sábado, 28 de fevereiro de 2015

Ricardo rompe com Maurício e pode disputar prefeitura contra Naur. Presidente da Câmara afirma que prefeito fez chantagem com vereadores

PARNAMIRIM/RN

87O78O7O
Alex Viana
Repórter de Política

O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador Ricardo Gurgel (PSB), não tem mais compromisso político com a gestão do prefeito Maurício Marques (PDT). A imposição do nome do secretário de Obras, Naur Ferreira, como suposto candidato do sistema governista, segundo o vereador, está gerando defecções na própria base.

Ricardo e o deputado estadual eleito pelo seu grupo, Carlos Augusto Maia (PT do B), decidiram trabalhar o fortalecimento de uma alternativa política ao grupo que domina a política parnamirinense há 15 anos, desde a vitória histórica do então senador Agnelo Alves, hoje deputado estadual desprestigiado na gestão Maurício Marques, fundando o agnelismo em Parnamirim, em 2000.

Agnelo, que governou por oito anos e elegeu Maurício Marques, tinha a pretensão de lançar a vice-prefeita Lucinha Thiago (PSD), do partido do governador Robinson Faria (PSD), para a sucessão de Marques ano que vem. Mas o isolamento ao qual a ex-vereadora foi submetida deixou o líder parnamirinense profundamente magoado com o atual prefeito. Maurício teria se definido antecipadamente pelo nome de Naur, homem forte e de confiança do gestor.

MANIFESTO
O rompimento de Ricardo Gurgel com Maurício Marques foi anunciado na última quarta-feira, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Parnamirim. Em pronunciamento, Ricardo Gurgel retirou seu nome de um manifesto forjado para apoiar a pré-candidatura de Naur. O documento, assinado pelos vereadores, garantiria, em tese, o apoio dos vereadores da base governista à candidatura de Naur Ferreira.
O problema, no entanto, começou a surgir a partir da contestação, por parte dos vereadores, do método utilizado pelo prefeito para garantir o apoio dos vereadores ao seu candidato. No início do ano, Maurício reuniu a imprensa para anunciar medidas drásticas de corte de gastos.

Na oportunidade foram demitidos cerca de 200 cargos comissionados, a grande maioria ligada aos vereadores. O objetivo era fazer com que os vereadores procurassem o prefeito para pedir a readmissão de seus indicados na gestão. O problema era que a readmissão era condicionada à assinatura dos vereadores ao manifesto de apoio a pré-candidatura de Naur Ferreira. O primeiro a reagir foi o atual presidente da Câmara, Ricardo Gurgel, que não concordou com o modo, considerado como puramente chantagista com benefícios pessoais em detrimento da municipalidade.

“Retiro meu nome daquele manifesto e peço que os demais vereadores que também assinaram façam a mesma coisa”, afirmou o presidente da Câmara, durante a sessão desta última quarta-feira. O gesto do vereador causou frisson nos bastidores políticos parnamirinenses, atraindo para si os holofotes da imprensa local e a apreensão da prefeitura, acostumada a domesticar os vereadores através de cargos públicos.

AMPARO
O gesto de Ricardo Gurgel, entretanto, se justificaria pelo suposto amparo do político do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Apoiador de Robinson em Parnamirim, Ricardo chegou a ser referenciado publicamente por Robinson como possível nome do sistema governista estadual para disputar a Prefeitura de Parnamirim. Robinson fez questão de prestigiar a posse de Ricardo na presidência da Câmara e pesquisas de opinião feitas para consumo interno apontariam o chefe do legislativo parnamirinense bem à frente de Naur na preferência do eleitorado parnamirinense.

No entanto, as conversas ainda estão se desenvolvendo e a candidatura do deputado estadual Carlos Augusto Maia pelo sistema de Robinson também não é descartada. Somaria a favor do parlamentar o fato de não ter o que perder: ele disputaria eleição e, se não vencer, voltaria para a Assembleia. Entretanto, a inexperiência política – antes de chegar à Assembleia ele exerceu apenas durante um ano o mandato de vereador, já que no segundo ano esteve envolvido com a eleição – fragilizaria a sua postulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário