EM NATAL
Foto: José Aldenir
Marcelo Lima
Repórter
Natal registrou 2004 acidentes com vítimas no trânsito só no ano passado. Desse total, 313 foram nas principais vias da cidade: avenida Prudente de Morais, Bernardo Vieira, Senador Salgado Filho/ Hermes da Fonseca e rua Jaguarari. Das pessoas que sofreram esses acidentes, 23 morreram. E só nessas quatro vias houve a concentração de 22% dessas mortes.
Para a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal, esses números justificam a implantação de nove radares nos cruzamentos, principalmente nos pontos mais críticos ao longo dessas avenidas. “A nossa intenção é que a pessoa tenha a condição de sair viva quando esses acidentes acontecerem. O que nós queremos é preservar vida de pessoas sem nenhuma seqüela, não é multar”, disse Elequicina Santos, secretária de Mobilidade Urbana de Natal em entrevista coletiva na manhã de hoje (25) no auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão.
A equipe do município também chamou atenção para alguns agravantes dessa realidade. Em dezembro de 2014, 11 veículos ultrapassaram o sinal vermelho acima de 100 quilômetros por hora no cruzamento das avenidas Antônio Basílio e Salgado Filho. Sendo que o novo limite de velocidade em Natal é de 60 quilômetros por hora em boa parte das vias e trechos dessas. Os radares registraram o ato de imprudência, mas por enquanto isso não configura multa.
Os equipamentos de fiscalização eletrônica já foram instalados desde o ano passado, mas só começarão a multar no próximo dia 15 março. Os aparelhos nos cruzamentos já estão registrando e multando aqueles veículos que não respeitam o sinal vermelho ou param sobre as faixas de pedestres desses cruzamentos. Mas depois da data anunciada pela Prefeitura de Natal, também multaram os condutores que pararem ultrapassarem os 60 quilômetros por hora, mesmo com sinal verde, também serão punidos.
Entretanto, os motoristas que trafegam pelas ruas de madrugada continuarão com a possibilidade de ultrapassar o sinal vermelho ou parar na faixa de pedestre das 22 horas às 5 da manhã. “Ele ser obrigado a parar, poderia se tornar vítima de um assalto ou ser seqüestrado”, justificou Walter Pedro da Silva, secretário adjunto de Trânsito de Natal. Vale destacar que, mesmo durante a madrugada, o limite de velocidade permanecerá em 60 quilômetros por hora. Inclusive, nos semáforos. Ou seja, apesar de haver essa possibilidade de cruzar o sinal vermelho, o condutor deverá fazer isso com cautela.
A equipe de STTU também argumentou que para modificar o limite máximo de velocidade nas principais vias de Natal se embasou no artigo 61 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). A lei estabelece que em vias arteriais, como as citadas anteriormente, o limite de velocidade deve ser de 60 quilômetros por hora. “Caso o órgão gestor queira fazer uma velocidade acima, tem que garantir todas as condições de segurança necessárias para isso”, disse Walter Pedro.
Não custa lembrar os valores das infrações que os novos radares registrarão. Por avanço de sinal, o valor pago é de R$ 191 e é considerada multa gravíssima. Parae sobre a faixa de pedestres, infração considera grave, é punida com multa no valor de R$ 53 ainda segundo a STTU. O valor que o condutor pago pelo excesso de velocidade varia de R$ 85,13 a R$ 574,62 a depender de quanto o motorista excedeu ao limite de velocidade permitido na via.
Os novos radares estão localizados nos seguintes cruzamentos: avenida Amintas Barros com rua Jaguarari; avenida Miguel Castro com rua Jaguarari; avenida Senador Salgado Filho com Antônio Basílio; avenida Coronel Estevam com Rua Brasília; avenida Amaro Barreto com rua Fonseca e Silva; avenida Bernardo Vieira com rua dos Pegas; avenida Prudente de Morais com Bernardo Vieira; avenida Senador Salgado Filho com Bernardo Vieira; e avenida Hermes da Fonseca com Alexandrino de Alencar. Os demais 19 pontos onde já havia lombadas eletrônicas e radares (fora do cruzamento) também voltarão a multar.
Novos radares
Apesar de não ter falado sobre o valor total da arrecadação com multas em 2014, o secretário avisou que novos pontos de radares já estão em estudo pela equipe da STTU. Um dos pontos em estudo é a Prudente de Morais na altura do Complexo Viário Dom Eugênio Sales.
Sobre a possibilidade de crescimento da arrecadação com multas o adjunto falou: “a gente não faz esse número porque o equipamento não visa isso. Se fosse aumento zero seria melhor. A Prefeitura contratou esses equipamentos e tem que ter dinheiro para pagar com ou sem multa. Em média, cada equipamento custa R$ 3 mil. O contrato de aluguel dos equipamentos pode chegar a instalação de equipamentos que resultem em, no máximo, R$ 4 milhões.
Campanha
Desde o ano passado a Prefeitura está com a campanha educativa responsável por distribuir panfletos com os locais dos novos radares e informando o novo limite de velocidade. A campanha custou ao município de Natal cerca de R$ 500 mil segundo o secretário municipal de Comunicação, Herverton de Freitas. A intenção é que cada cidadão natalense seja impacto por alguma mensagem da campanha “Quem respeita o trânsito não leva multa” até dez vezes. Além disso, os novos radares também constam no aplicativo para celular Waze.
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