quarta-feira, 11 de março de 2015

Dependência: “Prefeitos não aguentam mais vir com pires na mão.” Walter Alves faz pronunciamento e cobra discussão de pacto federativo

PACTO

54II4444
Ciro Marques
Repórter de Política

A revisão do pacto federativo. Essa foi a principal motivação do deputado estreante Walter Alves, do PMDB, em seu primeiro discurso depois de um mês na Câmara dos Deputados, em Brasília, realizado na tarde desta terça-feira. Segundo o parlamentar, que é um dos vice-líderes do partido na Casa Legislativa Federal, é preciso, com urgência, rediscutir o pacto, pois não é mais possível que municípios e estados vivam tão dependentes do Governo Federal.

“É necessário o redimensionamento urgente do fundo de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM). É preciso acabar com essa situação vexatória. Os estados não podem mais ficar, por meio de empréstimos, endividando suas futuras gerações. Os prefeitos da quase totalidade dos 5.570 municípios não aguentam mais vir a Brasília, com o pires na mão, para mendigar recursos necessários à sobrevivência do seu povo”, afirmou Walter Alves.

Segundo o deputado federal do PMDB, atualmente, a União, ou seja, o Governo Federal, concentra cerca de 60% da riqueza do País. Dessa forma, sobra para o Estado apenas 25% do bolo. Para os municípios, ainda menos: só 15%. “Essa injusta divisão faz com que estados e municípios percam a condição de exercer sua missão constitucional, que é prestar os serviços essenciais aos seus cidadãos”, acrescentou.

“É nos municípios onde vivem os cidadãos. É lá que eles precisam ter os serviços públicos adequados para uma melhor qualidade de vida”, ressaltou o deputado federal. “Para que isso aconteça, as prefeituras precisam de aportes financeiros que assegurem o desenvolvimento dos seus programas e projetos”, acrescentou.

Conforme o deputado federal afirmou em seu discurso, no entanto, não são só os municípios que precisam de investimento. “Cabem também aos estados papel relevante na vida dos cidadãos, ao arcar com projetos que buscam o desenvolvimento local e garantam a melhoria das condições de vida da população”, analisou.

“Por isso, também necessitam de recursos para promover investimentos essenciais que garatam uma prestação de serviços adequada e uma vida digna à sua população”, acrescentou.

OUTRAS BANDEIRAS
Além da rediscussão do pacto federativo, matéria já defendida também por outros parlamentares, como Felipe Maia (DEM) e Rafael Motta (PROS), Walter Alves também falou sobre segurança pública e a seca, que prejudica muitos no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário