terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Potigás passa a ter participação da japonesa Mistsui Gás e Energia

NEGÓCIOS

A empresa Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda (Mitsui-Gás) pagou, hoje (28), à Petrobras, R$ 1,93 bilhão pela participação de 49% na Petrobras Gás S.A. (Gaspetro), holding que consolida as participações societárias da Petrobras nas distribuidoras estaduais de gás natural.
 
Segundo a Petrobras, a transação foi concluída nesta segunda-feira com o pagamento depois da empresa atender a todas as condições precedentes previstas no Contrato de Compra e Venda de Ações, firmado em 23 de outubro deste ano. A Petrobras acrescentou que houve também a aprovação definitiva e sem restrições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
 
A Petrobras destacou ainda que, com a venda, foi atingida a meta do Programa de Desinvestimento da empresa. “Esta operação, feita por meio de processo competitivo, faz parte do Programa de Desinvestimentos previsto no Plano de Negócios e Gestão 2015-2019 e permitiu atingir a meta de US$ 700 milhões estabelecida para 2015, conforme anunciado em 5 de outubro de 2015”, concluiu a nota da companhia.
 
A empresa possui uma rede de quase sete mil quilômetros de gasodutos (TAG) e tem participação em 19 empresas de distribuição de gás natural no país, a Algás, Bahiagás, Cebgás, Cegás, Ceg-Rio, Compagás, Copergás, Gasap, GasBrasiliano, Gasmar, Gaspisa, Goiasgás, MSGás, PBGás, Potigás, Rongás, SCGás, Sergás e Sulgás.
 
A Gaspetro possui ainda participação em três empresas na área de energia elétrica, em uma empresa de comercialização e logística de GNL - Gás Natural Liquefeito, e em uma empresa de aproveitamento de subprodutos de carvão.
 
Participa da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A (TBG) e a Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), que são proprietárias da maior rede de ativos de transporte de gás natural e responsáveis por 99 % do volume de gás transportado em território brasileiro.
 
A Gaspetro detém ainda, participações em três termelétricas: A UTE Termoceará, com capacidade instalada de 220 megawatts (MW); a UTE Mário Lago, no RJ, com capacidade instalada de 922,6 MW e a UTE Barbosa Lima Sobrinho (SFE), também no Rio, uma usina bicombustível (óleo diesel e gás natural) com capacidade instalada de 385,9 MW. Possui ainda uma rede de cabeamento óptico e participação na Indústria Carboquímica Catarinense (ICC).
 
Fundada em 2006, a Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda. é uma holding que possui participação societária em 8 concessionárias de distribuição de gás natural. Com a compra dos 49%, passará a ter participação em 19, incluindo as que já possuía. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário