em entrevista para Mara Godeiro, no RN no Ar | Foto: Amanda Carvalho
O candidato à prefeitura de Natal, Kelps Lima (Solidariedade), foi o terceiro a ser entrevistado no programa RN no Ar, da TV Tropical, em uma série que sabatinará os 13 proponentes ao cargo até o dia 5 de novembro. Saúde, educação, transporte público e tecnologia estiveram entre os temas abordados por ele ao responder os questionamentos da Jornalista Mara Godeiro, na manhã desta quarta-feira (21).
Projeto do seu plano de governo, as câmaras temáticas serão implantadas, segundo o candidato, na administração pública para dar voz às necessidades da comunidade em uma administração participativa. “Sai a politicagem e entra a sociedade, essa é a nossa lógica”, disse Kelps ao defender que isso quebraria com a manutenção de um sistema oligárquico no cargo desde 1985. “Natal só elegeu prefeitos de famílias, de oligarquias”.
Sobre educação remota, uma realidade imposta pela pandemia da covid-19, Kelps disse que “é uma vergonha a prefeitura liberar a escola particular e não voltar com a escola pública por que não sabe usar a tecnologia”. Na opinião dele, os servidores públicos estão sim preparados para o novo método. Como proposta, disse que irá equipar as escolas com tecnologias de forma que o aluno seja capaz de sair dela preparado para o mercado de trabalho.
Caso seja eleito, Kelps afirmou que irá promover, no primeiro ano de gestão, a licitação de ônibus para que Natal possa ter uma frota nova e equipada com tecnologia que possa garantir ao passageiro não perder tempo esperando pelo coletivo. Defendeu também a interligação dos transportes públicos. Enfatizou que conhece a realidade de quem precisa de transporte público e que a cidade nunca teve um prefeito que tenha tido a necessidade de andar de ônibus. “Natalense nunca votou em natalense médio”.
“Quem precisa de saúde pública em Natal passa por humilhações”, respondeu o atual deputado ao ser indagado sobre soluções para a área, em especial, no trato com a pandemia do coronavírus. Ele disse que é humilhante ter que esperar uma noite na fila dos postos para conseguir atendimento e para isso irá trabalhar com precauções das doenças.
Indagado sobre o que faria para impulsionar o turismo em Natal, disse que o primeiro passo seria limpar as praias e colocar guardas municipais para que os turistas e o natalense se sentissem seguros nos locais. Defendeu o turismo religioso, visto que o nome da cidade e os símbolos dela são religiosos e citou os Reis Magos.
Durante os dez minutos de entrevista, o reajustamento da administração pública por meio da tecnologia foi recorrente na fala do candidato que acredita ser isso uma ferramenta que irá coibir a corrupção e melhorar os serviços prestados à população.
Nas considerações finais, disse que está preparado para administrar Natal e citou sua origem, “nasci no Alecrim, andei de ônibus, conheço cada cantinho de Natal". Lembrou de quando foi secretário municipal de transportes, durante um ano. “Nesse um ano, Natal ganhou o prêmio de melhor política de trânsito no Brasil” e finalizou convidando o povo natalense a cuidar da cidade, independemente do voto.
(Por:Fernanda Valéria/Portal da Tropical)
Nenhum comentário:
Postar um comentário