quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Exames de DNA identificam dois corpos carbonizados no massacre de Alcaçuz. Matança aconteceu em janeiro, dentro do maior presídio do RN. Agora, dos 26 mortos, apenas dois ainda não foram identificados.

MASSACRE DE ALCAÇUZ
 Ao todo, até o momento, Itep já recolheu corpos de 26 presos em Alcaçuz (Foto: Divulgação/PM)
  Ao todo, até o momento, Itep já recolheu corpos de 26 presos em Alcaçuz (Foto: Divulgação/PM) 

Exames de DNA realizados em julho, em Salvador, deram positivo para a comparação de material genético fornecido por familiares de dois presos mortos no massacre de Alcaçuz – rebelião que vitimou 26 detentos dentro do maior presídio do Rio Grande do Norte em janeiro deste ano. Os testes foram necessários porque os corpos foram encontrados carbonizados. Agora, apenas duas vítimas ainda não foram identificadas. 

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) explicou que foram enviadas para exames de DNA na Bahia amostras de três corpos. Deram positivo e foram confirmadas as identificações dos corpos de José Marcelo da Cruz, de 28 anos, e Caio Henrique Pereira de Lima, de 29. Ambos foram entregues para sepultamento ainda em julho. 

 Presos de facções rivais entraram em confronto na Penitenciária de Alcaçuz em janeiro; 26 foram mortos (Foto: Andressa Anholete/AFP)
 Presos de facções rivais entraram em confronto na Penitenciária de Alcaçuz em janeiro; 26 foram mortos (Foto: Andressa Anholete/AFP)

Sem identificação

Dos 26 mortos em Alcaçuz, agora apenas dois ainda não foram identificados. Um deles, também carbonizado e cujo resultado do exame deu negativo, será submetido a novo teste. Amostras de material genético do cadáver e de uma outra família serão colhidas e novamente enviadas para comparação no laboratório do Instituto de Medicina Legal de Salvador, já que a polícia técnica do RN não possui equipamentos para este tipo de exame. Contudo, ainda não há previsão de quando este novo material será enviado. 

Outro preso morto no massacre, e que ainda não foi identificado, foi enterrado já algum tempo. O corpo não estava carbonizado, mas foi sepultado como indigente porque não apareceram parentes para reclamar por ele. 

Confira a lista completa dos presos mortos em Alcaçuz já identificados pelo Itep:
  1. Jefferson Pedroza Cardozo
  2. George Santos de Lima Júnior
  3. Willian Anden Santos de Souza
  4. Antônio Barbosa do Nascimento Neto
  5. Carlos Clayton Paixão da Silva
  6. Jonas Victor de Barros Nascimento
  7. Marcos Aurélio Costa do Nascimento
  8. Anderson Barbalho da Silva
  9. Cícero Israel de Santana
  10. Marlon Pietro da Silva Nascimento
  11. Eduardo dos Reis
  12. Jefferson Souza dos Santos
  13. Felipe Rene Silva de Oliveira
  14. Charmon Chagas da Silva
  15. Diego Felipe Pereira da Silva
  16. Anderson Mateus Félix dos Santos
  17. Luiz Carlos da Costa
  18. Tarcísio Bernardino da Silva
  19. Francisco Adriano Morais dos Santos
  20. Lenilson de Oliveira Melo Silva
  21. Diego Melo de Ferreira
  22. França Pereira do Nascimento
  23. José Marcelo da Cruz
  24. Caio Henrique Pereira de Lima
( Por Anderson Barbosa, G1 RN)



Nenhum comentário:

Postar um comentário