quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Região Oeste do RN recebe leitos para atendimento geral e da covid-19

 CORONAVÍRUS,  RN

 Governadora Fátima Bezerra | Foto: Ascom RN

 

A governadora Fátima Bezerra participou, nesta terça-feira (18), da solenidade de entrega de novos leitos no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assu, na região Oeste. Para tratamento exclusivo da covid-19, foram ativados 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seis leitos clínicos, que já estão em funcionamento, e mais dois serão instalados até o final do mês. Outros 10 leitos clínicos serão instalados na unidade e servirão ao setor de internação geral, setor que estava parado havia quatro anos.

Em seu discurso, a governadora lembrou que "a Sesap não mediu esforços para que o Vale do Açu contasse com esses leitos de UTI. Estamos atendendo a essa reivindicação antiga da população e vamos lutar para que esses leitos fiquem como legado do Governo”. 

Os 10 leitos de UTI exclusivos para tratamento da covid-19, entregues pela governadora, somam-se aos 4 leitos clínicos e 2 de estabilização, com respiradores, monitores de sinais vitais, aspiradores e desfibriladores, abertos no dia 10 de junho. Desde então, foram registrados 31 pacientes recuperados e que tiveram alta hospitalar.

Maura Sobreira, secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), disse que "o Plano de Contingência de Enfrentamento ao Coronavírus tem contemplado a assistência hospitalar em todo o RN. Com a abertura destes leitos, já prontos para entrar no sistema Regula RN, todas as regiões de saúde agora contam com leitos de UTI".

De acordo com o governo do RN, foram investidos R$ 437 mil, através da Sesap para a estruturação dos novos leitos. Os 6 monitores e 10 respiradores usados nas UTIS foram doados pelo Projeto Todos Pela Saúde. O Estado também custeou materiais e insumos como roupas de cama e banho, além de ter assumido contratos de manutenção, como a gasometria, que vão aumentar o custo mensal da unidade.  


O diretor geral, Alberto Luiz de Lima Trigueiro, destacou a importância dos leitos: "O hospital tem 21 anos e há todo esse tempo era aguardada a implantação destes leitos. Só temos a agradecer à governadora".

Capacitação

A Sesap aumentou e capacitou a equipe técnica que atua no hospital: 61 profissionais foram lotados na unidade, além da contratação da Cooperativa Médica para cobrir 124 plantões de 12 horas por mês. A secretaria também ofertou duas capacitações em ventilação mecânica para todos os profissionais que atuarão na UTI. Atualmente o hospital conta com 245 servidores efetivos e 47 contratados de limpeza e vigilância e 65 servidores temporários.

Reforma

A instalação de novos leitos só foi possível graças à reforma realizada no local, no valor de R$ 640 mil, financiada com recursos federais destinados aos gastos com saúde na pandemia. O projeto contemplou novos pontos elétricos, pintura, recuperação de banheiros, adequação nos leitos e parede de isolamento.

Ainda em 2020, foi realizada a informatização da farmácia central do hospital, possibilitando maior controle na distribuição de insumos e medicamentos, regularizando estoque e evitando faltas tão comuns no passado. Em maio de 2019, por meio do Banco Mundial, foi encaminhada uma ambulância para a unidade.

O Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos tem área de abrangência para atendimento de pacientes dos seguintes municípios: Assu, Fernando Pedroza, Angicos, São Rafael, Itajá, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências, Porto do Mangue, Carnaubais, Paraú e Triunfo Potiguar. A unidade é dotada de centro de referência em obstetrícia, que funciona 24 horas (em sistema de urgência e emergência); mais centro de cirurgias eletivas; clínica médica para internamentos e retaguarda para UPA de Assu e prontos socorros municipais. Representando a Secretaria Municipal de Assu, Lilian Fagundes agradeceu a ação em nome de todos os municípios beneficiados.

Presente à ocasião, o deputado estadual George Soares lembrou o benefício "a pelo menos 240 mil pessoas do Vale do Açu e região salineira” e completou: “Quando a governadora assumiu, esse hospital estava caótico. Meu obrigado pela sua determinação”. O deputado estadual Francisco do PT reconheceu: "Quero destacar que a senhora está fazendo a diferença, governadora, nesse momento difícil”.

Estiveram presentes ao evento o vice-governador Antenor Roberto; secretária adjunta do Gabinete Civil, Samanda Alves; a assessora especial da governadoria, Inês Almeida; a professora  Aldeísa Silva, representando a 11ª Direc; a Diretora de Relações de Gênero do SINTE, Fátima Costa; e o representante do mandato do senador Jean Paul, Tércio Pereira.

 

(Por:Portal da Tropical)

Nenhum comentário:

Postar um comentário