quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Nove pessoas são capturadas por envolvimento em ataques a ônibus e viaduto na Grande Fortaleza. Polícia contabilizou 15 ataques criminosos desde a madrugada, incluindo uma bomba em um viaduto. Quatro ônibus foram queimados.

FORTALEZA, CEARÁ
 Criminosos detonaram uma bomba contra a estrutura de um viaduto na Caucaia — Foto: João Pedro Ribeiro/TV Verdes Mares
 Criminosos detonaram uma bomba contra a estrutura de um viaduto na Caucaia — Foto: João Pedro Ribeiro/TV Verdes Mares
 Carros atacados no Demutran de Horizonte — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares
 Carros atacados no Demutran de Horizonte — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares 

Cinco pessoas foram presas e quatro adolescentes apreendidos nesta quinta-feira (3) suspeitos de envolvimento em uma série de ataques contra veículos do transporte coletivo, equipamentos públicos e um viaduto no Ceará. Ao todo, a polícia contabilizou 15 ataques criminosos entre a noite de quarta-feira (2) e a madrugada desta quinta-feira (3). 

Desde a madrugada, os suspeitos atacaram, pelo menos, quatro ônibus e uma van do transporte público queimados. Além disso, bandidos detonaram uma bomba contra a estrutura de um viaduto no município de Caucaia e incendiaram veículos no pátio do Departamento de Trânsito de Horizonte, na Região Metropolitana. 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará, a polícia está investigando as ações criminosas e identificou um grupo suspeito de envolvimento nos crimes. A motivação dos atentados, contudo, não foi divulgada pela polícia. 

Ainda conforme o órgão, uma décima pessoa também foi conduzida para uma delegacia de Polícia Civil, onde foi ouvida e segue sob investigação. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) foi acionada e está à frente das investigações. 

Além disso, policiais militares e civis de diferentes equipes realizam buscas pelos locais onde ocorrerem os ataques para tentar localizar os outros suspeitos. 

A série de ataques ocorreu desde a madrugada desta quinta-feira:
  • Criminosos detonaram uma bomba contra a estrutura de um viaduto na Caucaia;
  •  
  • Dois ônibus foram completamente queimados no bairros Edson Queiroz e Canindezinho;
  •  
  • Outros dois ônibus foram atacados nos bairros Bonsucesso e Serrinha. O Corpo de Bombeiros conseguiu apagar os incêndios;
  •  
  • Por volta das 3h, homens armados incendiaram uma van no Bairro Conjunto Planalto Caucaia;
  •  
  • Grupo criminoso incendiou seis veículos que eram utilizados pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Horizonte. Os veículos foram atingidos por uma bomba caseira, pegaram fogo e ficaram destruídos;
  •  
  • Câmeras de videomonitoramento foram atacadas na Barra do Ceará e no Bairro Bom Jardim;
  •  
  • No Bairro Damas, bandidos arremessaram uma bomba caseira contra um posto de combustível. Um funcionário do local conseguiu apagar as chamas.
  •  
  • Criminosos atiraram contra uma agência bancária no Otávio Bonfim.
  • Fotossensores foram danificados por bandidos nos bairros Moura Brasil, Messejana e Quintino Cunha. 
 Ônibus foi destruído por criminosos Edson Queiroz, em Fortaleza.  — Foto: Halisson Oliveira
Na explosão sob o viaduto de Caucaia, uma das colunas ficou com a estrutura danificada e parte dos ferros ficaram expostos. O local precisou ser isolado e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmaram a presença de explosivos no local, além de dinamites detonadas. o trânsito ficou bloqueado rodovia BR-020 até a manhã desta quinta-feira. 

Uma equipe de engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Ceará (Dnit) foi ao viaduto da BR-020 em Caucaia para avaliar as condições estruturais do equipamento após a explosão. Os técnicos avaliam se há risco de desabamento do equipamento.

Moradores relatam medo

Moradores de Caucaia, que preferiram não se identificar, relataram que ouviram um forte barulho durante a explosão. 

"Eu estava deitado e, quando menos esperava, ouvi um estrondo. As portas se tremeram, o bloco de condomínio e os vidros também. Escutamos o barulho em todo o bairro e todo mundo saiu pra rua", disse um morador que não quis se identificar. 

Outro morador, também sem se identificar, disse ter pensado que o barulho se tratava de uma queda de avião. "A situação é muito crítica. Eu achava que tinha sido um desastre natural ou que um avião tinha caído e não é. O impacto foi altamente grande", explicou.



 (Por G1 CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário