quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Em evento de energia eólica, governador destaca liderança do RN no setor. Conferência é a maior de energia eólica da América Latina, e possui como objetivo debater o crescimento da fonte na matriz energética brasileira

EXALTAÇÃO
 
 Robinson Faria, governador do RN, durante evento

A liderança do Rio Grande do Norte no setor de produção de energia eólica, a instalação recorde de empresas no estado desde 2015 e a construção em curso de mais 23 parques até 2021 foram alguns dos destaques dados pelo governador Robinson Faria durante participação na Brazil Windpower. O evento é o maior de energia eólica da América Latina, e teve abertura realizada nesta terça-feira, 29, no Rio de Janeiro. A conferência tem por objetivo debater o crescimento da fonte na matriz energética brasileira.

Dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico apontam que o RN mantém a liderança nacional na produção de energia eólica com produção atual de 3,4 GiggaWatts nos 125 parques em operação. Do total, 72 deles começaram a operar por meio de licenças ambientais concedidas pela atual gestão.  Ainda estão sendo construídos mais 23 parques eólicos, que gerarão 570 MW. Até o final de 2021 estarão em atividade no estado 150 empreendimentos, além dos 26 que estão sendo contratados, mas que não tiveram iniciadas as obras. Juntos, estes gerarão 618,4 MW.

Os números, de acordo com o governador Robinson Faria, são resultado de uma política de atração de empresas para o estado que passa pela agilização das emissões de licenças ambientais através do Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Meio Ambiente, Idema.

“O nosso governo tem se empenhado em conceder licenças ambientais de forma ágil, mas sempre seguindo as determinações ambientais, cumprindo etapas, respeitando a legislação, mas desburocratizando o sistema para permitir a geração de empregos. Foi o que nos permitiu emitir uma quantidade recorde de licenças desde 2015 e é o que tem ajudado a nos manter na liderança da produção nacional de energia limpa”, disse.

O chefe do Executivo estadual enfatizou também a liberação do último trecho do linhão Esperanza (500KV), que vai passar por 14 municípios e escoar toda a energia do RN para fora do Estado. Ao todo são 214km, saindo de Ceará-mirim, passando por João Câmara até Assu. Com isso, passam a funcionar alguns parques do estado que estavam parados desde 2013 aguardando a energização da linha, e também à espera da subestação da Chesf. Com o linhão da Esperanza a energia do RN será interligada com o sistema nacional.

Potencial
Enquanto a média do fator de capacidade mundial é de 20- 25%, no RN são registrados fatores superiores a 50%. A alta capacidade de produção coloca o estado em uma posição interessante em uma posição interessante: caso fosse um país, seria o 19º do mundo em capacidade eólica instalada e em operação comercial, à frente de países como Japão, Bélgica, Chile, Uruguai, África do Sul e Coreia do Sul.

Com o mercado aquecido, a geração de emprego também acompanha os bons números com 15 postos de trabalho por cada megawatt (MW) instalado.

O potencial de energia eólica no Brasil é de 500 Gigawatts (GW).  Atualmente, a capacidade eólica instalada no Brasil é de 10,82 GW, o que equivale a uma usina Belo Monte, no Pará.

(AgoraRN)

Plano Municipal do Livro é debatido na Câmara Municipal. Plano possui a finalidade de assegurar à população, por meio de ações conjuntas e continuadas, o acesso ao livro e à leitura

DISCUSSÃO
 
 Plano foi discutido nesta terça-feira, 29

Em reunião nessa terça-feira, 29, a Frente Parlamentar Municipal do Livro e da Leitura discutiu a implementação do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas (PMLLLB). Com a finalidade de assegurar à população, por meio de ações conjuntas e continuadas, o acesso ao livro e à leitura, o Plano Municipal integra o Projeto  152/2017 do Executivo Municipal.
 
“O objetivo da reunião de hoje foi apreciar o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas que já foi discutido em outras ocasiões, como em 2014, porém naquela época percebemos que o plano era incompleto. A Secretaria de Cultura e a Funcarte fizeram algumas adequações e voltamos a analisar para que, se necessário, sejam apresentadas emendas”, afirmou a vereadora professora Eleika Bezerra (PSL).
 
O Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas (PMLLLB) tem como objetivos promover iniciativas que permitam a criação, estruturação, gestão e manutenção do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB), além de integrar bibliotecas escolares, comunitárias, temáticas e privadas aos seus respectivos pólos regionais, sempre em consonância com os interesses das comunidades.
 
De acordo com Aluísio Azevedo, colaborador técnico, entre as metas do Plano o grande desafio é melhorar o índice de leitura nas comunidades de Natal. “Nossa grande meta é fazer com que o cidadão natalense se interesse pela leitura, tenha prazer em ler. Através de pesquisas nós constatamos que as pessoas admiram o processo de leitura, consideram importante, porém elas não se envolvem nesse processo”, explicou.
 
A secretária adjunta municipal de educação, Judineide Domingos, destacou que existem ações no PMLLLB que incentivam a leitura nos bairros da cidade. “A Secretaria de Educação, em parceria com o Sesi, construiu uma biblioteca comunitária no bairro das Rocas favorecendo a leitura e disponibilizando um espaço em que a população possa pesquisar, estudar e buscar a informação”, disse. De acordo com Judineide o objetivo é que cada região da cidade seja contemplada com uma biblioteca comunitária.
 
(AgoraRN)

Criminosos explodem agência bancária em Serra Negra do Norte, RN. Crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (30). Ninguém foi preso.

EM SERRA NEGRA DO NORTE/RN
 Bandidos explodem agência bancária em Serra Negra do Norte, região Seridó do RN (Foto: Divulgação/PM)
 Bandidos explodem agência bancária em Serra Negra do Norte, região Seridó do RN (Foto: Divulgação/PM) 

Bandidos explodiram o posto de atendimento do Bradesco e tentaram roubar o dinheiro do caixa eletrônico, na cidade de Serra Negra do Norte, região Seridó do RN. O crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (30). 

Segundo a Polícia Militar, um grupo de assaltantes chegou à cidade por volta das 3h da madrugada, espalharam grampos pela estrada e quebraram a porta de vidro do posto de atendimento do banco. Eles não conseguiram roubar o dinheiro do caixa. 

Ainda segundo a PM, a cerca de um quilômetro da cidade, os criminosos atearam fogo no carro usado por eles na ação. A polícia acredita que outros bandidos deram cobertura e ajudaram na fuga em outro veículo. 

Policiais de Serra Negra do Norte e de Jardim de Piranhas fizeram buscas pela região. Ninguém foi preso. 

( Por G1 RN)

Operação da PF desarticula esquema de negociação de sentenças judiciais no RN. Grupo criminoso explorava a compra e venda de votos junto a uma turma do TRF da 5ª Região. Segundo a PF, o grupo agiu, inclusive, em processos relacionados à Operação Lava Jato. Mandados são cumpridos em Natal, Mossoró e Recife.

OPERAÇÃO ALCMEON

 Um dos mandados foi cumprido em um escritório de advocacia em Natal (Foto: Ítalo Di Lucena/Inter TV Cabugi)
 Um dos mandados foi cumprido em um escritório de advocacia em Natal (Foto: Ítalo Di Lucena/Inter TV Cabugi) 

A Polícia Federal cumpre dois mandados de prisão, oito mandados de condução coercitiva - quando a pessoa é levada para depor - e 13 mandados de busca e apreensão em Natal, Mossoró e Recife na manhã desta quarta-feira (30). A ação, em conjunto com o Ministério Público Federal, faz parte da Operação Alcmeon para desarticular um grupo criminoso que explorava a compra e venda de votos junto a uma turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Segundo a PF, o grupo agiu, inclusive, em processos relacionados à Operação Lava Jato. Advogados e um desembargador aposentado são alvo da operação. 

Segundo os investigadores, a organização teria atuado perante a Justiça em casos de operações policiais, apelações criminais, ações rescisórias e revisão criminal. Os principais clientes eram políticos. 

Em Recife foi cumprido um mandado de condução coercitiva de um servidor público estadual, de 58 anos. O servidor prestou esclarecimentos à PF e foi indiciado pelo crime de corrupção ativa. Ele foi liberado e responderá ao inquérito em liberdade. 

Fariam parte do grupo advogados e um desembargador aposentado, que negociariam votos em sentenças criminais para a libertação de presos ou liberação de bens apreendidos em ações penais. Em um caso específico, a pena de um ex-prefeito, que era de 28 anos de reclusão foi reduzida para dois anos e oito meses, e substituída por restritiva de direito. 

O esquema criminoso foi desvendado por meio de acordo de colaboração premiada em que um empresário relatou pelo menos duas situações em que teria obtido os benefícios do grupo depois de ter sua prisão decretada e seus bens apreendidos durante uma operação policial deflagrada no estado. O grupo cobraria em média R$ 350 mil pelo serviço, sempre de forma antecipada. Em determinado momento, um dos advogados ligado à organização criminosa teria retido os documentos de veículos de um dos delatores como forma de garantir o pagamento futuro da propina. 

 Os crimes investigados são os de corrupção passiva (art. 317 do Código Penal), corrupção ativa (art. 333 do Código Penal), exploração de prestígio (art. 357 do Código Penal), falsidade ideológica de documentos particulares e uso de documentos particulares ideologicamente falsos (arts. 299 e 304 do Código Penal), lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei n. 9.613/1998) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal).

O esquema

Os mandados foram expedidos pela 2ª e 14ª varas federais do Rio Grande do Norte e se referem a dois inquéritos distintos. 

O primeiro caso trata da possível compra e venda de votos de desembargadores federais (um falecido e outro aposentado) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), localizado em Recife, para análise de um habeas corpus e de um mandado de segurança julgados pelo tribunal no ano de 2012, no âmbito da Operação Pecado Capital - que apurou um esquema de desvio de recursos federais repassados ao Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN). 

As negociações ilícitas envolvendo os dois desembargadores federais teriam contado com a intermediação de advogados e de um assessor, com repasses de valores de forma oculta e dissimulada, mediante uso de dinheiro em espécie e transferências bancárias envolvendo terceiros. 

O segundo inquérito trata de uma possível “exploração de prestígio” por parte do desembargador aposentado, perante o mesmo TRF5, entre os anos de 2015 e 2017. O desembargador aposentado teria solicitado e recebido valores a pretexto de influir em outros magistrados até mesmo em casos nos quais ele próprio havia atuado como julgador, como na Operação Pecado Capital e na Operação Salt - que apura esquema de sonegação fiscal de grupo empresarial de Mossoró. 

O nome da operação faz referência a um personagem da mitologia grega e está relacionado à traição e quebra de confiança.

Investigações

As investigações se desenvolveram em um trabalho conjunto do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e da Receita Federal, contando com informações fornecidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), pela Justiça Federal e pelo TRF5. As diligências realizadas até o momento envolveram colaborações premiadas, gravações ambientais, interceptações telefônicas, afastamento de sigilo de dados fiscais, bancários, telefônicos e telemáticos, além da obtenção de documentos e colheita de depoimentos. 

 ( Por G1 RN)

População celebra chegada da água às torneiras de comunidade do interior. O Governo do RN contemplou a comunidade com a perfuração e instalação de poços tubulares

EM MESSIAS TARGINO/RN
 

Desde que nasceu, há 43 anos, dona Socorro Lira esperava pela chegada da água nas torneiras de casa. A comunidade Trincheira da Serra, em Messias Targino, é uma das mais castigadas pelas ações da seca. O sorriso no rosto estampa a satisfação de ver um sonho sendo realizado. O Governo do RN contemplou a comunidade com a perfuração e instalação de poços tubulares e construção de barreiro trincheiro.

“Nesta comunidade havia apenas um poço e água era salobra, imprópria para o consumo”, esclarece Dinart Filho, supervisor da Secretaria do Trabalho, da Habitação de Assistência Social (Sethas).

A felicidade da moradora Maria Helena Teixeira é tanta que ela comprou uma máquina de lavar roupa, segundo o IBGE, a máquina de lavar roupa é o eletrodoméstico que segue como grande objeto de desejo das famílias e somente cerca de 58,7 dos lares brasileiros, possuem uma. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2014), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).“Minha casa não tem espaço para colocar a máquina, ela está no quintal a céu aberto”, conta.

O Governo do Rio Grande do Norte investiu R$ 159 mil para fazer o sistema de acesso à água para abastecer as casas da Associação Familiar da Trincheira da Serra. Os recursos são do Projeto Governo Cidadão através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial sob a coordenação da Sethas.

(Portal no Ar)

Acusado de matar F. Gomes é solto por engano da Cadeia de Caraúbas Ex-pastor Gilson Neudo Soares do Amaral foi posto em liberdade quando deveria seguir preso

TRAPALHADA
 

A Cadeia Pública de Caraúbas soltou, por engano, o ex-pastor Gilson Neudo Soares do Amaral, acusado pela morte do radialista F. Gomes. O comunicador foi assassinado no dia 18 de outubro de 2010, na frente de casa, em Caicó.

Gilson Neudo tinha prisão preventiva decretada em dois processos. Um desses decretos foi anulado porque a Justiça demorou muito para julgar.

No entanto, a ordem de prisão preventiva do outro processo foi renovada em 21 de julho deste ano. Sem que fosse considerada esta renovação, que garantia a permanência do preso na cadeia, Gilson Neudo foi posto em liberdade, pois a decisão de soltá-lo considerou apenas a anulação do primeiro mandado de prisão.

(Portal no Ar)

Globo já sabe datas e horários das finais da Série D. O jogo de ida está marcado para o próximo final de semana

SÉRIE D
 
 Foto: Rhuan Carlos/Globo FC


O Campeonato Brasileiro Série D chegou às finais! De 68 times no início da competição, Globo e Operário-PR seguiram firmes na luta pelo título nacional. O jogo de ida está marcado para o próximo final de semana, 3 de setembro, conforme a tabela oficial divulgada pela Diretoria de Competições da CBF.

O jogo da volta foi marcado para o dia 10 setembro.

Confira os jogos:
IDA: 03/09 – Globo FC x Operário-PR – 17:00 – Barrettão – Ceará-Mirim/RN
Volta: 10/09 – Operário-PR x Globo FC – 19:00 – Germano Kruger – Ponta Grossa-PR


Antes das finais 
Para chegar à grande final da competição, o Operário enfrentou o Atlético/AC na Semifinal e se deu melhor na disputa. A primeira partida terminou em um empate sem gols. No jogo de volta, venceu seu adversário por 2 a 0. Já o Globo, do Rio Grande do Norte, pegou a Juazeirense. Foi derrotado no confronto de ida, fora de casa, por 3 a 1, porém conseguiu reverter a situação. Jogando dentro dos seus domínios, venceu por 2 a 0 e garantiu a classificação para a final.

(Portal no Ar)

Michel Temer coloca seu pacote de privatizações na vitrine chinesa

PRIVATIZAÇÕES
 Temer durante encontro com o presidente da China, Xi Jinping, em setembro de 2016 (Foto: Beto Barata / PR)

Mais do que participar da cúpula dos chefes de Estado dos BRICS, o presidente brasileiro Michel Temer (PMDB) chega nesta quinta-feira à China em uma visita de Estado com a estratégica missão de vender parte de seu incerto programa de privatização de 57 empresas públicas do Brasil, o maior em 20 anos, que inclui a gigante Eletrobrás, o aeroporto de Congonhas e até a Casa da Moeda, além de várias obras de infraestrutura. As empresas serão expostas como em vitrines ao chineses, ávidos investidores no país, mas representantes dos outros países no encontro _Rússia, África, Índia e África do Sul_ não serão deixados de lado.

A China é o principal parceiro comercial brasileiro. No ano passado, a balança comercial entre os dois países atingiu a cifra de 58,4 bilhões de dólares – sendo 35,1 bilhões de exportação brasileira e 23,3 bilhões em importações. Além disso, O Brasil se transformou nos últimos dois anos no principal beneficiário das linhas de crédito dos bancos chineses. Essas instituições concederam no ano passado empréstimos no valor de 15 bilhões de dólares (47 bilhões de reais), máximo histórico que coincidiu com um dos anos mais conturbados em política e economia no Brasil.

Temer abordou os eventuais negócios entre Brasil e China em entrevista à emissora de TV estatal chinesa CCTV, nesta semana. “Esperamos que a China possa se interessar de participar desses eventos, dessas concessões que nós vamos fazer, para se trazer naturalmente capital para o Brasil”. O embaixador do Brasil no país asiático, Marcos Caramuru, acredita que os empresários chineses teriam interesse nas áreas de energia elétrica, rodovias, ferrovias e portos. “Tem ativos na área de infraestrutura que vão interessar aos chineses e fazer com que eles se posicionem para participar dos leilões. A China foi o país que mais investiu em infraestrutura no mundo. Por trás disso, eles têm uma capacidade de financiamento robusta”, disse Caramuru à Agência Brasil.

(El País)

Corpo é encontrado dentro de saco na estrada de Genipabu. Vítima ainda não identificada pode ter sido morta a tiros, disse a polícia

EM GENIPABU
 

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na manhã desta terça-feira (29), em uma estrada que dá acesso a praia de Genipabu, litoral Norte da grande Natal. A vítima apresentava marcas de tiros e estava dentro de um saco amarrado com cordas.

De acordo com informações da polícia local moradores sentiram um forte odor e localizaram o corpo em uma estrada de terra já em avançado estado de decomposição. "Possivelmente este homem foi morto em outro local e em seguida os assassinos desovaram o corpo aqui", disse um policial que preferiu o anonimato.

A perícia do ITEP esteve no local, assim como a Polícia Civil. O inquérito que investigará a morte do desconhecido transcorrerá na cidade de Extremoz.

( Sérgio Costa/Portal Bo)

Homem com as mãos amarradas é encontrado morto no Bom Pastor. Vítima ainda sem identificação possui sinais de violência no pescoço e no rosto.

NO BOM PASTOR
 

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na manhã desta quarta-feira (30), em um terreno baldio, ao lado da avenida Industrial João Francisco da Mota, no bairro Bom Pastor. A vítima está com as mãos amarradas apresenta sinais de violência no no pescoço e no rosto.

De acordo com a Polícia Militar moradores de uma comunidade vizinha ao terreno entraram em contato com a Central de Operações após encontrarem o corpo por volta das 6h. A Divisão de Homicídios vai iniciar as investigações ouvindo pessoas que podem ter testemunhado o assassinato.

(Sérgio Costa/Portal Bo)

Pastor morre no púlpito após “visão de caixão” dentro da Igreja.Caso aconteceu no estado do Pará e deixou fieis impactados com o fato.

NO PARÁ
 

O pastor Jimme Javier Cherre Lizama, mais conhecido como pastor Dima, faleceu na última quarta-feira (23) enquanto pregava em uma igreja evangélica de Parauapebas, no Pará.

Fiéis da igreja afirmam que antes de cair no chão, o pastor interrompeu a pregação para dizer que Deus estava lhe mostrando um caixão no meio da igreja.

Segundo informações, ele faleceu no púlpito por conta de uma parada cardíaca fulminante por volta das 21h30. Natural do Peru, o pastor tinha 46 anos.

No final da noite desta quinta-feira o corpo de Dimas seguia no Instituto Médico Legal de Parauapebas, esperando a chegada da esposa do pastor que estava em São Luís do Maranhão.
  
 (Notícias de Parauapebas.)

Campeã mundial de boxe morre aos 26 anos. Angelique Duchemin tinha um cartel 14 vitórias e nenhuma derrota

MENINA DE OURO
 
França - Após sofrer um infarto durante um treinamento na segunda-feira, a francesa Angelique Duchemin, de 26 anos, foi internada em um hospital de Montpellier, na França, mas não resistiu e acabou falecendo nesta terça-feira em consequência de uma embolia pulmonar. As informações são de Jacques Rovira, presidente da academia da atleta.

Campeã europeia desde dezembro, Angélique Duchemin era uma pugilista em ascensão. Ela conquistou o cinturão de campeã mundial da Federação Mundial de Boxe e tinha um cartel 14 vitórias (três por nocaute) e nenhuma derrota.

Uma autópsia será realizada em Montpellier para tentar encontrar os motivos que levaram a atleta a sofrer o infarto e a posterior embolia.


Escritora exibe olho roxo após denunciar estupro em rede social. Escritora, que relatou ocorrido em rede social, diz em vídeo que não esperava repercussão

NAS REDES SOCIAIS
 
 Clara Averbuck publicou vídeo nas suas redes sociais
Rio - A escritora gaúcha Clara Averbuck publicou um vídeo em seu perfil, na tarde desta terça-feira, em que comenta a repercussão sobre seu relato de estupro — que ela alega ter sofrido por um motorista da Uber no último sábado. "Isso viralizou de uma forma que eu não estava esperando. Como sempre, vai ter gente duvidando da vítima", afirma ela, que aparece nas imagens com o olho roxo e um machucado no rosto. 

Clara também fala sobre o porque de ainda não ter ido em uma delegacia prestar boletim de ocorrência sobre a violência sexual. "Essa decisão é minha e eu não confio no sistema. Já fui inúmeras vezes na delegacia levar amigas minhas, já levei desconhecida, já levei um monte de mulher e vi o tratamento que é dado", diz. "Violência sexual é o único crime que quem tem que provar é a vítima", declara a gaúcha no vídeo, que já foi visto por quase 50 mil internautas.

Em outro momento, a escritora afirma que "não adianta espancar ou matar estuprador". Segundo ela, os homens reproduzem a violência e masculinidade que eles conhecem. "O estuprador não é um monstro. Ele pode ser o seu vizinho ou o seu tio", conclui.

Escritora relata estupro em Uber 

A escritora gaúcha Clara Averbuck relatou nesta segunda-feira, em sua página no Facebook, ter sido estuprada por um motorista de Uber durante uma corrida. Na publicação, ela não especificou quando o estupro ocorreu, mas deu detalhes do crime, falou sobre seu estado de saúde e sobre a possibilidade de formalizar a denúncia.

Contrariando orientações da Polícia Civil, a escritora não prestou queixa. "Estou decidindo se quero me submeter à violência que é ir numa Delegacia da Mulher, já que a violência sexual é o único crime que a vítima é quem tem que provar. Estou com o olho roxo e a culpa de ter bebido e me colocado em posição vulnerável não me larga. A culpa não é minha. Eu sei. O mundo é um lugar horrível pra ser mulher", relatou. 

Em nota, a Uber informou que o motorista foi banido da plataforma e afirmou que repudia o ocorrido, além de se colocarem à disposição das autoridades para colaborar com as investigações. 

"Acreditamos na importância de combater, coibir e denunciar casos de assédio e violência contra a mulher", afirmaram.

(odia)

Luís Fabiano opera joelho e fica afastado por cerca de seis semanas. O procedimento, realizado no HCor, em São Paulo, teve duração de 40 minutos e foi um sucesso

AFASTADO
 Luís Fabiano opera joelho e fica afastado por cerca de seis semanas

O centroavante vascaíno Luís Fabiano passou nesta terça-feira (29) por uma atroscopia no joelho direito, para corrigir a lesão no menisco medial e de cartilagem adquiridas na partida do Vasco contra o Bahia.

O procedimento, realizado no HCor, em São Paulo, teve duração de 40 minutos e foi um sucesso. "O atleta iniciará tratamento com sessões de fisioterapia e deve ficar afastado por cerca de seis semanas", informou o Dr. Rene Abdalla, responsável pela operação.

Luís Fabiano teve as lesões constatadas após ser submetido a uma série de exames depois do jogo da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, os quais apontaram a necessidade do procedimento.  


(Folhapress.)

Rodada desta quarta-feira tem a volta da Primeira Liga; veja os duelos. Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Inter, Londrina e Paraná estão na disputa

PRIMEIRA LIGA
 Rodada desta quarta-feira tem a volta da Primeira Liga; veja os duelos

Na rodada desta desta semana não teremos Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana e nem o Brasileirão. Mas os fãs de futebol não precisam lamentar, pois a Primeira Liga, que ficou parada por mais de quatro meses, volta com tudo. Oito equipes seguem na disputa da competição, o que significa que teremos quatro partidas nesta quarta-feira (30).

Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Inter, Londrina e Paraná entram em campo.

OS CONFRONTOS DESTA QUARTA:

Internacional x Atlético Mineiro - 19h30
Londrina x Fluminense - 19h30
Cruzeiro x Grêmio - 21h45
Flamengo x Paraná - 21h45

A PRIMEIRA LIGA

A Primeira Liga teve sua primeira edição em 2016 e foi criada pelos clubes, que travaram polêmicas com as federações e com a CBF. E como o calendário do futebol brasileiro é apertado, a competição teve que parar por um período, voltando somente agora, graças a brecha da data Fifa.

A competição está nas quartas de final. As semifinais estão marcadas para o começo de setembro.

A Primeira Liga de 2017 começou com 16 equipes de cinco estados: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará. O campeão vai faturar R$ 3 milhões.

(Notícias ao Minuto)

Tempestade Harvey volta a tocar o solo dos EUA e atinge a Louisiana. No total, já foram registradas 18 mortes causadas pelo fenômeno nos últimos 5 dias

TRAGÉDIA
 Furacão Harvey

 Tempestade Harvey volta a tocar o solo dos EUA e atinge a Louisiana

A tempestade Harvey voltou a tocar o solo dos Estados Unidos nesta quarta-feira (30). Desta vez, o fenômeno chegou à cidade de Cameron, no estado da Louisiana, com ventos de 72 km/h, e deve seguir rumo ao norte.

Segundo o "G1" com informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, a tempestade deve enfraquecer, mas seguirá rumo ao norte causando estragos nos estados da Louisiana, Arkansas, Tennessee e Missouri.

Louisiana foi palco da tragédia causada pelo furacão Katrina, há 12 anos, quando 1.833 pessoas morreram - 40% delas afogadas após o rompimento dos diques de proteção em Nova Orleans. Cerca de 80% da cidade ficou debaixo de água.

Houston
Após cinco dias de chuva intensa, a cidade de Houston, no Texas, tem previsão de chuva fraca e sol para esta quarta-feira (30), como publicado pela "Folha de S. Paulo".

As autoridades confirmaram a morte de 18 pessoas até o momento na área metropolitana da cidade, que é a quarta maior dos EUA.

(Notícias ao Minuto)

Collor levou R$ 8 mil em diárias para viajar a NY. Fim de semana no roteiro

BRASIL, POLITICA
 O senador Fernando Collor de Melo (PTC-AL) durante sessão para votar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, em Brasília (DF) - 11/05/2016
 O senador Fernando Collor de Melo (PTC-AL) durante sessão para votar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, em Brasília (DF) - 11/05/2016 (VEJA.com/Reuters)

Fernando Collor resolveu tirar uns dias em Nova York na semana passada.

A pretexto de participar de uma reunião preparatória para Assembléia-geral da ONU, a histórica excelência recebeu 8 000 reais do Senado por seis diárias.

O roteiro previa embarque para quarta-feira, esticada durante o fim de semana, lógico, e retorno no domingo.

( Por Gabriel Mascarenhas/Rdar On-Line)

Marco Aurélio, sobre Gilmar: ‘Em relação a esse rapaz, não falo.’ Integrantes do STF evitaram comentar o pedido de suspeição que Rodrigo Janot protocolou contra o ministro

BRASIL, POLÍTICA
 
 O ministro Marco Aurélio não quis comentar o pedido de suspeição contra o colega de toga, Gilmar Mendes (Carlos Moura e Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) evitaram comentar o pedido de suspeição feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Gilmar Mendes. Na segunda-feira à noite, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, enviou uma notificação para cobrar explicações de Gilmar sobre a solicitação protocolada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

“Não falo sobre isso, pedido de suspeição. Em relação a esse rapaz, não falo”, afirmou o ministro Marco Aurélio Mello, um dos adversários mais frequentes de Gilmar em debates no plenário do STF. Marco Aurélio costuma se referir ao colega de toga como “Todo-Poderoso”.

Outros três ministros abordados na entrada das sessões da Primeira e da Segunda Turma não responderam a perguntas sobre o que pensam da possibilidade de a ministra Cármen Lúcia pautar para julgamento o pedido de afastamento de Gilmar dos casos envolvendo a Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro. A suspeição tem como alvo a expedição de habeas-corpus para o empresário Jacob Barata Filho e para o empresário Lélis Teixeira, ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).

Gilmar foi padrinho de casamento da filha de Barata Filho. Janot argumenta ainda que a esposa de Gilmar, Guiomar Mendes, trabalha em um escritório de advocacia que representa empresas relacionadas a Barata Filho e Lélis Teixeira.

Para o ministro Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia tomou uma decisão “normal” ao abrir espaço para manifestação de Gilmar. Ele preferiu não comentar se acredita que o caso deva ou não ir a plenário.

“Esse procedimento é normal. A presidente dá em todos os casos. No meu caso, alegaram dois impedimentos. Ela ouve e depois decide”, disse. A atuação de Moraes foi questionada na relatoria de uma ação em que se discutia parecer emitido pela Procuradoria-Geral de São Paulo quanto à possibilidade de promover a reintegração de posse de prédios públicos ocupados, sem necessidade de documentação jurídica.

Os ministros Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso disseram que não poderiam falar sobre o caso. Na segunda-feira, o ministro Luiz Fux tratou do tema em entrevista ao jornal O Globo. “Isso é algo de foro íntimo a ser resolvido de forma regimental. Se não me falha a memória, essa alegação é decidida na presidência. Mas, se tiver que ser levada a plenário, que seja”, disse Fux.

A assessoria de imprensa de Gilmar Mendes, que está na Romênia em viagem oficial, informou que ele se manifestará nos autos sobre o pedido de suspeição.

Rejeição

Levantamento do jornal O Estado de S. Paulo revela que nenhum pedido de impedimento ou suspeição de ministros do STF levado à Corte foi atendido nos últimos dez anos. Nenhum caso rejeitado teve o mérito discutido pelo colegiado. Entre 2007 e este ano, chegaram à Corte oitenta arguições de impedimento ou suspeição.

Pelas regras do Tribunal, só o presidente ou o plenário do Supremo pode afastar um dos ministros do julgamento de uma ação. O presidente da Corte é o relator do caso e pode decidir de forma monocrática se entender que há um vício formal ou jurisprudência já consolidada sobre o tema, sem precisar levar a debate no plenário.


(Com Estadão Conteúdo)

MPF encontra e-mail de Jacob Barata com encomenda para Gilmar. Órgão acaba de pedir nova suspeição contra ministro do STF

BRASIL. POLÍTICA
 
 Jacob mandou flores para Gilmar Mendes (Pedro Ladeira/Folhapress)

Os procuradores do Ministério Público Federal no Rio encaminharam nesta terça (29) ao Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, novo pedido de suspeição contra Gilmar Mendes.

Segundo os procuradores, esse pedido traz mais evidências de que o ministro do Supremo Tribunal Federal é próximo do empresário Jacob Barata Filho.

Autorizado pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, o MPF vasculhou e encontrou na caixa de e-mail de Jacob Barata Filho uma confirmação de pedido de entrega de flores para Gilmar Mendes e a mulher, Guiomar. Esse pedido foi feito em  23 de novembro de 2015.

“… corroborando as informações já levadas ao conhecimento dessa Procuradoria-Geral da República, em análise dos e-mails de
Jacob Bara Filho constantes na caixa referente ao endereço gholding@gbdiesel.com.br, cujo acesso foi autorizado por ordem judicial proferida pelo Juízo da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro nos autos nº 0504252-24.2017.4.02.5101, foi localizada mensagem que aponta para o íntimo relacionamento entre o acusado e o Ministro Gilmar Mendes”, escreveram os procuradores.


“Conforme imagem colacionada a seguir, no dia 23/11/2015, Jacob Barata Filho recebeu mensagem com a confirmação de pedido para entrega de flores ao casal Guiomar e Gilmar, no dia 24/11/2015, no mesmo endereço que consta na agenda telefônica do aparelho celular do empresário como contato de Guiomar Mendes”, diz a nota.

Veja abaixo o e-mail encontrado:

(reprodução/Reprodução)

(Por Ernesto Neves/Veja.Abril.com.br)

Comissão aprova revisão da meta fiscal para déficit de R$ 159 bi. Projeto que autoriza rombo maior nas contas públicas em 2017 e 2018 deve ser votado no plenário do Congresso nesta quarta

META FISCAL
 Michel Temer e o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
 Temer e Meirelles: governo tem pressa em aprovar nova meta (Adriano Machado/Reuters)

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou no fim da noite desta terça-feira o projeto que altera as metas fiscais de 2017 e 2018 para déficits de 159 bilhões de reais nas contas públicas. O próximo passo é a votação do projeto pelo plenário do Congresso Nacional, mas antes será preciso concluir a apreciação de vetos presidenciais que trancam a pauta.

Se os parlamentares não votarem a tempo a ampliação no rombo do ano que vem, o governo terá de enviar no dia 31 um projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 ainda sob a meta antiga, que autoriza um déficit menor, de 129 bilhões de reais.

“A consequência de não votar meta amanhã (nesta quarta-feira, no plenário) é recepcionar Orçamento na quinta em bases falsas, sabidamente frágeis. Temos responsabilidade nessa realidade fiscal que vivemos”, alertou o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), relator da mudança nas metas.

Pressa

A equipe econômica trabalhou nos bastidores ao longo desta terça na busca de apoio para avançar na votação, mas houve grande dificuldade. Fontes da área econômica acreditam que será um “vexame” se for preciso propor um Orçamento com base em uma meta irrealista de déficit de 129 bilhões de reais – além disso, o corte de 30 bilhões de reais em despesas tornaria a peça orçamentária desde já inviável, promovendo um “shutdown” na máquina pública antes mesmo de o ano começar.

Para este ano, a alteração no objetivo fiscal vai significar um espaço extra de 20 bilhões de reais em relação à meta atual, de déficit de 139 bilhões de reais. Essa ampliação é necessária para que o governo consiga garantir as atividades da administração pública até o fim do ano.


(Com Estadão Conteúdo)

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Condutores já podem testar a nova CNH digital pelo celular

CNH
IMG_0103
Motoristas de todo o Brasil já podem testar, no site do Serpro, a versão de demonstração da CNH eletrônica, documento digital que será usado a partir de fevereiro de 2018.

A solução digital foi desenvolvida pela empresa de tecnologia da informação do governo federal para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O documento digital terá o mesmo valor jurídico do impresso, com o diferencial da praticidade e segurança.

A CNH-e é um aplicativo mobile e estará disponível para download, a partir de fevereiro do próximo ano, nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. A ferramenta vai armazenar todas as informações da carteira impressa, inclusive foto e QR Code, que garante autenticidade ao documento.

Futuramente, o motorista também poderá conferir, pelo aplicativo, a pontuação de infrações cometidas, ser avisado quando a CNH estiver perto de vencer e saber sobre campanhas de trânsito.

Caso o motorista perca o smartphone e necessite bloquear o aparelho para impedir o uso de sua conta e acesso ao seu documento, deverá acessar o portal de serviços do Denatran e solicitar o bloqueio.
Solicitação e uso

Para solicitar a CNH-e, o motorista já deve ter uma habilitação impressa com QR Code e se cadastrar no portal de serviços do Denatran. Caso o condutor já tiver cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), solução que possibilita o pagamento de multas de trânsito com 40% de desconto, não será necessário novo cadastro. A solicitação deve ser feita pelo portal com a mesma senha de cadastro do SNE.

Além disso, os motoristas devem informar ou atualizar seus e-mails e telefones nos departamentos de trânsito estaduais (Detrans). Caso a pessoa possua certificado digital, pode fazer as atualizações de e-mail e telefone diretamente no portal do Denatran, sem a necessidade de se dirigir aos Detrans.

O cadastro será ativado com o envio de um link para o e-mail informado, solicitando que o usuário realize login no aplicativo pelo aparelho que deseja ter a CNH digital. O motorista deverá criar um Número de Identificação Pessoal (PIN), com quatro dígitos, que deverá ser memorizado para acesso posterior ao documento digital.


(Do Portal Brasil)

Homem é preso suspeito de estuprar três das cinco filhas em João Pessoa; exames comprovam os abusos

EM JOÃO PESSOA/PB
 

Um homem de 40 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (28), no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa, suspeito de estuprar três das cinco filhas dele. Exames comprovaram os estupros e a prisão foi por força de mandado expedido pela justiça.

De acordo com a delegada Joana D’arc, da Delegacia de Menor Vítima, as investigações começaram há meses com após a denúncia sobre os estupros.

“Começamos a investigar e constatamos que o homem tinha estuprado a filha desde os seis anos, que hoje está com 12. Os exames comprovaram a conjunção carnaval. Nas outras duas, o homem se masturbava na frente delas, fazia sexo oral nas meninas e outros tipos de abuso”, disse a delegada.

Após a expedição do mandado de prisão, agentes da Polícia Civil foram cumprir e conseguiram prender o homem que estava em casa dormindo. A delegada explicou que o homem já tem passagem pela polícia por violência doméstica. A mãe das meninas tem problemas mentais.

Ele nega os abusos. O suspeito vai responder por estupro de vulnerável e vai ser encaminhado nesta terça-feira (29) para a audiência de custódia.

(PBHOJE)

Deputados federais do RN evitam comentar suposta propina na campanha de Fátima em 2008. Rogério Marinho e Felipe Maia foram procurados pela reportagem do Agora Jornal, mas preferiram não tecer comentários sobre denúncia da Procuradoria-Geral da República

SILÊNCIO
 
 Deputados federais Rogério Marinho (PSDB) e Felipe Maia (DEM)

Os deputados federais Rogério Marinho (PSDB-RN) e Felipe Maia (DEM-RN) não irão comentar a suposta propina recebida pelos senadores Garibaldi Alves (PMDB) e Fátima Bezerra (PT) em 2008. Ambos os parlamentares foram procurados pela reportagem do Agora Jornal e disseram que preferem se abster de repercutir a denúncia de Rodrigo Janot.

“Desconheço. Vi muito rapidamente [a repercussão sobre a denúncia]. São tantas denúncias que estão acontecendo… O que sei é que houve uma denúncia e que certamente os denunciados terão oportunidade de se posicionar, mas desconheço o teor dessas denúncias”, declarou o deputado Rogério Marinho.

Conforme denúncia de Janot, o senador Garibaldi teria – supostamente – solicitado dinheiro ao então diretor da Transpreto, Sérgio Machado, no valor de R$ 125 mil por meio de doação efetivada ao Diretório Estadual do PMDB no Rio Grande do Norte. Seis dias depois de o pagamento ser efetivado, o dinheiro foi parar na conta da então candidata à Prefeitura de Natal Fátima Bezerra (PT), que tinha o apoio de Garibaldi no pleito.

Também em contato breve com a reportagem, o deputado federal Felipe Maia, por sua vez, avaliou que este é um assunto que diz respeito apenas ao próprio Garibaldi Alves e que, por isso, não irá se manifestar.

“É um assunto restrito ao senador Garibaldi e à senadora Fátima Bezerra. Não cabe a mim opinar a respeito dessas denúncias”, disse Felipe.

O Ministério Público Federal afirma que os detalhes foram acertados pelo, então, assessor de Garibaldi, Lindolfo Sales. Janot aponta que, para atender ao pedido do senador, Sérgio Machado pediu aos empresários Luiz Fernando Nave Maramaldo e Nelson Cortonesi Maramaldo,  

controladores da NM Engenharia, que fizessem doação de R$ 125 mil ao Diretório do PMDB/RN. A investigação dos extratos de prestação de contas do PMDB, nas eleições daquele ano mostra que o dinheiro foi depositado em 11 de setembro, com a quantia sendo liberada no dia seguinte.

Logo mais, a quantia foi repassada ao comitê financeiro de Fátima Bezerra que, na época, disputava a prefeitura de Natal contra Micarla de Sousa.

(AgoraRN)

TRE fará recontagem, e Aldo Clemente perderá mandato de vereador em Natal. Recontagem dos votos deverá acontecer na próxima quarta-feira, 30, e a Câmara deverá ser notificada em seguida para proceder com a convocação do suplente

MUDANÇA
 aldo clemente
 Vereador Aldo Clemente Filho (PMB), que poderá dar lugar a Ari Gomes (PDT)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou a recontagem dos votos atribuídos aos candidatos a vereador Júnior Grafith (PDT) e Enildo Alves (PSDB) nas eleições de 2016 em Natal.

Com essa decisão, o vereador Aldo Clemente Filho (PMB) perde a vaga, e a coligação do PMDB/PDT ganha a cadeira. O primeiro suplente é o ex-vereador Ari Gomes (PDT).

A recontagem dos votos deverá acontecer na próxima quarta-feira, 30, e a Câmara deverá ser notificada em seguida para proceder com a convocação do suplente.

(AgoraRN)

Fred diz que avião trouxe R$ 7 milhões para campanha de Henrique no RN. Empresário Fred Queiroz entregou planilha com detalhamento da suposta distribuição de recursos ilícitos a vereadores, prefeitos e deputados que apoiaram campanha do ex-ministro

EM DELAÇÃO
 Fred Queiroz e Henrique Alves
 Henrique Alves sendo preso pela PF

O empresário Fred Queiroz, preso na Operação Manus, afirmou, em delação premiada, que o ex-ministro dos governos Dilma e Temer, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) comprou apoio de lideranças políticas nas eleições de 2014 com R$ 7 milhões, em espécie, no primeiro turno, ao governo estadual do Rio Grande do Norte. No relato dele sobre o segundo turno, Fred admitiu ter usado R$ 4 milhões dos R$ 9 milhões que recebeu, por meio de sua empresa, também para angariar aliados a Alves. Como forma de corroboração do relato, o delator entregou planilha com o detalhamento da aquisição, recebimento e distribuição dos recursos aos vereadores, prefeitos e deputados estaduais que apoiaram o ex-parlamentar na candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte em 2014. A Manus, deflagrada no Rio Grande do Norte para apurar fraudes de R$ 77 milhõesna construção da Arena das Dunas, prendeu o ex-ministro em 6 de junho.

O Estado teve acesso ao termo, homologado entre o empresário, o Ministério Público Estadual e a Procuradoria da República do Rio Grande do Norte, na quinta-feira, 24.

Fred Queiroz relatou que os articuladores da campanha de Henrique Alves ao governo potiguar ‘precisavam de R$ 10 a R$ 12 milhões para a campanha e que os valores seriam destinados à compra de apoio político’.

Na ocasião, segundo o delator, o ex-ministro respondeu que não dispunha dos recursos, mas que ‘tentou viabilizar’ com a Odebrecht e a JBS o montante de R$ 7 milhões.

Por volta do dia 28 de setembro, conforme consta no documento, “chegaram de R$ 5 aR$ 7 milhões de reais provenientes da pessoa de ‘Joesley’; e que esses valores não foram declarados em prestação de contas eleitorais”.

Os R$ 7 milhões, conforme detalhado na delação, foram entregues numa mala a um assessor particular do ex-presidente da Câmara Federal num hotel da Via Costeira, na praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal.

“José Geraldo (assessor particular de Henrique Alves), disse que foi com o motorista de Henrique Alves de nome Paulo, pegar os valores com um casal no Hotel Ocean Palace; que esse casal, segundo José Geraldo, veio de Mato Grosso em um avião particular; que o nome do casal foi passado por Arturo Arruda por meio de mensagem de aplicativo; que José Geraldo levou o dinheiro em uma mala para a casa da sogra dele”, consta no depoimento de Fred Queiros aos procuradores da República, Rodrigo Telles de Souza e Fernando Rocha de Andrade.

No dia seguinte, conforme relatado pelo delator, o coordenador geral da campanha de Henrique Alves no interior do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio (atual presidente da Federação dos Municípios – Femurn), foi ao encontro de José Geraldo com uma listagem dos beneficiados.

Um dos prefeitos que apoiou Henrique Alves recebeu, naquele dia, R$ 27.500,00. Ele acabou sendo preso, horas depois, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) pois não informou a origem do dinheiro.

Já no anexo referente ao segundo turno daquela mesma eleição, Queiroz admitiu que usou sua empresa para receber R$ 9 milhões, dos quais apenas R$ 5 milhões de reais foram destinados a despesas do contrato, como aquisição de gasolina, pagamento de pessoal, aluguel de equipamentos, carro de som, alimentação, estrutura de palco, etc., destinando-se 4 milhões à compra de apoio político.

De acordo com Queiroz, a campanha do ex-ministro de Dilma e Temer ao Governo do Estado em 2014 tinha dois cenários. “A campanha de Henrique Alves em 2014 contava com duas expectativas, a primeira era a de que ele sairia vitorioso, a segunda era a de que haveria disponibilidade de muito dinheiro”, declarou o delator.

( Agência Estado)