quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Deputados tomam posse dia primeiro e elegem presidente

LEGISLATIVO
 Assembleia vai escolher o presidente da próxima Legislatura e tendência é reconduzir Ezequiel
 Assembleia vai escolher o presidente da próxima Legislatura e tendência é reconduzir Ezequiel 

A Assembleia Legislativa está tomando as providências para o cerimonial de posse dos 24 deputados estaduais, reeleitos e eleitos nas eleições eleições de 2018,  às 9 horas do dia 1º de fevereiro.  Os convites para a solenidade de posse  dos parlamentares da 62ª Legislatura (2019/2013) com a assinatura do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), estão sendo expedidos às autoridades, convidados e familiares dos parlamentares, inclusive com o  nome do vereador Sandro Pimentel (PSOL), cuja suspensão de diplomação foi  revogada ontem pela Justiça Eleitoral.

O cerimonial da Assembleia está organizando três ambientes para a solenidade de posse dos deputados, que regimentalmente ficarão no plenário Deputado Clóvis Motta. Também estão sendo preparados o salão nobre Deputado Iberê Ferreira e o auditório Deputado Cortez Pereira, o chamado “plenarinho”, onde serão instalados dois “telões” para a transmissão ao  vivo da solenidade para convidados, pois nas duas galerias, só cabem 200 pessoas sentadas. Os gabinetes dos deputados eleitos e daqueles que permanecem no parlamento estadual, servirão de locais para a acomodação de assessores e convidados para a solenidade de posse dos deputados.

Este ano, a posse dos deputados ocorre em data atípica, uma sexta-feira, quando não há sessão ordinária da Assembleia. Logo após a posse dos deputados, já ocorrerá a eleição dos sete membros da mesa diretora da Assembleia, que até agora tem como candidato  a presidente o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), que vem sendo reconduzido ao  cargo desde 2015, quando assumiu a presidência pela primeira vez, sendo reconduzido para o segundo mandato de 2017/2018.

Como agora se trata do início de uma nova legislatura, pelo Regimento Interno da Casa, é permitida a eleição de Ezequiel Ferreira, que é tido como candidato a governadora do Estado, para o terceiro mandato à frente da presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A primeira sessão ordinária do ano ocorrerá já na manhã de 05 de fevereiro, uma terça-feira, com a leitura da primeira mensagem anual da chefe do Executivo, a governadora Fátima Bezerra (PT), ocasião em que ela também deverá encaminhar os primeiros projetos à votação no parlamento, a fim de regulamentar os decretos emitidos no começo de janeiro com relação a cessão de servidores, jornada de trabalho dos servidores e sobre a calamidade financeira do Estado.

A governadora deverá, ainda, enviar projetos extinguindo duas secretarias extraordinárias - Assuntos Institucionais e Políticas para Mulheres, que será incorporada à Secretaria de Justiça e Cidadania, que por sua vez terá o desmembramento da Coordenadoria de Administração Penitenciária, que será transformada em secretaria.



(via:TN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário