quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Polícia continua buscas por fugitivos da Cadeia Pública de Natal

BUSCAS

Quarenta e seis homens escaparam na madrugada de ontem da Cadeia Pública de Natal, na Zona Norte da capital. Até o fim da noite desta terça-feira (12), sete dos presidiários haviam sido recapturados. Os demais permanecem na rua.
A fuga se caracterizou como a maior já registrada no Rio Grande do Norte. Antes desta, a fuga em massa que aconteceu na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em 2012, quando 41 homens detidos conseguiram ganhar as ruas, liderava a lista.
// Unidade abrigava 430 detentos antes da fuga, o que significa dizer que pouco mais de 10% dos apenados conseguiram escapar de uma única vez
De acordo com a diretora da unidade, Dinorá Simas, todos os detentos que fugiram eram do Pavilhão B da Cadeia Pública, que abrigava 180 presos. Ao todo, a Cadeia encarcerava 430, antes da fuga.
Segundo a diretora, tudo ocorreu por volta das 2h30. Os homens cavaram um túnel a partir do refeitório até o Complexo Penal Doutor João Chaves, que fica no terreno ao lado. Ainda de acordo com Dinorá, o buraco saiu na frente do pavilhão dos presidiários do regime semiaberto do Complexo, por trás do posto da Companhia de Guarda Penitenciária. “Um túnel de aproximadamente 50 metros”, completou Dinorá.
Em seguida, os 46 derrubaram uma frágil grade que os separava do terreno que dá acesso ao portão principal do Complexo João Chaves e fugiram pela porta da frente. Dinorá Simas informou ainda que, do lado de fora, havia várias pessoas os aguardando, em diversos veículos que auxiliaram na fuga. “O rapaz da guarda da João Chaves ainda viu a movimentação, mas não deu tempo”, conta.
Dinorá Simas, diretora da Cadeia Pública de Natal
A diretora relata que as equipes de agentes e policiais militares que fazem guarda nos presídios caíram em campo para encontrar os foragidos.
Já no conjunto Soledade, os agentes da Segurança Pública conseguiram recapturar sete do total de foragidos, que seguiam a pé. Contudo não foi possível encontrar os demais.
A última fuga que havia sido registrada na Cadeia Pública aconteceu, de acordo com Dinorá Simas, há menos de um mês. Ela conta que em 21 de dezembro seis homens conseguiram fugir do presídio, no entanto a direção ainda não sabe como isso aconteceu.
A ausência só foi percebida depois da contagem que é realizada com os apenados. “Como isso que aconteceu está sendo investigado”, garante Dinorá Simas.
As equipes da Polícia Militar entraram em alerta depois que foi registrada a fuga. Várias diligências foram realizadas para tentar encontrar os 39 apenados, entretanto não se obteve êxito. Todos eles estão enquadrados no artigo 157 do Código Penal Brasileiro, respondendo, assim, por crime de assalto,
Dinorá Simas conta que, na semana passada, agentes penitenciários encontraram um túnel na Cadeia Pública de natal e interceptaram uma fuga que ocorreria. A diretora afirma que o buraco foi tapado, todavia não em sua totalidade.
Ela relata que, assim como na Penitenciária de Alcaçuz, há uma espécie de complexo de túneis, com diversas ramificações, sob o chão da Cadeia Pública. “De onde eles cavarem, caem nesses túneis, que chamo de vilas”.
O presidente do Conselho de Direitos Humanos do estado, Marcos Dionísio Caldas, alerta que a fuga implica diretamente na Segurança Pública do Rio Grande do Norte, pois criminosos que estavam detidos sob determinação da Justiça agora estão nas ruas.
// 46 homens escaparam usando túnel de 50 metros de comprimento durante a madrugada
“É uma coisa que precisa se observar. Nós chegamos a reduzir em 21% os Crimes Letais Violentos Intencionais (CVLIs) no mês de abril, mas chegamos a 6% no fim do ano. Se mantivéssemos os 21% seriam 300 pessoas mortas a menos que em 2014”, argumentou.
No final da manhã de ontem, os secretários de Segurança Pública e Defesa Social e de Justiça e Cidadania se reuniram com Dinorá Simas, Marcos Dionísio e outros representantes de instituições ligadas á segurança.
O motivo foi o esclarecimento do que tinha acontecido na Cadeia Pública, bem como a entrega de fotografias dos fugitivos por parte da direção.
Ao final do encontro, aconteceu mais uma reunião, esta com os comandantes das polícias, para definir como ocorreriam as buscas. Os apenados que escaparam permanecem sem paradeiro identificado.
Fuga de 2012 em Alcaçuz gerou exonerações
Depois que 41 presos conseguiram fugir da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, o diretor da unidade, major marcos Lisboa, e o coordenador da Administração Penitenciária, José Olímpio, foram exonerados de seus cargos, além do vice-diretor, Wellington Marques.
À época, o então secretário de Justiça e Cidadania, o advogado Fábio Hollanda, informou que seria aberta uma sindicância para apurar se houve negligência da equipe que estava de plantão.
A fuga ocorreu também num mês de janeiro, durante a noite, porém só foi percebida, segundo o que relataram os agentes na época, por volta das 2h da madrugada.
Todos escaparam do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, recém-inaugurado e considerado de segurança máxima. Atualmente, o pavilhão se tornou uma unidade independente dentro de Alcaçuz. Três presidiários foram recapturados ainda no mesmo dia, tendo ocorrido também outras prisões depois.
Na ocasião, segundo informou a direção da Penitenciária de Alcaçuz, os presos formaram uma “torre humana” para chegar mais próximo do teto. Depois disso teriam usado uma escada utilizada na estação do tratamento de esgoto, que fica localizada ao lado do pavilhão, para escalar o muro e ganhar a rua. A ação teria durado entre 40 minutos e 1 hora.
Foragidos
// Lista de foragidos*
1. Alan Cristian da Silva Felipe
2. Anderson Conceição da Silva
3. Arlon Cleiton de Souza Barbosa
4. Emerson Luiz Marques de Oliveira
5. Jailson Matheus Silva Vital
6. Daniel Dantas Sobrinho
7. Hermesson Gomes de Oliveira
8. Alyson Florêncio de Oliveira
9. André Costa de Lima
10. Blendell Matos da Silva
11. Cleondson Breno Ferreira Lins
12. Dhiago Teixeira de Morais
13. Clécio Ramos da Silva
14. David Matheus Gomes da Silva Tintin
15. Douglas Alves de Lira
16. Emmerson Nunes da Silva
17. Josivan de Araújo Rocha
18. Wingres Bezerra Campos Guiete
19. Daniel Marcos Lopes
20. Francisco Daniel Bezerra da Silva
21. Jonathan Diego Gomes de Lima
22. Rudson Rodrigues de Carvalho
23. Jonathan Fernandes de Moura
24. Luiz Carlos da Silva Rodrigues
25. Frankanderson Araújo de Andrade
26. Jeferson Rafael do Nascimento
27. Leandro Joaquim de Souza
28. Lucas Costa de Oliveira
29. José Iran da Silva Alves
30. Leandro Silva Melquíades
31. Luandson Gomes do Nascimento
32. Rodrigo Ferreira Felinto
33. Wendeson de Lima Dantas
34. Wesley Victor Martins de Souza
35. Joadson Sales da Silva
36. Lenilton Ferreira dos Santos
37. Pedro Henrique Souza Sobral
38. Davi Silva do Nascimento
39. Willian Costa Oliveira
Recapturados
1. Carlos Eduardo da Fonseca
2. Francimário Pereira da Costa
3. Heverson Carlos de Souza
4. Leandro Carlos Antunes ou Leandro Silva Ferreira
5. Maicon dos Santos Teixeira
6. Rafael da Rocha Silva
7. Ronaldo da Silva
*Até o início da noite de ontem

Nenhum comentário:

Postar um comentário