sexta-feira, 10 de maio de 2019

Obras de requalificação da BR-101 foram orçadas em R$ 71 milhões, com cinco viadutos e 52 paradas de ônibus, entre outros ítens

TRÂNSITO
 Obras de requalificação da BR-101 foram orçadas em R$ 71 milhões, com cinco viadutos e 52 paradas de ônibus, entre outros ítens

Os cortes de recursos em todos os ministérios anunciados pelo Governo Federal vão inviabilizar o projeto de requalificação da BR-101 Sul, entre o bairro de Neópolis e a área central de Parnamirim. Isso porque o contingenciamento vai afetar cerca de 70% do orçamento previsto para a conclusão da obra. Em números absolutos, restam apenas R$ 11 milhões dos R$ 36 milhões previstos para o empreendimento, valores estes que já foram bloqueados. Os números são da assessoria de comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit-RN).

Em nota, o órgão confirmou que, com este valor, deve concluir o viaduto do Parque Aristófanes Fernandes e algumas obras complementares, mas não entrou em detalhes sobre quais seriam esses empreendimentos que serão contemplados. A TRIBUNA DO NORTE tentou repercutir mais detalhes a respeito do contingenciamento com a superintendência do Dnit ou com interlocutores do órgão, mas não obteve êxito por questões de agenda.

“O ritmo das obras será afetado e, caso não haja o descontingenciamento dos recursos até o final do ano, a conclusão das vias marginais e a restauração da pista ficarão para 2020”, informou o órgão, em nota.

O projeto de tornar a BR-101 numa via expressa foi iniciado em novembro de 2015. Orçados em R$ 71 milhões, as obras de requalificação da rodovia federal incluem a construção de cinco viadutos, duas passagens inferiores, 52 paradas de ônibus, vias marginais nos dois sentidos e seis passarelas entre Natal e Parnamirim. Ao todo, a intervenção atinge 14 km entre o bairro Neópolis, em Natal, e o acesso à Pium/Cajupiranga, na altura do IFRN-Parnamirim.

Estudos do Dnit chegaram à conclusão de que, após o fechamento das obras, a velocidade média dos veículos que trafegam sobre a rodovia passará de 60 km/h para 80 km/h. Aliado a isso, a capacidade de tráfego vai aumentar de 12 mil veículos por dia, para 20 mil.

Reportagem da TRIBUNA DO NORTE publicada em 31 de março deste ano mostrou que, apesar de estarem com boa parte das obras concluídas, há gargalos e rastros de problemas mesmo em trechos onde tudo parece concluído. São restos de concreto, estruturas inacabadas e a falta de sinalização, causando transtornos a motoristas e pedestres.

Até o momento foram concluídos os viadutos de Neópolis, Abel Cabral, Emaús, e Cohabinal; o prolongamento do túnel da avenida das Alagoas, as passagens inferiores da avenida Maria Lacerda e do acesso Pium/Cajupiranga e a passarela de Pium. Em andamento se encontram o viaduto do Aristófanes Fernandes (70% de conclusão) e a passarela de Emaús. No rol das obras não iniciadas estão as passarelas do Parque Aristófanes Fernandes, a de Parnamirim, da Maria Lacerda e a do Atacadão.

Números

R$ 36 milhões era o orçamento previsto para concluir as obras da BR-101;

R$ 11 milhões são o que restam após os contingenciamentos do GF;

R$ 71.732.012,52 é o valor total de todas as obras de requalificação da rodovia, iniciados em 2015



(Por:Ícaro Carvalho/TN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário