terça-feira, 31 de março de 2015

Falta de medicamentos na Unicat compromete tratamento de pacientes. Sesap informa que vários medicamentos em falta vão começar a ser dispensados nesta segunda-feira (30)

CRÔNICO

yu8o676o
Carolina Souza
acw.souza@gmail.com

A Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), departamento responsável pelo abastecimento e distribuição de medicamentos no RN, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), enfrenta corriqueiramente situações de desabastecimento, comprometendo o tratamento de inúmeros pacientes. Na sede da unidade em Natal, no bairro do Tirol, usuários relataram que às vezes precisam comprar medicamentos para não interromper a evolução do quadro clínico.

José Alves, de 66 anos, se submeteu a um transplante de rins há oito anos e desde então recorre ao serviço da Unicat para manter seu tratamento. Segundo ele, o orçamento deste mês está comprometido porque um dos quatro medicamentos que ele pega gratuitamente na Unicat está em falta.

“Não é muito recorrente, mas de vez em quando eu venho à Unicat e volto sem todos os medicamentos necessários. Se meu tratamento for interrompido por falta de um desses medicamentos, posso colocar meu rim transplantado em risco”, comentou com a reportagem d’O JORNAL DE HOJE. “Saindo daqui vou direto para uma farmácia. Isso vai me custar uns R$ 80 reais pelo remédio, dinheiro que será abatido de um recurso que praticamente não existe”, disse.

O medicamento em falta para José Alves é o Sinvastatina, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e lipídios no sangue. O servidor público Ivan Soares, que acompanhava sua esposa na manhã de hoje (30) à Unicat, disse que há dois meses estão esperando pelo Evista, remédio utilizado para tratar ou prevenir a osteoporose em mulheres pós-menopausa.

“Toda semana ela vem aqui atrás desse medicamento e volta de mão vazias. Ele custa cerca de R$ 100 e faz diferença no nosso orçamento, por isso sempre chegamos aqui na esperança de encontrá-lo. Liguei ontem e me disseram que tinha chegado. Vamos ver se é verdade”, disse Ivan.

A reportagem do JH tentou contato presencialmente com a diretora da Unicat, mas ela não estava na unidade, nem atendeu aos telefones funcionais. A Secretaria de Estado de Saúde Pública foi procurada para falar sobre o problema e informou, através de nota, que os medicamentos citados nesta matéria já estão sendo entregues.

“O medicamento EVISTA chegou semana passada e já está sendo distribuído na Unicat normalmente. A SINVASTATINA é um medicamento oferecido à população através do Programa Farmácia Popular e pode ser encontrado nas farmácias conveniadas”, destacou a nota.

O JH ainda questionou se há outros medicamentos em falta, mas a secretaria não informou os nomes. Ainda na nota, disse que “desde quinta-feira (26), diversos medicamentos foram entregues pelos fornecedores à Unicat e a previsão é que o processo de dispensação para os usuários cadastrados inicie ainda hoje (30) à tarde”.

Aproximadamente 30 mil usuários em todo o Rio Grande do Norte são atendidos por mês pela Unicat, que dispõe de medicamentos para mais de 77 tipos de patologias clínicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário