domingo, 23 de maio de 2021

ABC e América fazem clássico no Frasqueirão por sobrevivência no Estadual

 CLASSICO-REI

Moacir Piza e Evaristo precisam de vitória em busca da classificação

Faz tempo que um clássico envolvendo ABC x América não possui um significado tão importante quanto esse que será realizado hoje, a partir das 16 horas, no estádio Frasqueirão. Muito mais que os três pontos, o que estará em jogo dentro dos noventa minutos será o próprio futuro das equipes na temporada de 2022. O vencedor dará um passo importante para garantir vaga na final do segundo turno e brigar por um calendário repleto na próxima temporada, enquanto quem sair derrotado desse duelo, deixará o campo com uma responsabilidade enorme sobre os ombros, uma vez que para não ficar fora da disputa do brasileirão, terá de conquistar o acesso para Série C esse ano. O duelo terá transmissão especial da Rádio Jovem Pan News Natal (93,5FM) já a partir das 15h.

Além de duas vagas na Série D, o Campeonato Potiguar também é qualificativo para disputa da Copa do Brasil, vagas ofertadas para o campeão e o vice, além de uma vaga na Copa do Nordeste, competições que possuem as melhores premiações para os clubes da região atualmente. Independente de ser campeão, o Alvinegro terá participação assegurada na próxima edição da Copa do Nordeste, por ser o clube local com melhor ranking na lista da CBF. Inicialmente ele está qualificado para disputar a pré-Copa NE, que definirá os últimos quatro classificados para fase de grupos. Para chegar lá, o América terá de conquistar o título estadual, mas neste caso, ele entrará direto na fase de grupos.

A classificação atual da Copa RN, equivalente ao segundo turno do estadual, aponta pelo menos cinco clubes na luta para garantir uma das duas vagas na final. A diferença entre o América que é o líder do turno para o Globo, que se encontra na quinta colocação é de quatro pontos, faltando duas rodadas a serem jogadas para encerrar a fase que irá definir quem serão os finalistas. No cenário onde através de uma combinação simples de resultados, um dos dois pode perder a vaga no G-2 na véspera da rodada final, a palavra derrota está riscada do dicionário esportivo tanto para alvirrubros quanto para os alvinegros. Os dois treinadores sabem perfeitamente disso, por isso, já respiram o clássico, desde o final da rodada realizada na última quarta-feira.

“O ABC, após a chegada de Moacir Júnior, encorpou o elenco com alguns reforços. Foram atletas bem interessantes como Claudinho e Éderson. É um time que está com uma proposta um pouco mais ofensiva, com bastante transição. Então teremos um duelo difícil, um jogo grande e que vale muito para as duas equipes. Temos de estar muito bem preparados e bastante concentrados para tentar fazer valer a força do nosso grupo,mesmo fora de casa. Essa é uma partida que não podemos ter erros e para isso vamos trabalhar forte até o momento da partida", afirmou o comandante americano Evaristo Piza.

Pelo lado abecedista, o treinador Moacir Júnior sabe bem da importância desse compromisso, ele espera que o ABC após a primeira “decisão” contra o Santa Cruz, volte a trilhar pelo caminho das vitórias para garantir uma vaga na final do Estadual, que hoje é o objetivo primordial dentro do Alvinegro.

"O jogo pode garantir para qualquer uma das equipes uma condição muito favorável visando o desfecho da última rodada. A gente, por jogar em casa, tem de buscar impor o ritmo. Já pegando o jogo contra o Santa Cruz, no primeiro turno, onde tive uma participação indireta, nós fizemos seis jogos e obtivemos quatro vitórias, um empate e uma derrota. Então esse grupo está muito determinado e futebol é assim, geralmente quando sobra vontade, a parte técnica fica um pouco afetada”, destacou Moacir Júnior, fazendo alusão ao futebol de resultado, que o clube promoveu na rodada passada. “O torcedor abecedista pode ficar ciente de que o clube possui um grupo e uma comissão técnica que não vai dar facilidade para nenhum tipo de adversário. O ABC precisa ser assim, pela sua grandeza ele necessita ser determinado e, com isso, espero que o clube conquiste a classificação para final", frisou.

O zagueiro alvirrubro Elton sabe da importância das próximas duas rodadas para o seu clube e está ciente que, apesar de estar na liderança, a vaga na final ainda não está assegurada. Mas ele destaca que o importante é que o clube está dependendo apenas de suas próprias forças para conquistar o objetivo imediato de todo o grupo.

“Sabemos da importância de jogar um clássico, costumam ser sempre jogos mais disputados, mas todos aqui sabem da evolução que o América vem conquistando dentro da competição. Então a receita é continuar trabalhando para evoluir ainda mais, nós estamos focados no compromisso assumido pelo grupo e todos estão cientes da importância dessas duas rodadas que faltam para cumprir”, disse o defensor americano.

Para Vinícius Paulista, a seriedade com a qual o ABC está disputando essa reta final de segundo turno, pode acabar fazendo a diferença para o lado do clube. Os atletas sabem da importância dos jogos e logo após a derrota para o Potiguar o grupo se fechou visando disputar três decisões em busca de uma vaga na final e a concentração no adversário será total.

“Sabíamos que tínhamos condições de bater o Potiguar, mas após a derrota, o grupo fechou em torno do nosso objetivo então passamos a encarar toda partida como uma verdadeira final para o nosso clube. Os atletas estão com esse espírito de decisão e, com fé em Deus, tudo vai acabar dando certo”, ressaltou o volante Vinícius Paulista, autor do segundo gol e que garantiu a vitória diante do Santa Cruz, que manteve o ABC na briga por uma vaga na decisão do segundo turno.

Rodada
A rodada ainda tem outros dois jogos. Um deles, Globo  x Santa Cruz também vale a briga por uma vaga na decisão do turno. O time de Ceará-Mirim ocupa a quinta colocação com sete pontos e quer vencer para ter chances na rodada final. A Águia já conquistou o primeiro turno e está na decisão geral do Campeonato Estadual.

Por outro lado, o Santa Cruz, que vem de derrota numa briga direta contra o ABC, sabe que precisa dos três pontos para chegar na rodada seguinte sonhando com a final do turno. O Tricolor é o terceiro lugar na classificação com nove pontos conquistados.

Amanhã à tarde a rodada chega ao fim com a partida entre Força e Luz e ASSU. Nenhuma das duas equipes tem mais chances na competição, ou correm risco de rebaixamento, uma vez que o pleno Tribunal de Justiça Desportiva – TJD confirmou a punição com perde de 12 pontos ao Palmeira do Agreste. Com isso, o Alviverde já está rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar. A partida está marcada para às 15h.
Times prováveis

ABC x América
Frasqueirão, 16h

ABC: Wellington, Netinho, Vinícius leandro, Helitão e Marcílio; Vinícius Leandro, Valderrama e Denner; Claudinho, Wallyson e Levi. Técnico: Moacir Júnior.

América: Samuel Pires, Everton Silva, Ian Carlo, Elton e Fernando; Wellington Cezar (Guedes), Everton Heleno e Romarinho; Luan Silva, Wallace Pernambucano e Rafael Rosa. Técnico: Evaristo Piza.

Árbitro: Caio Max Vieira
Assistentes: Lourival Cândido e Alciney Santos.


(Por:Tribuna do Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário