terça-feira, 3 de setembro de 2019

Taveira é o maior líder político de Parnamirim e favorito para 2020, aponta pesquisa. Pesquisa também mostrou a avaliação da atual gestão municipal. De acordo com a Seta, 45,5% aprovam o governo Taveira, enquanto 42,4% desaprovam

ELEIÇÕES 2020
 
 Rosano Taveira, prefeito de Parnamirim

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos), lidera as intenções de voto para as eleições de 2020 no terceiro maior município do Rio Grande do Norte. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Seta, a pedido do Blog do BG, aponta que Taveira tem a preferência do eleitorado para a reeleição no ano que vem.
Na sondagem estimulada, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados, Taveira aparece na frente, com 11,9% das citações. Ele é seguido pela vereadora Professora Nilda Cruz (PRP), que somou 9,2% das preferências. O terceiro colocado é o também vereador Pastor Alex Nunes (Solidariedade), que tem 3,7%.
Outros quatro prováveis candidatos foram citados na pesquisa, mas com patamar inferior ao da margem de erro, que é de 3,5% para mais ou menos. São eles: o ex-prefeito Maurício Marques (PHS), com 2,9%, a vice-prefeita Elienai Cartaxo (Podemos), com 2%; o vereador Abidene Salustiano (PSC), com 1,6%; e o tabelião Airene Paiva (PCdoB), com 0,6%.
Quase metade dos entrevistados (49,2%) responderam que não querem votar em nenhum dos possíveis candidatos apresentados ou pretendem votar em branco ou nulo. Outros 18,9% não souberam ou não quiseram responder ao levantamento do Instituto Seta.
Respectivamente segundo e terceiro colocados na eleição passada, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Maia (PCdoB) e o ex-vereador Ricardo Gurgel (PSD) não foram colocados como possíveis candidatos. Dos nomes listados pelo Instituto Seta, apenas Taveira se declarou até agora como pré-candidato. Em entrevista ao jornal Agora Parnamirim em maio, o prefeito disse, ao ser perguntado se seria candidato em 2020: “Com certeza. Não tenha dúvidas”.
A pesquisa também mostrou a avaliação da atual gestão municipal. De acordo com a Seta, 45,5% aprovam o governo Taveira, enquanto 42,4% desaprovam. 12,1% não souberam ou não quiseram responder.
Segundo a sondagem, o atual prefeito também foi considerado pelos entrevistados o maior líder político de Parnamirim. Taveira foi citado espontaneamente por 4,3% dos entrevistados. Só outros três pontuaram: “Diogo Alves” (1,8%), o ex-prefeito Agnelo Alves, morto em 2015 (1,4%) e Professora Nilda (1,4%).
A violência urbana apareceu como o principal problema enfrentado pelos parnamirinenses. Segundo a pesquisa, 40,2% citaram a segurança pública como a maior queixa. Também foram citados a saúde (23,2%), trânsito e transportes (6,6%), geração de emprego e renda (4,7%), lixo e limpeza urbana (4,5%), educação (4,3%) e seca (0,8%). 15,6% não souberam ou não quiseram responder.
O Instituto Seta ouviu 503 pessoas entre os dias 24 e 25 de agosto, em Parnamirim. O intervalo de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos.
FÁTIMA E BOLSONARO
Na pesquisa realizada apenas em Parnamirim, o Instituto Seta também pediu a opinião dos entrevistados com relação às gestões da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e do presidente Jair Bolsonaro.
O levantamento apontou que a governadora é desaprovada por 49,6% dos entrevistados e aprovada por 40,8%. Outros 9,6% não souberam ou não quiseram responder. Bolsonaro tem avaliação parecida: 49,2% o desaprovam e 46,3% aprovam. 4,5% não quiseram ou não souberam responder.

(Por:AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário