domingo, 31 de janeiro de 2016

Polícia Militar terá concurso para “2 mil” vagas

CONCURSO

Em entrevista exclusiva para a TV Tribuna, o novo comandante da Polícia Militar do RN, Cel. Dancleiton Leite, falou das perspectivas para a segurança pública, a partir de ações da corporação, e de integração entre as forças policiais doestado.

O comandante, Cel. Dancleiton, mencionou o desejo de ver a Polícia Militar ter mais dois mil homens em seu quadro através de concurso público, que os esforços se somam para que seja ainda em 2016. Confira a matéria completa, aqui! 

 Por Jair Sampaio

Correios abrem edital para oferecer serviço de telefonia celular

EDITAL
correio_cel
Os Correios abriram concorrência para empresas interessadas no projeto de exploração do serviço de telefonia móvel por meio de rede virtual. A estatal escolherá uma operadora de celular como seu representante. A empresa selecionada oferecerá o serviço com chip da marca Correios. Após a abertura das propostas, que devem ser apresentadas até o dia 17 de março, todas as empresas poderão fazer novos lances.

Os Correios avaliarão as propostas considerando o somatório do maior valor de remuneração dos chips pré-pagos e do maior percentual de comissão pela venda de recargas realizadas. O valor mínimo previsto para a operação pretendida é de R$ 282 milhões, para um período de cinco anos. Nessa operação, os Correios usarão a infraestrutura de telecomunicações da operadora selecionada. Para concorrer, a operadora deve estar presente em pelo menos 50% dos municípios brasileiros.

Onde é o país onde a polícia prende, mas a Justiça solta?

CONFIRA
 
Uma reportagem do “Bom Dia Brasil”, da Globo, mostra a tragicômica situação de um país onde a polícia prende, mas as brechas na Lei permitem a soltura quase que imediata dos malfeitores.

Confira nas imagens:

Polícia prende, justiça solta

Senador Garibaldi lamenta morte de Geraldo Gomes em Currais Novos

LUTO
garibaldi_geraldo
Quero expressar o meu voto de pesar à família do ex-prefeito Geraldo Gomes, que faleceu na madrugada deste domingo. Também manifesto minha solidariedade à população de Currais Novos, que o elegeu quatro vezes para comandar os destinos da cidade. Doutor Geraldo tinha completado 84 anos recentemente, no dia 9 de janeiro. Peço a Deus conforto para a esposa Maria Coeli e seus filhos e filhas.

Garibaldi Alves Filho Senador

“BBB 16”: Daniel fala sobre ex-BBB acusado de estupro no programa

"BBB 16"
Daniel do BBB relembrou caso polêmico do programa (Foto divulgação)
Daniel do BBB relembrou caso polêmico do programa (Foto divulgação)

No “BBB16”, Daniel, atual Líder da semana resolveu relembrar um dos casos mais polêmicos ocorridos dentro do programa. Em conversa com Geralda, Renan e Juliana, o líder estava comentando sobre os desentendimentos de Ana Paula e Laércio, quando a sister chamou o curitibano de “pedófilo nojento”.

“Você lembra daquela cara que foi acusado de estupro aqui dentro? A menina bebeu, pulou na cama com ele e no dia seguinte: ‘ah, eu não lembro de nada’. Isso acaba com a vida de um homem”, opinou o empresário.

Geralda também aproveitou para da sua opinião sobre o caso: “Eu sou mulher, mas digo: mulher é muito oportunista. Se ela foi, ela foi com as pernas dela”.

“Não dá, tem coisas aqui que você tem que tomar cuidado. Aqui até os pensamentos da gente tem que ser vigiado”, concluiu Daniel.

Fonte:otvfoco

Em comunicado, Ximbinha se pronuncia sobre saída de Thábata Mendes

COMUNICADO
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Como já noticiado aqui no TV Foco, a cantora  Thábata Mendes deixou a banda XCalypso, e na tarde deste sábado (30) Ximbinha resolveu se pronunciar.

Por meio de sua assessoria de imprensa, ele falou sobre o rumo que a banda vai tomar. O comunicado afirma que A decisão foi tomada em comum acordo com o guitarrista Ximbinha, e que o motivo foi divergências conceituais em torno do projeto.

Leia na íntegra:
“A cantora Thábata deixa de ser a vocalista da X-Calypso a partir deste domingo, 31. A decisão foi tomada em comum acordo com o guitarrista Ximbinha, criador da banda. O motivo foi divergências conceituais em torno do projeto. Ximbinha ressalta sua admiração pelo talento e poder vocal de Thábata e lamenta sua saída. Thábata, por sua vez, afirma que os últimos três meses foram de muito aprendizado e de formação profissional. Ambos acreditam que esta foi a melhor decisão, que não prejudicará contratantes e revela o respeito aos novos fãs que a X-Calypso vem conquistando desde sua primeira apresentação no dia 3 janeiro, quando reuniu um público de mais de 100 mil pessoas no aniversário da cidade de Ananindeua, no Pará. Ximbinha assegura também que o Projeto X-Calypso continua firme e todos os contratos assumidos serão cumpridos. A partir de hoje a X-Calypso ganha uma nova roupagem: a cantora pernambucana Leya e o paraense Gêh Rodriguez assumem os vocais e uma terceira vocalista, que ainda será escolhida, vão compor o projeto X-Calypso ao lado da guitarra de Ximbinha”, finaliza o comunicado.

Fonte:otvfoco.

BBB16’: Ana Paula e Laércio sofrem bombardeio nas redes sociais. Internautas criticam descontrole da mineira e comportamento de Laércio irrita não só as feministas

"BBB 16"
Ana Paula discutiu com Laércio, a quem chamou de "pedófilo"
Ana Paula discutiu com Laércio, a quem chamou de "pedófilo" (Reprodução/VEJA)

O ataque de Ana Paula a Laércio na madrugada de sábado, a defesa de Daniel ao designer de tatuagem e a maneira como a edição do Big Brother Brasil levou todos esses acontecimentos ao ar vêm sendo motivos de especulação e muita discussão nas redes sociais. Uns defendem a postura combativa da mineira, enquanto outros acham que ela está exagerando.

Relembrando: Ana Paula se estressou com o modo com que Laércio olhava as meninas dançando durante a festa "Pub" e com os gestos obscenos simulando sexo oral, em tom de brincadeira, que ele fez. Mais tarde, ao entrar no quarto para descansar, encontrou Laércio dormindo de cueca e ficou indignada. Chamou alguém para cobri-lo (Cacau cumpriu a missão) e mesmo assim, muito nervosa, o acordou aos berros, o chamando de "velho nojento" e "pedófilo".

Mais tarde, Daniel chamou a mineira para conversar na companhia de Munik e Cacau, comentou que a palavra usada (pedófilo) foi muito forte e insistiu para que ela pedisse desculpas para Laércio. Ana não gostou da intromissão de Daniel em um assunto que não lhe dizia respeito e questionou, inclusive entre os participantes, suas verdadeiras intenções. No fim, antes que Daniel chegasse em Laércio, Ana tratou de pedir desculpas, mesmo em tom rude. Apesar disso, afirmou que mantém a antipatia que sente por Laércio - que não se alterou em momento algum.

Nas redes sociais, internautas reclamaram que a edição do programa fez de Daniel uma espécie de "herói" (na conversa do pay per view, ele foi bastante confrontado por Ana) e que minimizou a birra de Ana Paula por Laércio, omitindo as cenas no programa em que ele afirmou que gosta de meninas mais novas. Tanto no Facebook quanto no Twitter, muitas pessoas - diversas mulheres feministas, mas vários homens também - defenderam o direito de Ana Paula se sentir incomodada com o olhares de Laércio e com o fato de ter de dormir ao lado de alguém que mal conhece de roupa íntima. Outros acreditam que Laércio não fez nada demais até agora e que Ana provoca muito barulho por nada.

Vale lembrar que, mesmo antes de o BBB começar, acusações de uma garota contra Laércio surgiram nas redes sociais, dizendo que ele assedia meninas menores de idade e usa bebida para facilitar as investidas. Não veio à tona, até o momento, nenhuma acusação formal ou algo, como um boletim de ocorrência, que seja uma prova concreta. Tudo indica que o paredão, cuja votação acontece hoje, será disputado justamente entre Ana Paula e Laércio, rendendo ainda mais discussões na rede.

por:Veja

Neymar e o Fisco: a bola fora do craque. O Ministério Público Federal denuncia o atacante e seu pai e empresário à Justiça por sonegação fiscal e falsidade ideológica, crimes que têm pena prevista de até cinco anos de prisão. É o mais novo lance em uma jogada que ameaça, fora de campo, o mais brilhante astro do futebol brasileiro da última década e expõe o lado nebuloso do esporte mais popular do mundo

SONEGAÇÃO FISCAL
Marcação cerrada - O ídolo do Barcelona pode se tornar réu na Justiça brasileira
Marcação cerrada - O ídolo do Barcelona pode se tornar réu na Justiça brasileira(Matthew Ashton/AMA/Getty Images)

Aos 23 anos, Neymar está no auge da carreira. Há três semanas, ficou pela primeira vez entre os três melhores do mundo, feito que nenhum jogador brasileiro tinha alcançado nos últimos oito anos. Em oito meses, no ataque do Barcelona, conquistou a Liga espanhola, a Copa do Rei, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes. Na seleção, já é o quinto maior goleador da história, com 46 gols. Isso tudo dentro de campo. Fora dele, o atacante tem colecionado uma derrota atrás da outra. Na Espanha, é alvo de dois processos, um cível e o outro criminal, acusado de corrupção e estelionato em uma investigação que apura se ele forjou contratos para esconder parte do dinheiro que recebeu ao trocar o Santos pelo Barcelona.
Segundo a estimativa do Fisco espanhol, o brasileiro deixou de pagar 9 milhões de euros (39,4 milhões de reais, no câmbio atual) em impostos. Nesta semana, ele deve depor na Justiça espanhola sobre as acusações na área penal. No Brasil, os problemas também estão no seu encalço. Em setembro, a Justiça determinou o bloqueio de 188,8 milhões de reais do jogador, valor da multa aplicada pela Receita por sonegação de impostos entre 2011 e 2013 em contratos com o Santos, com empresas para fazer publicidade e na transação que o levou para a Espanha. Mas o golpe mais duro contra o maior astro do futebol brasileiro veio na semana passada. O Ministério Público Federal denunciou à Justiça Neymar e seu pai e empresário, Neymar Santos, sob as acusações de falsidade ideológica e sonegação fiscal. Além dos dois, foram denunciados o ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell e o atual, Josep Maria Bartolomeu. A pena para esses dois crimes pode chegar a cinco anos de prisão.

De acordo com a denúncia sigilosa feita pelo procurador Thiago Lacerda Nobre na quarta-feira passada, a que VEJA teve acesso com exclusividade, Neymar pai e Neymar filho criaram empresas de fachada e adulteraram documentos para pagar menos impostos. O mecanismo utilizado é simples: para escaparem dos 27,5% da mordida do Leão sobre pessoas físicas, o jogador e seu pai criaram empresas para receber a maior parte de seu salário no Santos e dos contratos de publicidade e, assim, pagar uma alíquota menor, o que significou um abatimento de mais de 50% no imposto a pagar. Em seis anos, eles abriram três empresas: a Neymar Sport e Marketing, a N&N Consultoria Esportiva e a N&N Administração de Bens. Nenhuma delas, segundo a denúncia da Procuradoria, possuía "capacidade econômico-financeira, gerencial ou operacional" para administrar a carreira de Neymar - os sócios eram o pai e a mãe de Neymar e havia apenas dois funcionários, que trabalhavam como seguranças. De 2010 a 2013, Neymar recebeu 43,78 milhões de reais do Santos, mas só 8,1 milhões em forma de salário, como pessoa física. O restante foi por meio dos "contratos de imagem" firmados com suas empresas. Apenas em 2011, as companhias dos Neymar também selaram ao menos onze contratos com patrocinadores, que somaram quase 75 milhões de reais. Afirma o procurador, que trabalhou em conjunto com a Receita Federal: "Fica muito claro que Neymar e seu pai constituíram as empresas com o único objetivo de receber por elas os valores dos contratos e assim pagar menos impostos". A assessoria de Neymar disse que ele e seu pai não vão se manifestar, pois não foram notificados e não têm ciência dos fatos.
AS ACUSAÇÕES CONTRA O PAI DE NEYMAR - Empresário do atacante, Neymar Santos ocupa lugar de destaque na denúncia do Ministério Público. Ele é suspeito de ser o principal organizador da estratégia utilizada para pagar menos impostos, ao transferir os ganhos da pessoa física para a jurídica, e de adulterar contratos para incluir dados que não existiam na época em que foram firmados
AS ACUSAÇÕES CONTRA O PAI DE NEYMAR - Empresário do atacante, Neymar Santos ocupa lugar de destaque na denúncia do Ministério Público. Ele é suspeito de ser o principal organizador da estratégia utilizada para pagar menos impostos, ao transferir os ganhos da pessoa física para a jurídica, e de adulterar contratos para incluir dados que não existiam na época em que foram firmados(VEJA.com/VEJA)


O caso de Neymar é o mais ruidoso, seja pelos valores, seja por envolver o mais brilhante jogador de futebol do país na última década, porém está longe de ser o único. A marcação sobre esse tipo de arranjo tem se tornado mais cerrada nos últimos anos, mas sempre existiu. No ataque, a Receita, que no caso do craque do Barcelona e da seleção brasileira fez tabelinha com o Ministério Público. Na defesa, advogados tributaristas que alegam tratar-se de uma prática legítima.

Entre 2012 e 2015, outros 88 jogadores foram autuados pela Receita Federal. Afirma Kleber Cabral, vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco): "Nesses casos, acreditamos que o direito de imagem foi utilizado para substituir o salário do jogador. Assim, tanto o atleta quanto o clube pagam menos impostos. Só que, na verdade, há uma relação trabalhista mascarada como prestação de serviços".

Os tributaristas contrários à interpretação da Receita afirmam que o principal problema é a rigidez do Fisco na análise da legislação. Diz Felipe Dutra, professor do Ibmec: "A discussão correta é: faz sentido ou não que a empresa exista? Se o jogador nunca usou sua imagem fora do gramado, não. Mas Neymar é uma grife, com contratos de publicidade, que traz rendimentos para o clube. Pode alegar, com razão, que precisa de uma estrutura empresarial para melhorar a gestão de sua marca". Um empecilho para essa interpretação é o fato de as empresas em questão não terem nenhuma estrutura. Afirma o advogado Felipe Ferreira Silva, autor do livro Tributação no Futebol: Clubes e Atletas: "Sem funcionários, colaboradores ou sede, não há como provar o propósito negocial da empresa. Hoje em dia é comum, inclusive em outros países, que os fiscos cobrem multas e impostos quando as firmas são constituídas com o fim único de reduzir ou não pagar tributos".

É por isso que, ao lado de Neymar, outros craques que entrariam facilmente numa seleção dos melhores do mundo também enfrentam problemas na Justiça. No gol está o ex-goleiro do Real Madrid Iker Casillas, hoje no Porto: em 2014, ele fez um acordo com a Receita espanhola e pagou 2 milhões de euros por "discrepância na interpretação das normas". O meio-­campo é formado por Xabi Alonso, do Bayern de Munique, investigado por crimes fiscais por usar empresas no exterior para receber direitos de imagem entre 2010 e 2012, quando jogava no Real Madrid, e pelo argentino Javier Mascherano, volante do Barcelona, condenado na semana retrasada a um ano de prisão e a pagar uma multa de 815 000 euros por sonegar 1,5 milhão de euros entre 2011 e 2012. No ataque, ao lado de Neymar, encontra-se o argentino Lionel Messi, acusado, juntamente com o pai, de fraudes fiscais entre 2007 e 2009 que somariam 4,1 milhões de euros. No julgamento, que começa em maio, o Ministério Público pedirá pena de 22 meses de prisão, além de pagamento de multa sobre o valor devido.

Os problemas do atacante brasileiro não se resumem à interpretação da Receita. Ele também é acusado pelo Ministério Público Federal de fraudar documentos para pagar menos tributos. Em vários casos, a investigação constatou que os contratos das empresas de Neymar com o Santos e com patrocinadores são anteriores à criação delas. Funcionava assim, segundo a denúncia: o atacante e seu pai fechavam o contrato entre a sua empresa e as outras partes, mesmo antes de ela ter sido registrada e ter um CNPJ. Depois, quando esses documentos já haviam sido obtidos, eles inseriam os dados nos contratos com data anterior. Um exemplo: em 10 de maio de 2006, uma das empresas, a Neymar Sport, fechou um contrato com o Santos para a exploração do direito de imagem do craque, em que já constava o seu CNPJ. O problema é que esse número ainda não existia - ele só foi emitido doze dias depois, em 22 de maio. Conclui o procurador na denúncia: "Trata-se de documento antedatado e cujos negócios jurídicos foram simulados".

Um dos grandes lances da investigação é a parte referente à venda de Neymar para o Barcelona, uma negociação que foi anunciada com o valor de 57 milhões de euros, mas que na verdade envolveu cerca de 90 milhões de euros. A investigação reconstituiu passe a passe os bastidores do acerto. Em 6 de dezembro de 2011 - quando Neymar ainda tinha contrato com o Santos até agosto de 2015 e o Barcelona estava proibido pela Fifa de contratar jogadores por ter negociado com menores de 18 anos -, o clube espanhol fez um contrato com uma de suas empresas, a N & N Consultoria, para conceder um "empréstimo" de 10 milhões de euros. Na época, a N & N não tinha nenhum funcionário e nenhum centavo de capital social. Alguns dias depois, o então presidente do Santos escreveu uma carta em que encurtava o contrato de Neymar para julho de 2014, quando ele se tornaria free agent, ou seja, não precisaria pagar mais nada ao Santos nem aos detentores de seu passe. Coincidentemente, a mesma data acertada com o Barcelona para a transferência do atacante ao clube. O dinheiro saiu, sem avalista nem garantia, no dia 15 de fevereiro do ano seguinte. Não só jamais foi pago como, a título de "indenização", a N & N recebeu outros 30 milhões de euros, por outro contrato, pagos em 2013 e 2014. Para o Ministério Público, nunca houve empréstimo ou indenização, mas apenas uma "mera simulação" para esconder um adiantamento do Barcelona ao jogador a fim de garantir a sua transferência dali a três anos. Ouvido em depoimento pelo procurador, o pai de Neymar foi de uma sinceridade ausente do futebol desde os tempos em que os jogadores davam entrevistas sem treinamento de especialistas para repetir que "o grupo está unido" e "nosso principal objetivo é sair daqui com os 3 pontos". Explicou Neymar pai: "Sabe o que o Barcelona está fazendo agora? O Barcelona ficou dois anos sem poder contratar (punido pela Fifa por negociar jogadores menores de 18 anos). Sabe qual a gerência que eles estão estudando? A nossa". E continuou: "É só não registrar, não tem problema. Eu não registro, mas eu posso fazer um contrato e executo lá na frente". O arremate vem em seguida: "Você quer esse moleque? Não, só entrego daqui a dois anos. Adianta uns '10 milhão aí', como a título de empréstimo, legaliza". A jogada tinha tudo para ser um golaço, mas pode se transformar na maior bola fora da carreira do craque. E quem sabe ajudar a limpar um dos últimos campos onde a corrupção ainda corre solta, os gramados de futebol.

Com reportagem de Pieter Zalis

'O Lula é o retrato do PT, partido envolvido em corrupção', diz Alckmin. Instituto Lula responde às críticas e sugere que o governador explique os desvios no estado de São Paulo

CORRUPÇÃO
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) faz um pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista, nesta sexta-feira (4), após suspender a reorganização da rede estadual de ensino
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) faz um pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista, nesta sexta-feira (4), após suspender a reorganização da rede estadual de ensino(Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo)

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou neste sábado, 30, durante entrevista coletiva à imprensa, que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva é o retrato do Partido dos Trabalhadores (PT) e que a sociedade espera que as suspeitas que recaem sobre o petista sejam apuradas rigorosamente.

Nesta semana, a Polícia Federal deflagrou a 22ª fase da Lava Jato, tendo como foco obras da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), entre elas o edifício Solaris, no Guarujá (SP), onde a esposa de Lula, Marisa Letícia, teve direito de compra de um apartamento. O ex-presidente e a ex-primeira-dama foram intimados pelo Ministério Público de São Paulo a depor sobre o apartamento, na condição de investigados - a investigação tenta descobrir se houve ocultação de patrimônio.

"Eu acho que o Lula é o PT. O Lula é o retrato do PT, partido envolvido em corrupção, sem compromisso com as questões de natureza ética, sem limites. É muito triste o que estamos vendo", disse o governador, em evento realizado em São Paulo. "O que a sociedade espera é que seja apurado com absoluto rigor e se faça justiça."

Lula nega qualquer ilícito envolvendo o apartamento. Em nota divulgada nesta semana, o petista diz repudiar "qualquer tentativa de envolver seu nome em atos ilícitos investigados na chamada Operação Lava Jato".

"Eu acho que o Brasil sempre teve, lamentavelmente, uma impunidade com o chamado crime do colarinho branco", afirmou Alckmin. "Eu acho que o país está dando um salto importante. É um sacrifício, é doloroso tudo isso, mas é necessário."

A fala de Alckmin aos jornalistas ocorreu após solenidade de entrega de 734 novas viaturas para as polícias Civil e Militar, destinadas às unidades da capital. Desse montante, 265 novos veículos serão destinados à Polícia Civil, enquanto a Polícia Militar receberá 469 viaturas. O investimento total do Estado para a renovação da frota foi de mais de R$ 56 milhões.

Lula responde
O Instituto Lula, através de sua assessoria de imprensa, rebateu as críticas do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e recomendou que o governador explique "desvios" no estado.

A entidade afirma que "seria mais proveitoso para a população de São Paulo se o governador explicasse os desvios nas obras do metrô e na merenda escolar, a violência contra os estudantes e os números maquiados de homicídios no estado, ao invés de tentar desviar a atenção para um apartamento que não é e nunca foi de Lula".

Nesta semana, a Polícia Federal deflagrou a 22ª fase da Lava Jato, tendo como foco obras da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), entre elas o edifício Solaris, no Guarujá (SP), onde a esposa de Lula, Marisa Letícia, teve direito de compra de um apartamento. O ex-presidente e a ex-primeira-dama foram intimados pelo Ministério Público de São Paulo a depor sobre o apartamento, na condição de investigados - a investigação tenta descobrir se houve ocultação de patrimônio.

(Com Estadão Conteúdo)

Presidente da Andrade Gutierrez negocia delação e pode entregar segredos de Lulinha. Procuradores da Lava Jato querem que Otávio Azevedo conte detalhes da compra de participação societária da Gamecorp – empresa que tem o filho mais velho de Lula como sócio – pela Telemar, que tem a Andrade Gutierrez entre seus controladores

LAVA JATO
É POR ALÍ! - A Procuradoria da República quer saber por que a Andrade Gutierrez, do empreiteiro preso Otávio Azevedo, repassou 5 milhões de reais à empresa de Fábio Luís, o filho mais velho de Lula
É POR ALÍ! - A Procuradoria da República quer saber por que a Andrade Gutierrez, do empreiteiro preso Otávio Azevedo, repassou 5 milhões de reais à empresa de Fábio Luís, o filho mais velho de Lula(Sérgio Lima/Folha Imagem)

O ex-presidente Lula tem uma espécie de dupla identidade. No mundo da fantasia, ele é a viva alma mais honesta do Brasil, não está sob investigação das autoridades nem tem responsabilidade sobre o petrolão e o mensalão. O líder messiânico, o novo pai dos pobres, seria a representação da virtude e da nobreza de propósitos. Já no mundo real, onde os fatos se sobrepõem a versões, emerge uma figura bem diferente - e bastante encrencada. A Procuradoria da República no Distrito Federal investiga se Lula fez tráfico de influência em favor da Odebrecht, que contratou a peso de ouro suas palestras enquanto atacava os cofres da Petrobras. O Ministério Público de São Paulo decidiu denunciar Lula por ocultação de patrimônio depois de colher evidências de que a OAS bancou a reforma de um tríplex no Guarujá que pertence à família do ex-presidente. Agora, é a vez de a Lava-J­ato chegar ao petista. Delegados e procuradores têm "alto grau de suspeita" de que a OAS, a fim de quitar propinas, deu imóveis a políticos. O caso do tríplex de Lula será esquadrinhado nessa nova etapa da operação, que foi batizada, devido ao seu DNA incontestável, de Triplo X.

O mito imaginário, quem diria, tornou-se um cliente contumaz da Justiça. Hoje, apurações sobre corrupção grossa deságuam sucessivamente nele. Autoridades já reuniram provas das relações umbilicais de Lula com a Odebrecht, a OAS e a UTC, cujo dono, Ricardo Pessoa, disse ao Ministério Público ter repassado 2,4 milhões de reais, via caixa dois, à campanha à reeleição do ex-pr­esidente. Suspeita de também participar do assalto à Petrobras, a Andrade Gutierrez deve engrossar o cordão de empreiteiras que cerca o petista. Preso desde junho do ano passado, o presidente licenciado da construtora, Otávio Azevedo, negocia um acordo de delação premiada com o Ministério Público. Os procuradores insistem para que ele conte detalhes da operação de compra de participação societária na Gamecorp - empresa que tem Fábio Luís, o filho mais velho de Lula, como sócio - pela antiga Telemar, que tem a Andrade Gutierrez entre seus controladores. Azevedo recusou-se até aqui a explicar a real motivação da operação. Os procuradores, em contrapartida, não aceitam assinar o acordo de colaboração enquanto não receberem a explicação devida.

Para sair do impasse e fugir de uma condenação pesada à prisão, Azevedo decidiu narrar seus segredos aos investigadores. Ele dirá que a antiga Telemar, que foi rebatizada de Oi, comprou cerca de 30% da Gamecorp, por 5 milhões de reais, em 2005, a pedido de Lula. Naquela época, o presidente sabia que o banqueiro Daniel Dantas apresentara uma oferta para se tornar sócio da Gamecorp. Como queria Dantas longe de seu filho e de seu governo, o petista, segundo Azevedo, pediu aos donos da Telemar/Oi, entre eles a Andrade Gutierrez, que apresentassem uma oferta agressiva de compra dos papéis da empresa de seu primogênito. Assim foi feito. Três anos depois dessa transação, o governo Lula mudou a legislação para permitir que a Telemar/Oi se fundisse com a Brasil Telecom, sob o pretexto de criar um gigante brasileiro no setor de telecomunicações. Azevedo confidenciou a advogados e executivos que, após essa segunda transação, viabilizada graças à mudança da legislação feita sob medida por Lula, sócios da Gamecorp e integrantes do governo começaram a exigir mais ajuda financeira da Andrade Gutierrez. Pressionada, a empreiteira, por meio da Oi, passou a contratar periodicamente serviços da própria Gamecorp. Serviços que, conforme Azevedo, não eram necessários.

Assim, estabeleceu-se um canal permanente de repasse de dinheiro para Fábio Luís e seus sócios - entre eles, Fernando Bittar e Jonas Suassuna, proprietários formais do sítio em Atibaia que é usado como refúgio por Lula e que, tal qual o tríplex no Guarujá, teve parte de sua reforma paga pela OAS. A assessoria de imprensa da Oi confirmou que a empresa contrata regularmente serviços da Gamecorp, mas se recusou a fornecer os valores dos contratos. Na campanha presidencial de 2014, integrantes da chapa de Dilma Rousseff chegaram a reclamar dos desembolsos da Andrade Gutierrez, acusando Azevedo de ser um tucano enrustido. Ele desabafou com um amigo: "O PT não pode reclamar depois de tudo o que fiz por eles". Azevedo disse que a pressão partia do ministro Edinho Silva, então tesoureiro da campanha à reeleição, e de Giles Azevedo, ex-­chefe de gabinete e atual assessor especial da presidente. Como se sabe, a parceria com a empreiteira transformou Fábio Luís, outrora um monitor de zoológico, num empresário de sucesso.

por:Veja

O mundo se curva ao ‘Aedes aegypti.’ O zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, avança no Brasil, espalha-se pelo mundo e provoca uma onda de alarmismo. A questão agora é colecionar mais evidências científicas que comprovem a relação do vírus com os casos de microcefalia

Aedes Aegypti
Ilusão de carnaval - Seria ótimo se o combate ao mosquito em todo o país fosse sempre como se viu na semana passada no Sambódromo — real, mas glamourizado com máscaras e equipamentos de proteção adequados
Ilusão de carnaval - Seria ótimo se o combate ao mosquito em todo o país fosse sempre como se viu na semana passada no Sambódromo — real, mas glamourizado com máscaras e equipamentos de proteção adequados(Leo Correa/AP)

Um mosquito ameaça nocautear a orgulhosa civilização tecnológica do século XXI. Os autores de ficção imaginaram o mundo de joelhos diante de terroristas, de invasores do espaço, devolvido à Idade da Pedra por uma guerra nuclear total e até mesmo acossado pela progressão incontida de algum vírus misterioso... mas submetido a um mosquito? Isso não. Isso seria enredo de filme de terror de um tempo remoto da humanidade. No começo do século passado, a malária, transmitida por mosquitos, mandou para o hospital dez de cada 100 trabalhadores encarregados da construção do Canal do Panamá - e só oito ­saíam de lá com vida.

Agora, mais de 100 anos depois, um outro mosquito está levando o presidente americano Barack Obama a convocar reuniões de emergência na Casa Branca, em Washington, e, do lado de lá do oceano, tirando do sério outro senhor do mundo, o russo Vladimir Putin. "E agora nos vem uma porcaria da América Latina", disse Putin depois de ser informado sobre o potencial de destruição dos vírus transportados pelo mosquito Aedes aegypti. Obama exigiu de seus sábios a produção imediata de uma vacina contra o zika, o vírus mais temido transmitido pelo Aedes aegypti. Ouviu deles que, na melhor das hipóteses, uma vacina contra o zika levará três anos para estar em condições de ser usada em larga escala.

A semana culminou com um alerta da chinesa Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mun­dial da Saúde (OMS): "O explosivo avanço do zika vírus é motivo de preocupação, especialmente diante do possível elo entre a infecção durante a gravidez e o nascimento de bebês com microcefalia". Os governos de El Salvador, Colômbia, Jamaica, República Dominicana e Equador recomendaram às mulheres evitar engravidar até 2018. Marcelo Castro, ministro da Saúde do Brasil, foi bombardeado por se sair com sugestão semelhante há algumas semanas. Disse ele: "Torço para que as mulheres peguem zika antes da idade fértil". Uma vez contaminado pelo zika, o organismo é imunizado contra novas infecções. É uma vacina natural. Como reconheceu a presidente Dilma Rousseff: "Estamos perdendo a luta contra o mosquito".

Em um mundo em que os avanços tecnológicos da medicina estão fazendo com que o número de pessoas que chegam com saúde aos 100 anos cresça rapidamente, é melancólico que a imunização contra o zika só esteja ao alcance por meio de uma pajelança, a exposição voluntária à picada do mosquito transmissor do vírus. Não é muito ousada a ideia de que em breve, nas avenidas elegantes das capitais mundiais, serão abertas clínicas de imunização contra o zika com suas criações de Aedes aegypti portadores do vírus. Nas luxuosas salas de recepção, mulheres jovens que planejam engravidar teclam em seus smart­phones de última geração, enquanto esperam a vez de oferecer o braço para a picada do Aedes aegypti. Não poderá haver imagem mais dramática da rendição da humanidade ao inseto que ela, não conseguindo erra­di­cá-lo, passar a criá-lo em cativeiro. O mosquito venceu.

Antes da vitória final, é provável que o mosquito possa saborear alguns triunfos localizados. Na mira do Aedes aegypti está a Olimpíada do Rio de Janeiro. Seus organizadores, sem outra iniciativa mais efetiva, estão fazendo barricadas atrás da retórica, lembrando que os Jogos serão realizados em agosto, inverno no Brasil, quando o clima mais seco e menos quente inibe a presença do mosquito. VEJA.com teve acesso com exclusividade ao memorando do Comitê Olímpico Internacional (COI), distribuído às confederações nacionais, em que reafirma a adequação do Rio de Janeiro para sediar os Jogos, desde que os visitantes usem "camisa de mangas compridas e calça", especialmente nos períodos da manhã e da tarde. Para os atletas, essa recomendação é inviável e, portanto, inútil. Para quem vai apenas assistir às provas e aos jogos, é possível segui-la, ainda que com grande desconforto. Mesmo no inverno, com média história de 24 graus, a temperatura no Rio de Janeiro em agosto supera facilmente os 30 graus. No ano passado, houve dias com 34 graus e um dia com inacreditáveis 37 graus. O COI recomenda também às mulheres que pretendem ficar grávidas "discutir com o médico seus planos de viagem, para avaliar o risco de infecção". Até novembro do ano passado, o zika, aerotransportado pelo mosquito, parecia ser um risco apenas para a população do Brasil. Na última semana, como mostram as manchetes dos principais jornais das grandes capitais mundiais, o zika atingiu o status de ameaça planetária real e presente - posição que já foi ocupada no passado pela aids, pela doença da vaca louca, pela gripe aviária e pelo ebola.

A mortalidade do zika vírus é pequena. Ele só mata pessoas infectadas que já estiverem bastante debilitadas por outras moléstias graves.Por que então o mundo está em guerra total contra o mosquito que o transmite? A resposta é encontrada na correlação existente entre a infecção pelo zika e o nascimento de bebês com sérios defeitos, principalmente a microcefalia, a atrofia cerebral. Do ponto de vista rigorosamente científico, não existem evidências irrefutáveis de que o zika vírus tenha sido a causa única de ocorrências de microcefalia, mesmo quando sua presença foi detectada ao mesmo tempo na gestante e no feto. Tanto a infecção pelo zika quanto a microcefalia são fenômenos imensamente variáveis. A infecção pelo zika em uma mulher grávida pode provocar as esperadas manchas vermelhas na pele, febre baixa e dor de cabeça e, mesmo assim, ser branda, sem produzir danos neurológicos no bebê em gestação. Em casos assintomáticos, mesmo que a própria gestante não saiba que foi infectada pelo mosquito, o zika pode atuar agressivamente no processo de gestação. A microcefalia, por sua vez, é uma condição com inúmeras causas e sintomas. Ela pode ser motivada por problemas genéticos, por uso de drogas ou álcool pela gestante, por exposição a substâncias químicas como o mercúrio, por outras infecções (rubéola, citomegalovírus, varicela) e até por uma dieta pobre em nutrientes e vitaminas durante a gravidez. A microcefalia pode ser fatal para o recém-nascido, pode impedir definitivamente o desenvolvimento cerebral ou apenas atrasá-lo. Diz Bruce Aylward, chefe do Departamento de Surtos da OMS: "O que temos hoje é a suspeita de associação entre o zika e a microcefalia, não a comprovação de que esse vírus é causa da condição".

Um famoso estudo apoiado pelo Centro de Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, divulgado em janeiro passado, e que norteia a linha de conduta mundial em torno do zika, chega perto de estabelecer a relação de causalidade entre a infecção viral e a microcefalia. O trabalho, porém, não fecha questão e recomenda a continuação das pesquisas a respeito. Diz ele: "São necessários mais estudos para confirmar a associação entre a microcefalia e o vírus zika durante a gestação e compreender outras consequências da gravidez que possam ser relacionadas à infecção". O trabalho teve a participação de pesquisadores brasileiros como os da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, e da Universidade Estadual de Campinas. Segundo o estudo, foi encontrado material genético do zika em duas amostras do líquido amniótico de mulheres grávidas de fetos microcéfalos e no tecido cerebral de outras duas crianças com microcefalia, que morreram logo depois do nascimento. As mães, brasileiras, contaram ter tido sintomas comumente relacionados à infecção pelo zika vírus durante a gravidez. Poucas semanas antes desse levantamento, o Instituto Carlos Chagas, da Fiocruz Paraná, havia confirmado a capacidade do zika de atravessar a placenta durante a gestação.

por:Veja

sábado, 30 de janeiro de 2016

Carreta é roubada e motorista sequestrado durante madrugada em Mossoró

MOSSORÓ/RN
Alcivan Vilar
A Polícia Militar foi acionada na madrugada deste sábado (30) para uma ocorrência de roubo de veículo com sequestro do motorista, em um posto de combustíveis localizado as margens da BR 304 próximo ao Terminal Rodoviário em Mossoró.

As informações repassadas à PM, era que o veículo teria sido visto trafegando pela RN 015 sentido a cidade de Baraúna e depois de buscas policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) conseguiram localizar a carreta e o motorista que foram abandonados em uma estrada carroçável entre uma antiga fazenda na comunidade de Vertentes.

O Motorista contou aos policiais, que por volta de 01hn desta madrugada, estava dormindo na cabine da Carreta aguardando o dia amanhecer para seguir viagem para São Paulo com carga de melão, quando cerca de quatro homens, chegaram e estouraram o vidro da porta de seu veículo e anunciaram o assalto. A vítima disse que não visualizou armas.

Os criminosos renderam o motorista, assumiram a direção do veículo e sairam do posto de combustíveis entrando em uma estrada carroçável. Com cerca de 300 metros do asfalto o motorista foi liberado após a retirada de todos os pneus da carreta. Foram levados ao todo 24 pneus, sendo 10 do Cavalo, 12 da carreta e 02 de suportes (estepes). Segundo informações do motorista material roubado foi transportados em um veículo tipo baú que chegou ao local quando os indivíduos faziam a retirada dos pneus. Eles também levaram um das lanternas traseiras da carreta.

O caso será investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos, que já apura uma série de roubos dessa natureza na região de Mossoró.

por:190RN

Homem é preso e confessa ter matado morador de rua a pauladas

MOSSORÓ/RN

Policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) prenderam na manhã desta sexta-feira (29) um homem identificado como Manoel Batista de Lima Filho, de 29 anos, suspeito de ter assassinado a pauladas um morador de rua, em Mossoró. Após o crime, os militares da inteligência do 2º BPM iniciaram diligências e conseguiram localizar e prender em flagrante Manoel Batista que confessou o crime. Ele foi conduzido à Delegacia de Homicídios da Polícia Civil onde ficará a disposição da justiça.

Abordagens
Na noite desta quinta-feira (28) o 2ºBPM intensificou o patrulhamento tático nos bairros  Santo Antônio, Paredões, Barrocas, e Santa helena. Ao todo 107 pessoas em atitude suspeita foram revistas pelos militares. A ação tem o objetivo de prender criminosos e apreender drogas no local.

por:190RN

Motociclista morre ao colidir com cavalo na BR 101, em Extremoz

EXTREMOZ/RN
David Jefferson Dias Faustino, 23 anos, morreu na noite desta sexta-feira (30) após colidir com um cavalo enquanto conduzia sua motocicleta no KM77 da BR 101 norte, em Extremoz.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima foi surpreendida com o animal na pista e acabou morrendo antes do socorro médico devido ao impacto.

No local, familiares e amigos da vítima estavam inconformados com o acidente. A PRF isolou o local até a chegada da equipe do ITEP que fez a remoção do corpo à sede da unidade.

por:190RN

Dupla é presa após assalto em agência bancária na zona Sul. Suspeitos tentaram fugir, mas foram perseguidos por equipes de Polícia Militar

ASSALTO
Sérgio Costa  
Dois homens foram presos na noite desta sexta-feira (29), suspeitos de assaltar clientes de uma agência bancária, no bairro Neópolis, na zona Sul de Natal. A dupla tentou fugir após o crime, mas foi perseguida por equipes da Polícia Militar.

De acordo com o núcleo de comunicação do Batalhão de Choque durante a perseguição os suspeitos colidiram o veículo que usaram para a fuga em um ônibus e acabaram cercados e rendidos já no bairro do Alecrim.

Os presos foram identificados como Gerge Pereira da Costa, de 33 anos e Wenio Rodroges de Melo, de 34. Após a prisão os dois foram conduzidos a delegacia de plantão da zona Sul, no bairro Centenária e autuados por roubo. Ambos já tinham se envolvido em outras atividades ilícitas.

por:PortalBO

Ladrões fazem reféns durante tentativa de assalto a livraria em Natal. Criminosos trancaram clientes e funcionários em loja na Av. Rio Branco. Após receberem coletes à prova de balas, assaltantes se renderam.

LIVRARIA NO CENTRO
Do G1 RN
Depois que se renderam, criminosos foram levados para a delegacia  (Foto: 190RN)Depois que se renderam, criminosos foram levados para a delegacia (Foto: 190RN)
 
Uma tentativa de assalto com reféns mobilizou a Polícia Militar no início da tarde desta sexta-feira (29) no bairro de Cidade Alta, na Zona Leste de Natal.

Dois criminosos trancaram clientes e funcionários dentro da livraria Arco-Íris, que fica na Av. Rio Branco, uma das mais movimentadas da região.

A PM cercou a loja e houve negociação. Após receberem coletes à prova de balas, os dois assaltantes se entregaram. Não houve feridos.

Neymar se irrita e xinga jornalista em rede social

IRRITADO
Neymar xinga jornalista em rede social
O brasileiro Neymar não vive um bom momento fora de campo, já que foi denunciado pelo Ministério Público por sonegação fiscal e falsidade ideológica, mas foi por outro motivo que o craque do Barcelona perdeu a paciência. O jornalista Manolo Lama, locutor esportivo espanhol, disse na rádio Cadena Cope, de Madrid, que o camisa 11 viajou a Madrid na noite do dia 28 para um jantar e que só deixou o local às 23h45.

Por meio da rede social Snapchat, Neymar, ao lado de seu pai, rebateu os comentários do jornalista Manolo Lama.

“Manolo Lama, você disse que eu estava em Madrid ontem. Começa a falar a verdade, viu? Seu bobão”, afirmou o jogador de 23 anos. Na legenda no vídeo na rede social, Neymar escreveu “Recadinho pro repórter que fala m****!”.

A razão da viagem não foi confirmada por Lama, porém pode ser que o craque tenha ido tratar de fins publicitários ou simplesmente estava de folga, após a vitória do Barcelona sobre o o Athletic Bilbao, pela Copa do Rei, por 3 a 1, quando ele anotou o último gol.

por:BG

Dono de empreiteira vai confirmar em delação que foi pressionado por dois auxiliares diretos de Dilma por dinheiro

LAVA JATO
Otávio Marques de Azevedo, presidente da construtora Andrade Gutierrez é encaminhado para exames no IML de Curitiba (PR) - 20/06/2015
Por Revista Veja

Em fase de negociação com a Procuradoria Geral da República, o acordo de delação premiada de Otávio Azevedo, ex-presidente da empreiteira Andrade Gutierrez, tem tudo para criar novos embaraços para o Palácio do Planalto e para a presidente Dilma Rousseff. A proposta de acordo, em que Azevedo detalha aquilo que tem para contar às autoridades, envolve dois dos auxiliares mais próximos da presidente da República em uma ofensiva para fazer com que a empreiteira despejasse mais dinheiro na campanha da então candidata petista à reeleição.

Nos chamados “anexos” da delação premiada, que resumem os tópicos principais da colaboração, Otávio Azevedo afirmou que a pressão por dinheiro, em pleno ano eleitoral de 2014, partiu do então tesoureiro da campanha petista, Edinho Silva, hoje ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e de Giles Azevedo, ex-chefe de gabinete e atual assessor especial de Dilma Rousseff. A mensagem, segundo o executivo, era clara: se a Andrade Gutierrez não se engajasse mais efetivamente na campanha petista, seus negócios com o governo federal e com as empresas estatais estariam em risco em caso de vitória de Dilma. Em outras palavras, o executivo, preso em junho do ano passado pela Operação Lava-Jato, relatou o que entendeu como um achaque.

A negociação, iniciada no ano passado, está em fase final na Procuradoria, mas tem enfrentado alguns empecilhos. Até recentemente, os procuradores insistiam para que o executivo fosse além do esquema de corrupção na Petrobras e no setor elétrico. Eles queriam incluir na delação negócios suspeitos na área de telecomunicações, onde o executivo, durante anos, exerceu forte influência – antes de assumir a presidência da Andrade, Otávio Azevedo comandava a Oi, que faz parte do mesmo grupo empresarial. Ele esteve à frente, por exemplo, do polêmico processo de fusão da empresa com a Brasil Telecom. Também foi um dos responsáveis pela decisão de aportar recursos na Gamecorp, a empresa de entretenimento de Fábio Luís, o Lulinha, filho mais velho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O aporte, como se sabe, se deu pouco antes de sair a decisão do governo que abriu caminho para fusão, tão almejada pela companhia. Até recentemente, Azevedo vinha resistindo a incluir esses temas no acordo, o que fez com que a negociação emperrasse na Procuradoria.

A pressão do alto comando da campanha de Dilma Rousseff sobre a Andrade Gutierrez tinha uma explicação. Os petistas reclamavam que a empreiteira, embora fosse detentora de grandes contratos no governo e em estatais, vinha apoiando a candidatura do tucano Aécio Neves. A queixa se transformou em ameaça. A Andrade acabou abrindo os cofres. De agosto a outubro, a empreiteira doou oficialmente 20 milhões de reais ao comitê de Dilma. A primeira contribuição, de 10 milhões de reais, se deu nove dias após Edinho Silva visitar Otávio Azevedo na sede da empreiteira — àquela altura, a Andrade já havia repassado mais de 5 milhões à campanha de Aécio e não tinha doado ainda um centavo sequer ao comitê petista.

Por ora os procuradores têm apenas os tópicos da delação do executivo. É a partir da assinatura do acordo que começarão os depoimentos – em que ele dará os detalhes de cada um dos assuntos relacionados na proposta de delação. Nas investigações da Lava-Jato, não é a primeira vez que Edinho Silva é acusado de pressionar empreiteiras a dar dinheiro para a campanha. Alvo de um inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal, ele já havia aparecido nesse mesmo papel na delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da UTC. Até aqui, a menção a Giles Azevedo é tida como um dos pontos mais sensíveis da delação, justamente por seu potencial de dano à presidente da República. De todos os auxiliares de Dilma Rousseff, ele é o mais próximo da presidente. É dos poucos autorizados, no governo e fora dele, a falar em nome da petista.

Em notas enviadas a VEJA, o ministro Edinho Silva informou que se encontrou com o então presidente da Andrade Gutierrez e que as doações feitas pela empreiteira foram todas legais e declaradas ao Tribunal Superior Eleitoral. Giles Azevedo, que era o coordenador da campanha de Dilma, disse que esteve uma única vez com Otávio Azevedo em 2014, mas não informou o motivo da reunião.

Aneel confirma energia 33% mais barata para o RN em fevereiro

GRAÇAS A DEUS

A Agência Nacional de Energia Eletrica(Aneel), confirmou nesta sexta-feira que a bandeira para o mês de fevereiro será vermelha com custo de 3,00 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos – ou seja, o menor patamar da bandeira vermelha, em janeiro o consumidor potiguar pagou 4,50 pela bandeira vermelha.

De acordo com a atualização das regras do sistema de bandeiras aprovada na última reunião da diretoria da ANEEL realizada em 26 de janeiro, a bandeira vermelha assume dois patamares: R$ 3,00 e R$ 4,50, aplicados a cada 100 kWh.

O valor da bandeira amarela também foi atualizado passando de R$2,50 para R$1,50.

O incremento de mais 6.428 MW ao parque gerador com o início da operação de novas usinas, e o aumento do nível dos reservatórios das hidrelétricas do Sul e Sudeste possibilitaram o desligamento das térmicas de maior custo e a reavaliação da Agência sobre os valores de aplicação da bandeira.

Mesmo com a melhoria no cenário de geração de energia elétrica, o sinal para o consumo ainda é vermelho, e os consumidores devem fazer uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios.

A cada mês, as condições de operação do sistema são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda. A partir dessa avaliação, define-se as térmicas que deverão ser acionadas.

Se o custo variável da térmica mais cara for menor que R$ 211,28/MWh (reais por megawatt-hora), então a bandeira é verde sem custo extra para o consumidor. Se estiver entre R$ 211,28/MWh e R$ 422,56/MWh, a bandeira é amarela com acréscimo de R$1,50 a cada 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos.

Na bandeira vermelha existem dois patamares:

▪      Patamar 1: custo de R$ 3,00 a cada 100 KWh consumidos para geração térmica de R$ 422,56 até R$ 610/MWh ▪      Patamar 2: custo de R$ 4,50 a cada 100 KWh consumidos para geração térmica maior ou igual a R$ 610/MWh

Segue calendário de divulgação das bandeiras para cada mês em 2016:

Calendário

 por:BG

Obcecada pelo Estado Islâmico, menina mata mãe e é condenada na Dinamarca

TERRÍVEL
Lisa Borch planejava viajar para a Síria para se juntar ao grupo terrorista
Uma jovem dinamarquesa que matou a própria mãe foi condenada pela justiça do país a passar os próximos nove anos presa. A acusada cometeu o crime após assistir aos vídeos de decapitações do Estado Islâmico.
A sentença da jovem Lisa Borch é a mais longa já imposta a um adolescente na Dinamarca. A jovem de 16 anos tinha apelado da decisão e dito que a culpa era toda do namorado.

Crime
Com a ajuda do namorado, a menina que na época tinha 15 anos assassinou brutalmente a própria mãe em sua casa, na cidade rural de Kvisse, na Dinamarca. De acordo com a investigação, a garota estava obcecada pelo Estado Islâmico e praticou o crime após passar horas assistindo a vídeos de decapitação produzidos pelo grupo terrorista.

De acordo com a imprensa internacional, Lisa Borch assassinou a mãe, Tina Römer Holtegaard, com ao menos 20 facadas em outubro, em um período em que vinha assistindo aos vídeos das decapitações dos reféns David Haines e Alan Henning no You Tube.

Lisa alegou inocência na época do assassinato. Logo depois do crime, ela chamou a polícia em tom de voz desesperado, dizendo haver sangue em toda parte, e garantindo ter ouvido “a mãe gritar e, quando olhei pela janela, vi um homem branco correndo para longe”.

A investigação, no entanto, começou a derrubar sua versão tão logo a apuração do caso foi iniciada, quando os policiais foram à casa da vítima e encontraram a adolescente brincando tranquilamente ao telefone celular.

“Ela assistiu [aos vídeos de decapitação] por toda a noite”, disseram os promotores do caso. Segundo eles, a jovem planejava viajar à Síria com o namorado, o iraquiano Bakhtiar Mohammed Abdulla, por quem se apaixonou em um centro de refugiados em sua cidade, para se juntar ao Estado Islâmico.

“Foi um assassinato cometido a sangue-frio, de forma bestial”, disse a promotora Karina Skou. Ela ressaltou que, antes de cometer o crime, Lisa chegou a mostrar a faca com que mataria a mãe à irmã, que não teria acreditado no comentário.

IG

Bandidos explodem unidade bancária em cidade do RN. Alvo dessa vez foi o caixa do banco Bradesco da cidade de Tangará, no Agreste do Rio Grande do Norte

TANGARÁ/RN

Caixa eletrônico em Tangará
Cedida
 
Os moradores da cidade de Tangará, na região Agreste do Rio Grande do Norte, foram surpreendidos por uma forte explosão na madrugada deste sábado (30), quando uma quadrilha explodiu um caixa eletrônico no município.

A ação aconteceu por volta das 2h na unidade do Bradesco localizada na rua João Ataíde de Melo, no centro da cidade. Os criminosos – ainda não se sabe quantos –utilizaram dinamite para explodir o terminal.

Na fuga, eles saíram atirando pelas ruas do município. A polícia encontrou no local cápsulas de pistola, fuzil e até mesmo de espingarda calibre 12.

por:AgoraRN

Vereador Ubaldo Fernandes cobra maior agilidade na licitação dos transportes em Natal. Parlamentar ainda questionou a falta de prudência por parte do conselho dos usuários durante a decisão do aumento da passagem

COBRANÇA

ubaldo
O vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) comentou durante o encontro da sigla realizado nessa sexta (29) em Natal, o recente aumento no custo do transporte coletivo na cidade do Natal. Segundo o parlamentar, devido ao momento de crise econômica, o Conselho Municipal de Transportes deveria ter buscado uma maior prudência neste novo aumento.

“O conselho aprovou esse aumento e o prefeito Carlos Eduardo validou para R$ 2,90. A passagem em Natal era R$ 2,60, agora passou para R$ 2,90. Vamos esperar qual vai ser a reação da sociedade. Eu acho que o momento é de crise, era para ter uma maior prudência por parte do conselho dos usuários neste momento”, ressalta.

Quando questionado sobre a demora no andamento da Licitação dos Transportes em Natal, o vereador defendeu que são necessários avanços por parte da gestão municipal no tema.

“Eu relação a Licitação dos Transportes, eu acho que o município deve dar uma agilidade maior, a Câmara Municipal cumpriu todo o seu papel, desde o início quando chegou, até a apresentação das emendas. Então, cabe ao município fazer a sua parte, ser ágil e fazer com que a sociedade seja contemplada com essa licitação”, destacou.

O aumento da tarifa foi autorizado pelo Conselho Municipal do Transporte na última quinta-feira (28). O Diário Oficial do Município dessa sexta-feira trouxe o decreto assinado pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) autorizando o aumento na tarifa de ônibus na cidade.

por:AgoraRN

Presidente nacional do PSB diz que “candidaturas nas capitais são prioridade” do partido. Afirmação reforça a possibilidade de candidatura própria pessebista, que teria o deputado federal Rafael Motta como candidato a prefeito de Natal

POLÍTICA

Presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, considera governo Dilma como "moribundo"
O PSB vai priorizar as candidaturas em capitais e cidades polos do Brasil. A informação foi confirmada hoje, pelo presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, em entrevista concedida na manhã de hoje, em Natal. A afirmação reforça a possibilidade de candidatura própria pessebista, que teria o deputado federal Rafael Motta como candidato.

“Estamos fazendo reformulações do partido em várias partes, mas também trazendo novos parlamentares, novos candidatos, e eu acredito que o PSB é um partido em crescimento e poderia afirmar hoje que nenhuma outra sigla tem o quadro de candidatura nas capitais, que é a nossa prioridade”, afirmou Carlos Siqueira.

O PSB ocupa hoje a vice-prefeitura de Natal, com a ex-governadora Wilma de Faria e atual presidente do Diretório Estadual da sigla, no cargo. No entanto, alguns setores da sigla, como o presidente da Câmara Municipal, Franklin Capistrano, defendem a candidatura própria, com o nome de Rafael Motta como candidato.

O deputado federal, inclusive, foi um nome bem elogiado por Carlos Siqueira durante a visita a Natal. “Ele é um jovem parlamentar, muito bem vindo. Como ele, três outros parlamentares também aderiram ao nosso partido no ano passado, e agora estamos com um quadro que acho que o partido ganha com a entrada dela e a nossa tentativa, a unificação do partido”, acrescentou Siqueira.

por:AgoraRN

[VÍDEO] Potiguar nocauteia de forma espetacular filho de lenda do MMA no Bellator 148. Patricky Pitbull derrotou Ryan Couture com um belo gancho de direita, que literalmente apagou o americano

MMA

Pitbull Randy
Bellator MMA
 
Um mês após ser derrotado em uma polêmica decisão para Derek Anderson, o lutador potiguar Patricky ”Pitbull” deu a volta por cima com outro nocaute brutal. A vítima da vez foi o americano Ryan Couture, que foi nocauteado no primeiro round no Bellator 148, que aconteceu na madrugada deste sábado (30), em Fresno, na Califórnia, EUA.

O combate começou com Couture aplicando um bom jab que foi respondido por Patricky. O brasileiro soltou uma boa combinação de direto e uppercut no americano, que aproveitou de um desequilíbrio de Pitbull para partir pra cima, mas sem muito sucesso. 

Ainda no primeiro round, o brasileiro soltou um bom direto que faz Ryan recuar, mas o americano continua firme em pé e parte com uma sequência. Faltando dois minutos para o gongo soar, Patricky conectou um belo gancho de direita que faz Ryan cair nocauteado.

Lembrando que Ryan Couture é filho da lenda do MMA, Randy Couture.

por:AgoraRN

Patricky Freire KO's Ryan Couture with monster left hook

Potiguar Thábata Mendes deixa o XCalypso após briga com Ximbinha. Motivo foi uma discussão entre ela e o guitarrista após o show que a banda fez na cidade de Tibau

JÁ?...........DEMOROU POUCO
 
Reprodução
 
O jornal Extra informa que chegou ao fim a parceria entre Thábata Mendes e Ximbinha. A loira decidiu largar o projeto do ex-marido de Joelma durante uma reunião na tarde de ontem (30), em Belém. O motivo foi uma discussão entre ela e o guitarrista após o show que a banda fez na cidade de Tibau, no Rio Grande do Norte, dia 16 deste mês.

Após a apresentação, que teve pouca presença do público, os fãs da cantora se reuniram na frente do camarim e ela quis atender cada um. Ximbinha se irritou com a demora e deixou o local com os músicos.

De acordo com uma fonte ligada a Thábata, ela não aguentava mais ser maltratada por Ximbinha: “Tudo o que foi publicado sobre ele é a mais pura verdade. A situação ficou insustentável para ela, que já vinha planejando isso há algum tempo”, conta a fonte. “Eles tiveram uma briga horrível no último show. Ele vive bêbado”.

Um post chegou a ser publicado no página da cantora no Facebook anunciando uma coletiva de imprensa, mas logo foi apagado.

por:AgoraRN