terça-feira, 29 de agosto de 2017

Tempestade tropical Harvey volta a ganhar força nos EUA. Segundo as autoridades locais, oito pessoas morreram nos últimos dias vítimas das fortes chuvas e alagamentos

TEMPESTADE NOS EUA
 Moradores  deixam suas casas em decorrências das inundações provocadas pela passagem do furacão Harvey em Houston, no estado americano do Texas - 28/08/2017

 Moradores  deixam suas casas em decorrências das inundações provocadas pela passagem do furacão Harvey em Houston, no estado americano do Texas - 28/08/2017

 Pessoas caminham por uma rua inundada após a passagem do furacão Harvey em Houston, no Texas - 28/08/2017

 Moradores empurram caminhonete em rua alagada na cidade de Houston, no Texas - 28/07/2017

 Moradores  deixam suas casas em decorrências das inundações provocadas pela passagem do furacão Harvey em Spring , no estado americano do Texas - 28/08/2017

 Pessoas desabrigadas devido ao furacão Harvey, são acolhidas em um centro convenções, em Houston

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos disse que a tempestade tropical Harvey voltou a ganhar um pouco de força neste início da noite desta segunda-feira. Agora, os ventos chegam a alcançar os 72 quilômetros por hora.

Segundo as autoridades locais, oito pessoas morreram nos últimos dias vítimas das fortes chuvas e alagamentos deixados pela tempestade. Nos próximos dias, ao menos 30.000 moradores devem se retirar de suas casas. Segundo o prefeito de Houston, Sylvester Turner, 8.000 pessoas já foram abrigadas nas instalações montadas pela prefeitura de forma emergencial.

Harvey atingiu o Texas na noite de sexta-feira como um furacão de categoria 4 e permaneceu ao largo da costa, onde perdeu um pouco de força e foi rebaixado para tempestade tropical. Os meteorologistas esperam que fique sobre a água por mais 36 horas e, depois, volte para o leste de Houston na quarta-feira. A previsão indica que a tempestade, em seguida, irá para o norte da cidade e perderá força.

Nesta segunda, milhares de integrantes da Guarda Nacional, policiais, membros de equipes de resgate e civis trabalharam em helicópteros, barcos e caminhões adaptados para resgatar centenas de pessoas possivelmente presas em Houston, quarta maior cidade do país, durante uma breve pausa na tempestade.

Destruição

O Harvey se tornou o furacão mais poderoso a chegar ao Texas em mais de 50 anos quando atingiu solo na sexta-feira próximo a Corpus Christi, a cerca de 354 quilômetros ao sul de Houston. Logo após sua passagem, famílias atordoadas checavam os destroços de suas casas destruídas ao longo da costa. As ruas que não foram inundadas ficaram entupidas por destroços.

A tempestade deve continuar sobre a Costa do Golfo do Texas pelos próximos dias, despejando outros 25 a 51 centímetros de chuva, com ameaças de enchentes se estendendo até o estado vizinho de Louisiana.

Em cenas parecidas com as consequências do furacão Katrina, em 2005 em Nova Orleans, equipes da polícia e Guarda Costeira resgataram ao menos 2.000 pessoas até o momento, tirando muitas de telhados com helicópteros. As equipes de resgatem também pediram para que as centenas de pessoas presas em suas casas alagadas pendurassem toalhas ou cobertores do lado de fora, para alertar os bombeiros.

Escolas e prédios comerciais foram fechados nesta segunda-feira na área metropolitana de Houston, lar de 6,8 milhões de pessoas. Em alguns bairros na parte baixa da cidade, a água chegou na altura do peito dos moradores. Diversas refinarias fecharam operações no maior centro petroquímico do país.

Mortes

O furacão matou seis pessoas só no condado de Harris, onde Houston está localizada. Outras duas vítimas foram identificadas em cidades vizinhas. Uma mulher de 60 anos morreu em Montgomery quando uma árvore caiu em seu trailer dormitório e um morador de rua de 52 anos foi encontrado morto na pequena cidade de La Marque.

(Veja.Abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário