Obama e Abe depositaram várias coroas de flores no espaço construído sobre os restos do encouraçado destruído pela Força Aérea japonesa em 7 de dezembro de 1941. Ali, depositaram várias coroas de flores diante do muro onde estão inscritos os nomes dos 1.177 americanos que perderam a vida no USS Arizona
Esta é a primeira vez que um primeiro-ministro japonês visita o memorial, construído no começo dos anos 1960. Após um momento de silêncio, os dois chefes de Estado lançaram pétalas de flores em um poço cavado no meio da estrutura, apoiada na água e através da qual os visitantes podem ver os restos oxidados do USS Arizona.
Em uma declaração durante as homenagens, Shinzo Abe ofereceu suas condolências às vítimas do ataque a Pearl Harbor. “Como primeiro-ministro do Japão, ofereço minhas sinceras e eternas condolências aos entes queridos que perderam a vida aqui”, disse Abe, ao lado do presidente americano, acrescentando: “Nunca devemos repetir os horrores da guerra”. Abe também agradeceu a “tolerância” com o Japão, ao destacar o poder da reconciliação com os Estados Unidos.
O ato também foi uma reciprocidade simbólica. Seis meses atrás, Obama se tornou o primeiro presidente americano no cargo a visitar Hiroshima, no Japão, onde os EUA lançaram uma bomba atômica no fim da II Guerra. Mais de 2.300 americanos morreram em 7 de dezembro de 1941, quando cerca de 300 aviões japoneses atacaram Pearl Harbor. Mais de 1.000 pessoas ficaram feridas. Em 1945, os Estados Unidos lançaram bombas atômicas que mataram cerca de 140.000 pessoas em Hiroshima e 70.000 em Nagasaki.
(Com AFP e Estadão Conteúdo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário