O cessar-fogo entrará em vigor no país à meia-noite de hoje, no horário local (20h em Brasília) e coloca uma pausa na guerra que já dura cinco anos. Tanto o governo sírio quanto a oposição também se comprometem, em outro documento, a “iniciar negociações de paz para a regulação” do conflito, disse Putin, em reunião com os ministros de Relações Exteriores e Defesa, segundo a imprensa local.
A trégua, porém, não se aplica aos dois principais grupos jihadistas da Síria, o Estado Islâmico (EI) e o Fateh al-Sham, antigamente conhecido como Frente Nusra, informou a rede BBC. Os extremistas não participaram das conversas de paz por serem considerados terroristas e não rebeldes por parte do regime sírio.
No início do mês, Rússia e Turquia concordaram em um cessar-fogo na cidade de Alepo, um dos focos do conflito, que levou à evacuação de milhares de civis. No passado, outras tentativas de trégua
comandadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) ou pelos Estados Unidos em parceria com a Rússia já foram quebradas.
(Com EFE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário