quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ano pré-eleitoral mudará forças políticas na Câmara Municipal de Natal. Vereadores considerados da base aliada do prefeito de Natal intensificam críticas a atual administração do prefeito Carlos Eduardo, entre eles, os parlamentares Hugo Manso, do PT, e Paulinho Freire, do PROS

TENDÊNCIA

65U5666556
Joaquim Pinheiro
Repórter de Política

A correlação de forças na Câmara Municipal de Natal poderá mudar significativamente no decorrer deste ano pré-eleitoral (2015) com a saída de vereadores da base aliada do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, resultado de acomodações político/eleitorais com vistas ao pleito municipal do próximo ano quando surgirão novas candidaturas à Prefeitura de Natal de partidos até agora aliados do Governo Municipal.   O primeiro a externar esse sentimento foi o vereador Hugo Manso, do PT, partido liderado no Estado pela senadora Fátima Bezerra, que terá o petista Fernando Mineiro como candidato a prefeito de Natal.

Recentemente, após o pronunciamento do prefeito Carlos Eduardo  durante leitura da sua mensagem anual o vereador Hugo Manso criticou veementemente o documento lido pelo prefeito. As críticas de Hugo Manso basearam-se no fato do prefeito, segundo ele, ter-se mostrado refratário ao diálogo, particularmente com o Governo do Estado, para ajudar resolver problemas como a violência, cujos índices aumentam progressivamente. “Foi um texto frio e sem emoção. Um texto tecnocrata demonstrando que o prefeito não dialoga com a sociedade”, disse Hugo Manso Na oportunidade.

Na sessão de início dos trabalhos legislativos nesta última terça-feira foi a vez do vereador Paulinho Freire criticar a administração municipal. Ele lembrou que há pouco tempo foi afirmado que o prefeito deveria ser chamado de “senhor gestão” em referência ao trabalho que realiza à frente do Poder Executivo, entretanto, segundo o vereador do PROS, o que se verifica é o setor de saúde vivendo um verdadeiro caos. “É uma vergonha que seja preciso um vereador entrar com um requerimento solicitando que a prefeitura instale um raio X num posto de saúde”, disse Paulinho Freire, referindo-se a um projeto de lei de autoria do vereador Chagas Catarino autorizando a Prefeitura de Natal instalar aparelhos de raio X nas unidades municipais de saúde.

Paulinho Freire lembra ainda, que o prefeito Carlos Eduardo critica a administração passada, mas agora o que se verifica é uma situação de descaso com a população sofrendo sem atendimento nos postos de saúde da capital. “Quando se trata de exames de alta complexidade a situação é pior ainda”, constata o vereador Maurício Gurgel, do PHS, outro integrante da bancada oposicionista. Hugo Manso, do PT, voltou a criticar o prefeito Carlos Eduardo considerando “preocupante” a situação da saúde pública na cidade de Natal. “Ir à uma unidade básica é uma perda de tempo”, disse o petista, acrescentando que “todas estão vazias com relação a equipamentos para atender a população”.

Vereadores solicitam agilização de projetos parados
No primeiro dia dos trabalhos na Câmara Municipal de Natal, nesta última terça-feira, vereadores usaram a tribuna da Casa para pedir agilidade na tramitação de projetos encaminhados por vários vereadores que continuam empacados nas Comissões Técnicas. Entre os reclamantes, os vereadores, Bispo Francisco de Assis, do PSB e Marcos Antonio, do Psol. Tenho mais de 10 projetos parados na Casa sem nenhuma explicação”, disse o vereador do Psol. Paulinho Freire, sugeriu que a nova Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Leis Municipais  sugerida pelo vereador Ubaldo Fernandes poderia cuidar da tramitação dos projetos. “Sugiro também a criação de um banco de dados para facilitar a locação dos projetos e proposições encaminhadas pelos vereadores”, disse o vereador do PROS.

A comissão, recentemente aprovada, segundo Ubaldo Fernandes, tem a prerrogativa de fazer com que as leis aprovadas na Casa sejam cumpridas. “Considero importante a sugestão de Paulinho Freire, disse o vereador peemedebista, reconhecendo em seguida que o atual presidente da Casa, vereador Franklin Capistrano está empenhado no sentido de que as Comissões Técnicas funcionem na sua plenitude e que os projetos tenham os encaminhamentos necessários para sua agilização.

Outros vereadores ocuparam a tribuna no primeiro dia de trabalho, entre eles, Joanilson de Paula Rêgo, que defendeu a diminuição de formalidades e destacou o esforço do atual presidente, Francklin Capistrano para dinamizar os trabalhos legislativos. “Acredito no presidente por ser um homem  lúcido e íntegro”, disse ele. Cabo Jeoás, do PC do B e Ubaldo Fernandes também externaram apoio a atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal. (JP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário