sábado, 30 de maio de 2020

Homem suspeito de matar arquiteto é preso

VIOLÊNCIA EM NATAL

Eliedson Vinícius Marcelino de Menezes foi encontrado morto dentro do apartamento em que morava, em Natal | Foto: Arquivo da família

A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (29), o principal suspeito de ter matado o arquiteto Eliedson Vinícius Marcelino de Menezes, de 39 anos, no último dia 19. Identificado como Ivo de Souza Rodrigues, de 18 anos, ele é investigado pela prática do crime de latrocínio. A ação foi conduzida por agentes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Parnamirim, na Grande Natal. 

De acordo com as investigações, Eliedson Vinícius se encontrou com Ivo e um adolescente de 14 anos em um local combinado, em Parnamirim. Depois, eles seguiram para o apartamento da vítima, no bairro de Lagoa Nova, na zona sul de Natal, local onde aconteceu o crime. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o crime de latrocínio foi praticado a partir de cutiladas de faca. Na fuga, os dois levaram o carro de Eliedson.

A prisão aconteceu no bairro Bela Parnamirim, no município de Parnamirim. O suspeito foi encaminhado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN) e, após realização de exame de corpo de delito, será conduzido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. 


(Por:Portal da Tropical)

Polícia Civil prende em Mossoró, integrante de facção criminosa com três armas de fogo

EM MOSSORÓ,  RN
 dede

 Deic

 

Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), com apoio de Policiais Civis da Delegacia de Furtos e Roubos e Furtos (Defur), prenderam nesta sexta-feira, 29 de maio de 2020, em Mossoró RN, Josemar Oliveira Neves, o "Abá" de 33 anos de idade.

Após um trabalho de investigação que vem sendo realizado pela Deicor, com o objetivo de reprimir a atuação de facções criminosas no Estado, os policiais chegaram ao endereço de "Abá", no Bairro de Santa Delmira na zona Oeste da cidade.

Segundo o que foi apurado, Josemar Oliveira é o responsável por guardar armas de fogo de uma facção criminosa na cidade de Mossoró, armas estas que são comumente utilizadas para executar inimigos, cometer assaltos e ceifar a vida daqueles que compram drogas e não pagam no prazo.

No momento em que os policiais  chegaram à sua residência, "Abá" não se encontrava, sendo localizado horas depois próximo a um hospital, no centro de Mossoró.  Na residência do acusado foram encontradas duas armas, uma espingarda calibre 12 com numeração suprimida, uma pistola 9mm, três quilos de uma substância branca, provavelmente, usada para a mistura de cocaína e uma pequena porção de maconha.

Já com o suspeito localizado, próximo ao hospital, foi encontrada uma pistola .40, com 34 munições. Não houve resistência por parte do preso. A prisão de Josemar deixa claro que não existe distância para combater o crime. Após ser preso ele foi levado a delegacia e depolis dos procedimentos, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará a disposição da justiça.

A Polícia Civil pede para que a população *continue enviando informações de forma anônima, através do disque denúncia 181, disque DEICOR (84) 3232-2862 ou ZAP DEICOR (84) 98135-6796*.


(Por:Fim da Linha)

Polícia Militar prende jovem que tentou matar a própria mãe a facadas em Governador Dix Sept Rosado RN

EM GOV. DIX-SEPT ROSADO,  RN
 deded

Policiais do destacamento militar de Governador Dix Sept Rosado, na região Oeste Potiguar, prenderam na tarde desta sexta feira 29 de maio de 2020, um jovem, após o mesmo esfaquear sua própria mãe naquela cidade. Após tomarem ciência do fato criminoso, os policiais miliatres saíram em diligências e conseguiram localizar e prender o acusado.

Matheus Bezerra de Oliveira após ser preso foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde foi autuado em flagrante por crime de tentativa de homicídio. Durante o depoimento ao  DPC Rafael Arraes de Alencar, delegado da DEFUR de Mossoró e que responde pela delegacia de Governador Dix Sept Rosado, o jovem confessou que esfaqueou sua mãe, mas disse que não tinha a intenção de matá-la.

O mesmo afirmou que sempre entra em conflito com sua genitora. Após os procedimentos realizados na Polícia Civil, Matheus Bezerra foi encaminhado ao ITEP onde se submeteu a exame de corpo de delito e depois conduzido à Cadeia Pública de Mossoró, onde ficará a disposição da justiça.


(Por:Fim da Linha)

Piso salarial dos professores é sancionado pela governadora, reajuste de 12,84% será aplicado proporcionalmente

REAJUSTE
 
 Foto: reprodução

A governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei Complementar Nº 663, de 29 de maio de 2020 que concede  reajuste do Piso Salarial do Magistério em 12,84%. Esse percentual será aplicado sobre os vencimentos básicos dos professores e especialistas em educação retroativo a janeiro deste ano.

“A aprovação do reajuste no Piso Salarial do Magistério na Assembleia Legislativa é fruto de uma luta conjunta, que passa também por nós que fazemos o Governo do Estado, e que desde sempre compreendeu e legitimou a reivindicação dos  professores”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Com a sanção da governadora, o reajuste de 12,84% incidirá sobre os salários dos  professores e especialistas de educação que desempenhem, no âmbito das Unidades Escolares de Educação Básica e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), incluindo as Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs) e as Diretorias Regionais de Alimentação Escolar (DRAEs), as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, compreendendo as funções educacionais de  direção, administração,  planejamento,  inspeção, supervisão,  orientação e coordenação.

De acordo com a Lei assinada pela governadora Fátima Bezerra, os vencimentos básicos dos professores e de especialista de Educação, cujos titulares exerçam jornada de trabalho diversa de 30 (trinta) horas semanais, serão calculados de forma proporcional, com base no valor da hora aula, obtido a partir dos montantes estabelecidos no Anexo Único da Lei Complementar.

“Sempre estivemos abertos ao diálogo e à negociação para que pudéssemos chegar e esse momento. Agora, a torcida é para que o ajuste possa sair do papel e a portaria do Ministério da Educação que é anterior à essa pandemia possa ser respeitada”, reiterou a governadora.

Professores e Especialistas de Educação aposentados que tiveram carga horária diferente de 30 horas, e  pensionistas, o reajuste será aplicado proporcionalmente da seguinte forma:  3% em junho de 2020; 3% em outubro de 2020, acumulando 6,09%; 6,363% em dezembro de 2020, acumulando o reajuste total de 12,84%.

Já o valor retroativo será pago em 11 parcelas durante o ano de 2021, sendo 40% em seis parcelas iguais, nos meses de fevereiro a julho de 2021. Os 60% restantes serão pagos em cinco parcelas iguais, de agosto a dezembro também do ano que vem.

“Apesar da grave situação econômica, a maneira que o piso foi sancionado garante que todos os professores e especialistas, sejam da ativa, aposentados ou pensionistas, independentemente do nível, tenham o mesmo percentual de reajuste nos seus vencimentos.  Dessa forma honraremos a palavra empenhada com a categoria dentro deste ano e manteremos a execução racional dos recursos do Governo do RN com a folha de pessoal”, frisou o secretário Getúlio Marques, titular da SEEC.

Os recursos para o reajuste serão oriundos de dotações da Lei Orçamentária Anual (LOA) consignadas em favor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN).


(Via:BG)

RN chega a 267 mortes e 6.463 casos confirmados de covid-19

AUMENTOU
 Risco de contaminação no processo de intubação dos pacientes com Covid-19 grave é muito alto
 Risco de contaminação no processo de intubação dos pacientes com Covid-19 grave é muito alto

 O Rio Grande do Norte soma 267 mortes e 6.463 casos confirmados de covid-19, de acordo com informação divulgada nesta sexta-feira (29) pela Secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Ainda segundo a Sesap outros 60 óbitos estão em investigação para saber se foram causados pelo novo coronavírus. O Estado possui também 14.905 casos suspeitos da covid-19 e 12.552 descartados.

Brasil
 
O Brasil contabilizou 1.156 novas mortes causadas pela covid-19 entre quarta e quinta-feira, elevando o total de óbitos pela doença para 26.754, segundo o Ministério da Saúde. No país, foram  26.417 novos casos de infecção pelo novo coronavírus e agora são 438.238 pessoas contaminadas.
 
 
(Por:Tribuna do Norte)

Hospital de Campanha de Natal inicia internações em leitos de UTI

ATENDIMENTO
 Leitos de UTI foram montados ao longo desta semana, após recebimento de respiradores mecânicos
 Leitos de UTI foram montados ao longo desta semana, após recebimento de respiradores mecânicos

Em menos de 24 horas de abertura, metade dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) montados no Hospital de Campanha da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, na Via Costeira, foram ocupados por pacientes com Covid-19 em estado grave. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal), 12 dos 20 leitos de UTI previstos esão aptos a receber pacientes. Os demais deverão ser montados e disponibilizados ao longo deste fim de semana. Tais leitos darão um alívio aos hospitais estaduais, que já não ofertam mais vagas para pacientes infectados pelo novo coronavírus. 

Os leitos de UTI foram montados ao longo desta semana pela SMS Natal, a partir do recebimento de 20 respiradores doados pelo Governo Federal. Com o crescimento dos casos e das internações, a SMS Natal  tenta abrir mais leitos de UTI no Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo, em Tirol, mas esbarra na falta de equipamentos. De acordo com a pasta, 70 respiradores e outros 60 monitores foram adquiridos com recursos da própria Secretaria, mas os aparelhos ainda não foram entregues pelos fornecedores.

A pasta pretende abrir outros 16 leitos de UTI no Hospital Municipal, que já conta com 15 leitos intensivistas, todos ocupados. “Com a chegada de novos respiradores, vamos ampliar o número de leitos de terapia intensiva no Hospital Municipal e estruturar mais nossas UPAS que são a porta de entrada dos pacientes”, disse George Antunes, titular da SMS Natal. 

Num momento em que as UTIs dos hospitais estaduais de Natal se encontram lotadas, segundo dados da plataforma Regula RN, a abertura dos leitos foi vista como um alívio no sistema estadual de saúde, conforme Cipriano Maia, titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN).

“Todo leito que for aberto vai de alguma forma aiviar a pressão por demanda de leitos, venha ele de Município, Estado, iniciativa privada ou filantrópica, será bem vindo. Nós, como gestores do sistema estadual temos apoiado municípios, disponibilizando respiradores, monitores e bombas de infusão para que possam abrir esses leitos. Já abriram no Hospital Municipal (de Natal), alguns no Hospital de Campanha (de Natal) e esperamos que até esse final de semana consigam abrir os leitos restantes”, disse Cipriano Maia.

Convocados
 
A SMS Natal promoveu seleção temporária de profissionais de saúde para atuação na rede de enfrentamento à Covid-19. Foram convocados, nesta semana, 166 profissionais, entre enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos bioquímicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, engenheiro clínico, técnico de laboratório, técnico em radiologia e auxiliar de farmácia. 

Nos próximos dias, segundo a pasta, haverá uma capacitação desses profissionais, que atuarão no Hospital Municipal Newton Azevedo e no Hospital Municipal de Campanha. A primeira formação será relativa a um curso de Paramentação e Desparamentação, no dia 1º de junho, com nove turmas compostas.
 
 
(Por: Ícaro Carvalho/TN)

Após contaminação por coronavírus, agência do Banco do Brasil é fechada em Natal. Agência do Banco do Brasil no Alecrim ficará fechada nesta sexta-feira (29) até cumprir as normas da OMS para desinfecção

MEDIDA
 
 Agência do Banco do Brasil no Alecrim

O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte fechou mais uma agência bancária após descumprir as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), quanto às medidas tomadas após ser confirmado um caso de contaminação dentro do banco. A agência dessa vez é a do Banco do Brasil no Alecrim, zona Leste de Natal, e ficará fechada nesta sexta-feira (29) até cumprir os procedimentos cabíveis.

De acordo com o sindicato, a manutenção das atividades normais, mesmo após um caso confirmado dentro da agência, é algo que está sendo comum entre os bancos e é um risco para a população e os colaboradores. Na terça-feira (26), a agência da Caixa em Nova Parnamirim foi fechada pelo mesmo motivo.

Para a reabertura, o Sindicato dos Bancários espera que o responsável pela agência apresente novos funcionários e realize uma desinfecção total no lugar.


(Por:AgoraRN)

Presidente do PT no RN diz que partido ainda discute opções para candidatura a prefeito de Natal. Presidente do PT no RN, Júnior Souto, afirmou que apesar dos nomes discutidos pelo partido, ainda há avaliação de qual rumo a sigla irá tomar na candidatura à Prefeitura de Natal

ELEIÇÕES 2020
 
 Presidente do PT no RN, Júnior Souto

O ex-deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Norte, Júnior Souto, afirmou que a sigla ainda está em debate para decidir se lançará um candidato ou fará alguma coligação na candidatura ao cargo de prefeito de Natal, nas eleições deste ano.

Em entrevista à Agora FM (97,9), o líder do partido explicou que tem conhecimento sobre as dificuldades do PT na capital potiguar nos últimos anos. De acordo com Júnior Souto, as negociações com o senador Jean Paul Prates (PT) estão em andamento, mas até o último dia do prazo estabelecido para apresentar os nomes, o partido terá definido o rumo que tomará na campanha para prefeito de Natal.

"Precisamos enfrentar a realidade. Teremos que construir um nome capaz de formar unificar campo de forças democráticas em Natal, para que possamos ter um bom debate sobre os problemas que a cidade enfrenta. Há longos anos estamos tentando e, francamente, estamos obtendo umas respostas não satisfatórias ao partido. Estamos refletindo, analisando as mensagens que os eleitores de Natal tem mandado nesse período, para definirmos um projeto. O senador Jean Paul foi colocado em uma roda de discussão, a gente deve estabelecer as conversas de uma forma mais pausada e qualificada. Certamente vamos fazer avançar. Temos até o dia 5 de julho para deliberar se iremos fazer candidaturas próprias ou coligações. Estamos debatendo", contou.

O nome de Jean Paul foi sugerido à militância do partido na quinta-feira (28), durante reunião entre lideranças petistas no Rio Grande do Norte, incluindo a governadora Fátima Bezerra. Após a deputada federal Natália Bonavides ter reafirmado que não deseja ir para a disputa, mesmo sendo o nome preferido da militância, devido ao bom desempenho nas pesquisas internas, o nome do parlamentar está em evidência no debate para o cargo executivo.

O médico infectologista Alexandre Motta é outro nome citado pelo partido para ser candidato. Segundo o presidente do PT, não há posicionamento contrário ao médico concorrer ao cargo. Para Júnior Souto, é positivo ter mais de um nome para avaliação.

"Alexandre é plenamente bem recebido. Não há objeções, nem rejeições para contestar esse projeto de candidatura. Precisamos colocar os nomes na mesa, para ter maior facilidade para compor um bloco. Achamos que ter mais de um nome é positivo. Jean Paul tem realizado um grande trabalho. A liderança do PT já está identificada com o perfil que ele tem, de algo mais técnico. Tem recebido reconhecimento da imprensa nacional e local. Uma vez que se consolida o nome de Jean Paul, vamos fazer um debate interno e ouvir as opiniões dos nossos potenciais aliados", relatou.

Recentemente, o deputado federal e líder do PSB no RN, Rafael Motta (PSB) fez um convite público ao diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), para as duas siglas firmarem aliança no processo de sucessão municipal de Natal.

Conforme dito por Júnior Souto, apesar das incertezas sobre a candidatura na capital potiguar, em Mossoró o partido já apresenta mais "solidez" sobre a campanha. Segundo o líder partidário, o trabalho realizado pela deputada Isolda Dantas (PT) tem consolidado a sigla no município.

"Mossoró, pela importância geográfica-política, é uma cidade que damos grande atenção, como uma das prioridades máximas do PT. A Isolda tem realizado grande trabalho lá. Estamos voltados para Mossoró e partindo do reconhecimento, de que nesse instante o partido tem muito mais solidez do que aqui em Natal. Temos uma candidatura para disputar eleições em um movimento ascendente, com reconhecimento do povo mossoroense, pelo extraordinário trabalho que Isolda faz. Incansável, combativa e mediadora", afirmou.

Candidaturas do PT nos demais municípios do RN

No tocante aos outros municípios do estado, o ex-deputado relatou que nas menores cidades já têm algumas candidaturas em andamentos e outras em processo de discussão para decisões.

"Na cidade de Apodi, sabemos que tem um ambiente de política difícil de enfrentar. Mas nosso companheiro Agnaldo, que é líder sindical tem realizando um grande trabalho por lá. Apodi temos uma situação bastante promissora. A reeleição de Odon Junior, que caminha firmemente em Currais Novos. A prefeita de jardim do seridó, que já teve como militante no PT e retornou. Amarildo em Caiçara. Além de Currais Novos, estamos debatendo em Caicó. Temos um bloco de forças, que o PT tem um nome. Estamos discutindo candidaturas regionalizadas. Podemos ter em João Câmara, temos alianças em Nova Cruz e em Macau. Em Santa Cruz temos uma candidatura própria, com trabalho de discussão em aberto. Nas cidades menores, temos trabalhos importantes desenvolvidos pelas lideranças regionais, como em São Paulo do Potengi, com João Cabral. Temos um companheiro dirigente do Sine, que é nosso candidato em São Tomé. Estamos em São Gonçalo com Eraldo. Temos uma candidatura em Parnamirim, com Joseane. Estamos discutindo o processo do PT em São José", explicou.

Gestão Fátima Bezerra

A avaliação de Júnior Souto ao governo Fátima Bezerra é positiva, mesmo diante das crises enfrentadas pela pandemia, o presidente do PT no RN acredita que o estado possa retomar os caminhos para a estabilidade da economia. Segundo Júnior, o estado estava com bons direcionamentos financeiros, até sofrer a intervenção da pandemia.

"A realidade da situação econômica do estado boa parte da população já é ciente. Ela é dramática, com problema previdenciário. A governadora no primeiro ano de gestão fez avanços importantes.

Está reorientando políticas, conseguiu avançar um pouco no pagamento de pendências, vinha no desenvolvimento do enxugamento de despesas. Infelizmente, a pandemia veio a causou essas perdas absurdas de receitas, como acontece no Brasil inteiro em todos os estados. Projeção é de que o PIB brasileiro possa decrescer 7%. Um cenário de retração grande da economia mundial. Por outro lado, um esforço por toda parte de todo mundo. Talvez a gente consiga, após a pandemia, a retomada do governo. Nossas avaliações são positivas, os problemas vieram de outros governos, uma série de problemas que tem uma dimensão histórica. Fizemos o suficiente, pouco mais do que o esperado por muitos. O estado hoje encontra-se em uma situação delicada, mas esperançoso de que manteremos os compromissos com seus fornecedores e funcionários até se restabeleça o crescimento econômico", concluiu.

(Por:AgoraRN)

Em Natal, dos 2.258 casos positivos de covid-19, 1.087 estão em quarentena. Município já registra 87 óbitos em decorrência da doença; 925 pessoas estão curadas.

EM NATAL
 
 Município de Natal registra 87 óbitos em decorrência da covid-19 e 2.258 infectados pela doença, dos quais 159 estão internados. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) apresentou nesta sexta-feira (29) um balanço dos números dos casos da covid-19 até às 14h da quinta-feira (28).  Dos 2.258 casos confirmados com a doença, 159 encontram-se internados e 1.087 estão em quarenta domiciliar. O município já registra 87 óbitos. 

Ainda de acordo com os dados da SMS, 925 pessoas estão recuperadas da covid-19 e liberadas da quarentena domiciliar.

“De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, um paciente sintomático deve permanecer em quarentena por 14 dias. Após esse período, o isolamento pode ser interrompido se não apresentar mais nenhum sintoma. Se o paciente permanecer sintomático, deve manter o isolamento até 72h após os sintomas desaparecerem”, esclarece Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância da SMS.


(Por:Nominuto.com)

Governo prorroga suspensão das aulas da rede pública e privada até 6 de julho. Novo decreto estadual está publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado.

GOVERNO
 
 Suspensão das aulas na rede pública de ensino tem como objetivo diminuir a curva de contágio pelo novo coronavírus no Estado. 

Seguindo as recomendações do Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública decorrente da pandemia gerada pelo novo coronavírus (covid-19) e considerando a necessidade de intensificação do cumprimento das medidas de enfrentamento ao vírus, o Governo do Rio Grande do Norte publicou, neste sábado (30), o Decreto Estadual nº 29.725  que prorroga o prazo de suspensão das atividades escolares presenciais nas unidades da rede pública e privada de ensino do Rio Grande do Norte até o dia 6 de julho de 2020.

A governadora professora Fátima Bezerra ressalta que a prorrogação da suspensão das aulas visa mitigar o contágio pelo coronavírus e salvar vidas. "Diante dos números de contágio pela Covid-19 que, ainda, estão muito altos em nosso Estado, não há possibilidade de retomarmos as aulas. O ambiente escolar tem muita circulação de pessoas. E nesse momento nossa prioridade é diminuir a curva de contágio. Como eu tenho dito, a economia pode esperar, o comércio pode esperar e as aulas também podem esperar. À frente de tudo isso está nosso compromisso em cuidar, preservar e salvar a vidas das pessoas".

O novo decreto prorroga a suspensão das aulas no âmbito do ensino infantil, fundamental, médio, superior, técnico e profissionalizante. O documento também autoriza a Secretaria Estadual da Educação, da Cultura e do Lazer (SEEC) a antecipar o recesso escolar (compreendido no período de 24 de junho a 6 de julho), mediante diálogo com o Conselho Estadual de Educação (CEE). 

“Ouvindo diversos segmentos do ensino público e privado do RN, chegamos à conclusão que ainda não é o momento de voltarmos às atividades presenciais em nossas escolas. Vamos seguir com as atividades não presenciais para garantir que a aprendizagem não pare e continuemos a manter alunos e escolas em permanente interação.  Seguiremos observando as orientações da Governadora e da Secretaria de Saúde do RN, esperando uma melhora no quadro que estamos enfrentando”, explicou Getúlio Marques, titular da SEEC.

Desde o início da Pandemia, o Governo do RN vem tomando várias medidas de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus com o objetivo de diminuir a curva de contágio, evitar o colapso da rede estadual de saúde e preservar a vida da população potiguar.


(Por:Nominuto.com)

Petrobras conclui venda de sete campos de produção no RN. A ação foi concluída com o pagamento de R$ 676,8 milhões

CAMPOS DE PRODUÇÃO DO RN
 Petrobras tem 181 empregados com covid-19 e 510 recuperados
 Petrobras tem 181 empregados com covid-19 e 510 recuperados - Agência Brasil

Brasília - A  Petrobras finalizou nesta sexta-feira a venda da totalidade de sua participação em sete campos de produção terrestre, localizados na Bacia Potiguar, do Rio Grande do Norte, para a SPE 3R Petroleum S.A., subsidiária integral da 3R Petroleum e Participações S.A.

A ação foi concluída com o pagamento de R$ 676,8 milhões para a Petrobras, já com os ajustes previstos no contrato. De acordo com a companhia, a venda está alinhada à estratégia de melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultraprofundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos.


Segundo a gerente executiva de Gestão de Portfólio da Petrobras, Ana Paula Saraiva, o desinvestimento da companhia tem atraído novos participantes para a indústria, trazendo mais dinamismo pra o setor. “É uma ótima notícia para a Petrobras, para a 3R-Starboard, para o setor onshore e para o mercado em geral. Um bom momento para termos novidades”.

O sócio da Starboard, acionista controladora da 3R, Paulo Thiago Mendonça, falou sobre os planos da companhia para o Rio Grande do Norte. “A venda de ativos onshore e águas rasas é uma estratégia muito sadia para a Petrobras e cria oportunidades para novos entrantes no setor, que irão priorizar seus recursos gerando valor para a região e para o país. Temos como importante missão ser a maior produtora de gás do Rio Grande do Norte e aumentar essa oferta de gás".


O Polo Macau engloba os campos de Aratum, Macau, Serra, Salina, Cristal, Porto Carão e Sanhaçu. A Petrobras detinha 100% de participação em todas as concessões, com exceção da concessão de Sanhaçu, na qual era operadora com 50% de participação, enquanto os outros 50% são da Petrogal Brasil S.A. A produção total de óleo e gás desses campos é de cerca de 5 mil barris de óleo equivalente por dia.


(Por Agência Brasil) 

Defesa de Witzel se antecipa e protocola pedido no STJ para marcar depoimento. Governador se antecipou ao recebimento de intimação formal

ALVO DE INVESTIGAÇÃO
 Governador Wilson Witzel
 Governador Wilson Witzel - Rogerio Santana / Governo do estado

Rio - A defesa do governador do Rio, Wilson Witzel, encaminhou, nesta quinta-feira, um pedido ao ministro do STJ, Benedito Gonçalves, colocando-se à disposição para prestar depoimento à Polícia Federal - se antecipando ao recebimento da intimação formal, que ainda não ocorreu.
 
O governador foi um dos alvos da Operação Placebo e é investigado por desvios na área da Saúde do estado durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).
 
Também na quinta-feira, Witzel exonerou, de uma só vez, os secretários da casa Civil e de Fazenda, André Luis Dantas Ferreira e Luis Cláudio Rodrigues de Carvalho, respectivamente.
 
 
 (Por O Dia)

Neto prevê fracasso de Neymar na Copa de 2022: 'Jogadorzinho pé de rato.' Ex-jogador criticou o desempenho do craque com a camisa da Seleção

CRÍTICAS DURAS
 Neymar será mais uma vez o camisa 10
 Neymar será mais uma vez o camisa 10 - Lucas Figueiredo / CBF

Rio - Neto fez duras críticas a Neymar durante "Os Donos da Bola" desta sexta-feira. O apresentador afirmou que o camisa 10 não conseguirá levar o Brasil a conquista do hexacampeonato na Copa de 2022, no Catar.
 
"Não vai jogar nada. Vai ser um fracasso. Eu falo aquilo que eu penso. A seleção vai arrebentar com ele. Eu acho que os jogadores e a comissão técnica da seleção brasileira vão arrebentar com o Neymar. Vai botar tanta pressão nele para ele ganhar uma Copa do Mundo, ele não vai suportar isso e, hoje, a nossa seleção é muito fraca", disse o ex-jogador.
 
"Jogadorzinho muito pé de rato, que só tem nome e, na Europa, nem é protagonista. O único é o Neymar, e num time pequeno, que é o PSG. Time pequeno. Aqui seria a Portuguesa Santista", completou.
 
 
 (Por O Dia)

Barroso critica possível nomeação de Aras ao STF. Ministro falou sobre o assunto em videoconferência da ANPR

DEFENDEU LISTA TRÍPLICE
 Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, tomou posse ontem no TSE
 Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, tomou posse ontem no TSE - AFP PHOTO / EVARISTO SA

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso se posicionou hoje (29) a favor da lista tríplice obrigatória para escolha do procurador-geral da República. Atualmente, a lista é elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) após eleição interna no Ministério Público (MP) e encaminhada ao presidente da República, responsável pela nomeação. No entanto, o presidente não é obrigado a seguir as sugestões dos procuradores.

"Quanto à questão da lista tríplice, pessoalmente, acho que ela é importante, conveniente, e tem mais a ver com a independência do que propriamente com a democracia”, disse.

Barroso participou de uma videoconferência da ANPR para debater a evolução e os desafios dos Poderes sob a Constituição de 1988. Para ele, a possibilidade de nomeação do procurador-geral da República para outro cargo ou a recondução para a mesma função não são compatíveis com a independência do Ministério Publico. No entendimento do ministro, há uma falha no desenho institucional do MP permitindo possibilidade de recondução do PGR para um novo mandato de dois anos ou a indicação para outro cargo pelo mesmo presidente da República que o nomeou.

“Ambas as possibilidades são a meu ver incompatíveis com a independência, porque a recondução evidentemente pode gerar a tentação de agradar. Eu acho isso há muito tempo. Acho que quem tem que ser independente não pode ser reconduzido. Portanto, teria que ser um mandato único. Acho que dois anos é pouco. Mas, talvez a descoincidência com o mandato presidencial seja melhor. E não pode ser indicado por quem o nomeou procurador-geral da República para outro cargo, qualquer que seja, inclusive ministro Supremo, porque pode isso também pode ter reflexo sobre a independência”, afirmou o ministro sem citar um caso específico.



 (Por Agência Brasil)

Bolsonaro coloca militar indicado pelo Centrão no comando da Funasa. O coronel Silva entra no lugar de Marcio Sidney Sousa Cavalcante, exonerado hoje e que estava no posto desde o dia 9 de março

NOVA POLÍTICA
 Presidente da Republica Jair Bolsonaro. Foto: Daniel Castelo Branco
 Presidente da Republica Jair Bolsonaro. Foto: Daniel Castelo Branco - Daniel Castelo Branco

Em nova parceria entre militares e políticos do Centrão, o governo federal trocou o comando da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e nomeou nesta sexta-feira, 29, o comandante da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Giovanne Gomes da Silva, para a presidência do órgão. O nome foi uma indicação do deputado Diego Andrade (PSD-MG), em negociação capitaneada pelo presidente da sigla, o ex-ministro Gilberto Kassab.

Como mostrou o Estadão, a ala militar do Palácio do Planalto, até então crítica à chamada "velha política", tem negociado a entrada de partidos do bloco no governo. Os acordos, com aval do presidente Jair Bolsonaro, têm sido capitaneados pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo e general da ativa, Luiz Eduardo Ramos. O ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, também general, eventualmente participa das conversas que ocorrem dentro do Palácio do Planalto. O encontro dos dois extremos foi apelidado em Brasília de "Centrão Verde-Oliva" e acumula discórdia e desconfiança em todos os lados.

O coronel Silva entra no lugar de Marcio Sidney Sousa Cavalcante, exonerado hoje e que estava no posto desde o dia 9 de março. A Funasa é cobiçada por ser responsável por obras de saneamento básico em todo País. O órgão tem orçamento de R$ 3,13 bilhões para 2020.

Em live nas redes sociais na quinta-feira, 28, Bolsonaro reconheceu que negocia distribuição de cargos com partidos. "A imprensa sempre reclamou de mim que eu não tinha diálogo, que não conseguia atingir a governabilidade. De dois meses para cá eu decidi que tinha que ter uma agenda positiva para o Brasil, e comecei a conversar com os partidos de Centro também. Em nenhum momento nós oferecemos ou eles pediram ministérios, estatais ou bancos oficiais", disse o presidente.

Além da Funasa, Bolsonaro já entregou o comando do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) ao Progressistas e a secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional ao PL.

O PSD integra o Centrão, mas há resistências internas sobre o apoio ao governo Bolsonaro. "Respeito a decisão da maioria do PSD da Câmara de aliar-se ao governo federal. Peço, porém, que respeitem a minha posição no sentido de não concordar com essa postura", escreveu o deputado Fábio Trad (PSD-MS) no Twitter, nesta sexta-feira, 29. "Eu não acredito em um governo que hostiliza a democracia. Continuarei independente e crítico em favor do país."

Diego Andrade, padrinho da indicação na Funasa, é sobrinho do ex-senador Clésio Andrade, condenado no chamado mensalão mineiro, esquema que levou à cadeia o ex-governador de Minas Eduardo Azeredo (PSDB).

Ministério da Saúde

Também nesta sexta-feira foi nomeado o segundo-tenente do Exército Vilson Roberto Ortiz Grzechoczinski como coordenador distrital de Saúde Indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguara da Secretaria Especial de Saúde Indígena. Ele assume o cargo em substituição a Helena Aguiar Rodrigues.

Desde o mês passado, o governo vem nomeando servidores militares em cargos estratégicos do Ministério da Saúde. A primeira nomeação de destaque foi a do general Eduardo Pazuello, que inicialmente assumiu o cargo de secretário-executivo do ministério na gestão do então ministro Nelson Teich. Com a saída de Teich do governo, no último dia 15, Pazuello se tornou o ministro interino da pasta.



(Por:Estadão Conteúdo)

Weintraub fica em silêncio durante depoimento sobre declaração contra STF. Ministro havia dito que 'botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF' em vídeo de reunião

PEDIU PRISÃO DE MINISTROS
 Ministro Abraham Weintraub: polêmica ao defender prisão de todos, começando por ministros do STF
 Ministro Abraham Weintraub: polêmica ao defender prisão de todos, começando por ministros do STF - Marcelo Camargo

Brasília - O ministro da Educação, Abraham Weintraub, prestou depoimento nesta sexta-feira, para explicar declarações contra o Supremo Tribunal Federal feitas em uma reunião ministerial. "Botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF", disse Weintraub.

O ministro da Corte, Alexandre de Moraes, viu indícios de prática de delitos como difamação, injúria e crime contra a segurança nacional e havia dado cinco dias para que ele prestasse depoimento à PF no âmbito do inquérito das fake news. Weintraub compareceu na condição de investigado.

O Estadão apurou que o ministro ficou em silêncio.

O depoimento do ministro ocorreu pela manhã, na sede da pasta, antes mesmo de uma decisão do STF sobre o habeas corpus preventivo que pedia sua suspensão. No documento, assinado pelo ministro da Justiça, André Mendonça, argumentou que o colega de governo poderia sofrer limitação em seu direito de liberdade em consequência desse ato.



(Por:Estadão Conteúdo)

Babalorixá prevê data da descoberta da vacina contra a covid-19. Ainda segundo o religioso, poderá haver novas pandemias caso o homem não entenda o recado do plano espiritual

 Babalorixá Flávio de Odé

PREVISÃO-  Babalorixá Flávio de Odé - Ricardo Cassiano/Agência O Dia

Rio - O babalorixá Flávio de Odé, disse, nesta sexta-feira, que o cenário mundial, diante da pandemia do coronavírus só irá começar a melhorar a partir de agosto. Além disso, Odé prevê que haverá descoberta da vacina e tratamentos para a covid-19 em pouco mais de dois meses. 
 
"Em minhas previsões de 2019 foi alertado sobre uma pandemia, no qual traria muitos problemas e dificuldades em 2020. O início do ano de 2020 não seria nada fácil devido a regência de Ikú (a morte), onde o ano de 2020,2+0+2+0=4 representa o Odu Irosún (Iemanjá, Omolu) trazendo doenças, mortes e todos os tipos de problemas relacionados à saúde, bem-estar e familiar, onde teremos uma melhora a partir do dia 21 de junho de 2020. Não trazendo a cura, mas sim tratamentos onde começarão a amenizar toda essa tragédia", relata o religioso.
 
De acordo com Flávio, Ikú vêm desmascarando toda a arrogância, intolerância, ganância, falsos líderes religiosos e mostrando a igualdade entre todos.
 
"Um ano onde as pessoas precisam se determinar com verdade, justiça, amor e respeito. A partir do dia 1° de agosto de 2020, começará uma nova fase onde será descobertos os tratamentos, vacinas, não só para o Covid-19, como para outras doenças", prenuncia o babalorixá, mas ele diz a economia não vai se reconstruir tão rápido.
 
Flávio ainda alerta para o surgimento de novas pandemias, caso o homem não entenda o recado do plano espiritual.
 
"Orixá Oyá diz “se não houver mudanças poderão sim surgir novas pandemias, caos e outros problemas incluindo catástrofes naturais. Para evitarmos tudo isso, o Orixá Oxum diz “precisamos amar uns aos outros, respeitando e dando o melhor de cada um. Assim o ano de 2021 se iniciará com amor, prosperidade, família, soluções para as dificuldades do mundo, saúde e decisões importantes sobre o país, trazendo assim o bem-estar a todos,onde todo o sofrimento de 2020 servirá como aprendizagem para 2021", finaliza.
 
 
 (Por O Dia)

Moradores ateiam fogo em alojamento de contaminados pela covid na BAHIA. O episódio aconteceu na manhã de quinta-feira, 28

NA BAHIA
 Moradores ateiam fogo em alojamento de contaminados pela covid na BA
 Moradores ateiam fogo em alojamento de contaminados pela covid na BA - Reprodução

Moradores do povoado de Angico, na cidade de Campo Alegre de Lourdes, divisa da Bahia com Piauí, atearam fogo em um galpão montado pela construtora Andrade Gutierrez para abrigar funcionários de uma obra contaminados pelo novo coronavírus. Segundo a construtora, os moradores do local chegaram a usar armas para ameaçar os trabalhadores e, de acordo com a Polícia Civil da Bahia, foram contidos pela Polícia Militar.

O episódio aconteceu na manhã de quinta-feira, 28. Um inquérito foi instaurado para investigar o caso. Ninguém foi preso e nenhum trabalhador sofreu ferimento. Ontem a Andrade Gutierrez decidiu suspender os trabalhos por 15 dias.

No domingo, 24, um homem que trabalha na obra do Linhão T-BAPI em Pilão Arcado (BA), morreu nos hospital de Buritirama (BA) depois de apresentar sintomas da covid-19. A Andrade Gutierrez, responsável pela obra, fez teste nos trabalhadores, constatou que 34 deles estavam contaminados e decidiu levar tanto os que testaram positivo quanto os suspeitos de contaminação para locais onde pudessem ficar em isolamento. Parte foi transferida para Barreiras (BA) e outra parte para Campo Alegre de Lourdes.

Segundo a prefeitura de Campo Alegre, os trabalhadores foram alojados em duas pousadas e uma casa. A Vigilância Sanitária municipal fez testes rápidos nos trabalhadores e identificou outros dois contaminados.

A notícia rapidamente se espalhou levando pânico à população. Na quarta-feira a prefeitura pediu à construtora que os trabalhadores fossem levados para outra cidade, com mais infraestrutura de saúde, já que Campo Alegre, com seus 28 mil habitantes, não teria condições de atender à demanda.

"Após intensa negociação durante todo o dia, entre a Prefeitura e o Consórcio Linhão T-BAPI, ficou acordada a transferência de todos os funcionários que aqui estavam para a cidade de Barreiras [que tem 155 mil habitantes]", disse a prefeitura, em nota. "No entanto, ao amanhecer do dia de hoje (28) tivemos a informação de que a empresa havia transferido os funcionários da sede do município para o canteiro de obras do povoado de Angico (da estrada do Remanso), causando uma revolta muito grande na população da comunidade", complementa a prefeitura.

Segundo relato de um servidor municipal que não quis se identificar, um grupo de moradores do vilarejo de Angico, alguns deles armados, foi até o canteiro de obras e, sob ameaças, expulsou os trabalhadores. Na sequência, os moradores atearam fogo ao galpão de lona onde os trabalhadores fariam a quarentena provocando um início de incêndio.

A Andrade Gutierrez, também por meio de nota, informou que as obras foram suspensas. Os trabalhadores que tiveram testes negativos voltaram para suas cidades de origem e foram orientados a cumprir quarentena em suas casas. Os contaminados continuam em isolamento em alojamentos da empresa.

"A construtora e o consórcio ressaltam que o isolamento não coloca em risco a população local, uma vez que as instalações têm amplo espaço e todos os cuidados estão sendo adotados (...) Além disso, a medida de paralisação também foi tomada visando a integridade física dos colaboradores, uma vez que populares usaram de violência nos últimos protestos, inclusive com uso de armas. A Andrade Gutierrez e o consórcio lamentam a postura violenta de populares que em nada contribui para a resolução de um problema de saúde pública e lembram que seus funcionários são um extrato da sociedade, estão exercendo suas profissões e trabalhando pelo país, portanto merecem respeito e acolhimento de todos", disse a construtora.

A Andrade Gutierrez não informou em quais cidades ficam os alojamentos. A prefeitura de Campo Alegre de Lourdes ingressou com uma ação judicial na qual pede a retirada dos trabalhadores contaminados da cidade sob pena de multa de R$ 50 mil por dia.
 
 
(Por:Estadão Conteúdo)

Brasil registra 1.124 mortes por covid em 24h; 5º do mundo com mais óbitos. Somente em maio foram mais de 186 mil novos casos

PAÍS ULTRAPASSOU ESPANHA
 Imagem computadorizada do coronavírus
 Imagem computadorizada do coronavírus - Reprodução/ Internet

Brasília - O Brasil registrou pelo quarto dia consecutivo mais de mil mortes por covid-19 em 24 horas e passou a ocupar a quinta posição no ranking mundial de países com mais óbitos pela doença, ultrapassando a Espanha. Foram 1.124 mortes registradas de ontem para hoje, elevando o total para 27.878 no País. Apenas os Estados Unidos apresentaram, até o momento, mais que três dias seguidos com óbitos superiores a mil entre um dia e outro.

Na lista das nações com mais mortes acumuladas, o Brasil ocupa a 5ª posição agora e está bem próximo do quarto lugar. Só fica atrás de Estados Unidos (102.516), Reino Unido (38.243), Itália (33.229) e França (28.717). A Espanha está agora na sexta posição, com 27.121, segundo dados da universidade Johns Hopkins

O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira, 29, aponta o total de 465.166 diagnósticos da doença em todo o território nacional, sendo 26.928 novos casos confirmados entre ontem e hoje. Há, ainda, 4.245 pessoas com sintomas relacionados ao coronavírus sob investigação, de acordo com a pasta. Do total de óbitos confirmados, somente 331 ocorreram nos últimos três dias.

Com reabertura das atividades econômicas já anunciada, o Estado de São Paulo segue liderando em número de casos e óbitos, com 101.556 diagnósticos e 7.275 mortes. O Rio tem 47.953 casos e 5.079 óbitos. No Ceará são 38.395 infecções e 2.859 mortes. Os números chegam no momento em que alguns Estados começam a discutir as medidas de flexibilização do isolamento social e reabertura de setores da economia.

Somente em maio foram mais de 186 mil novos casos.

No mês de maio, a doença quadruplicou no Brasil, saindo de 91,6 mil casos para mais de 400 mil confirmações da covid-19. Pelo menos metade dos novos registros ocorreram nas duas últimas semanas. O aumento de diagnósticos, no entanto, não reflete a maior testagem da população. Muitos casos continuam subnotificados pela baixa capacidade de realizar exames, apontada pelo Ministério da Saúde, inclusive.



(Por:Estadão Conteúdo)

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Frentista sofre atentado a tiros quando chegava em casa na Comunidade da Maísa, zona rural de Mossoró RN

MOSSORÓ,RN
 copy

 Hrtm

O frentista Clézio Bandeira de Freitas de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio, na noite desta quinta feira 28 de maio de 2020, na Comunidade da Maísa na zona rural de Mossoró RN. De acordo com informações repassadas pelo sargento Freitas, que atendeu a ocorrência, a vítima havia saído do posto de combustíveis, onde trabalha, naquela localidade e quando chegava em casa sofreu a emboscada.

Dois homens saíram de um matagal, se aproximaram da vítima e começaram a atirar em sua direção. O frentista foi alvejado com tiros, possivelmente de espingarda na região do ombro  e mesmo baleado o frentista conseguiu pegar sua motocicleta e chegar até o posto de combustíveis onde trabalha, onde pediu socorro. A VTR da Maísa foi acionada por populares e ao chegar no posto se deparou com a vitima baleada.

Os policiais socorrerem o frentista na viatura da PM para O Hospital em Mossoró e quando estavam na BR 304, encontraram uma ambulância do Samu que já estava se deslocando para atendimento a vítima na Maisa. Clézio foi transferido para a ambulância e conduzido ao Hospital Tarcísio Maia em Mossoró. Segundo os socorristas a vítima foi entregue à equipe médica de plantão consciente, orientado e aparentemente não corre risco de morrer.

Clézio Bandeira conversou com os policiais militares, mas não soube explicar, quais teriam sido os motivos do atentado. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil de Mossoró.


(Por:Fim da Linha)

Mandante de facção criminosa é preso no interior do RN

EM GOIANINHA, RN
 
 Foram apreendidos materiais ilícitos referentes ao tráfico de drogas | Foto: arquivo

Uma operação conjunta das Polícias Militar e Civil resultou na captura de um suspeito de ser o chefe de uma organização criminosa em Goianinha. A ação foi deflagrada, nesta quinta-feira, em cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão nos bairros Batalha e Novo Paraíso no município. 

Na ação, foram detidos Diógenes da Silva Bune, conhecido como “Janjão”, Rafael Gomes Lopes, conhecido como “Mago”, e Davi Frazão dos Santos. Foram ainda apreendidos porções de maconha, crack e cocaína, balança de precisão, sacos utilizados para embalar droga, rádio HT, aparelhos celulares, dinheiro e munições calibre 38.

De acordo com a PM, os suspeitos foram autuados em flagrante de delito pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de munição de arma de fogo.

Em desfavor de Diógenes da Silva e Rafael Gomes, haviam mandados de prisão em aberto, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Comarca de Natal, pelos crimes de tráfico de drogas e roubo qualificado, respectivamente.

Diógenes da Silva Bune, Janjão, é apontado como o mandante de uma facção criminosa estadual, que atuava no município.

Participaram da Operação Policiais Militares da 3ª CPM/8ºBPM e do GTO/8º BPM e Policiais civis da 6ª DRP de Nova Cruz e da DP de Goianinha.


 (Por:Portal da Tropical)

Jean Paul pode ser candidato do PT à Prefeitura do Natal em 2020. Houve boa receptividade ao nome do senador para a disputa, tanto entre os representantes das correntes internas do PT quanto na militância

ALTERNATIVA
 
 Senador Jean Paul Prates teve nome cogitado pelo secretário Fernando Mineiro

O senador potiguar Jean Paul Prates pode ser o candidato do PT à Prefeitura do Natal nas eleições de 2020. O nome do parlamentar foi sugerido à militância do partido nesta quinta-feira (28), durante reunião entre lideranças petistas no Rio Grande do Norte, incluindo a governadora Fátima Bezerra.

Segundo o Agora RN apurou, houve boa receptividade ao nome do senador para a disputa, tanto entre os representantes das correntes internas do PT quanto na militância. Jean Paul Prates, que tem mandato no Senado garantido até o início de 2023, não teria descartado a possibilidade.

A possível pré-candidatura de Jean Paul Prates surge no momento em que a deputada federal Natália Bonavides tem reafirmado que não deseja ir para a disputa. Ela era o nome preferido da militância, pelo bom desempenho nas pesquisas internas e pelo fato de ter sido a deputada federal mais votada em Natal em 2018.

Na reunião desta quinta, o nome de Jean Paul Prates foi sugerido para a disputa pelo ex-deputado estadual Fernando Mineiro, atual secretário estadual de Gestão de Projetos e Relações Institucionais. “O partido se empolgou com o nome”, diz à reportagem uma fonte que compareceu ao encontro.

Além de Jean Paul Prates, o PT avalia para a disputa municipal o nome do médico infectologista Alexandre Motta.


(Por:AgoraRN)

Socorro a estados não é receita extra, afirma secretário de Finanças do RN. Segundo Aldemir Freire, dinheiro enviado pela União será usado pelo Governo do Rio Grande do Norte apenas para o pagamento de despesas já previstas, sem brecha para gastos extras. Estado já teve desfalque de R$ 290 milhões em receitas

AUXÍLIO
 
 Secretário de Planejamento e Finanças do Rio Grande do Norte, Aldemir Freire

Vinte dias depois de o Congresso Nacional aprovar o projeto, o presidente Jair Bolsonaro finalmente sancionou a lei que prevê um socorro financeiro para estados e municípios. O auxílio inclui um repasse direto de R$ 60 bilhões e a suspensão de dívidas dos governos regionais com a União e bancos oficiais.

Segundo as regras de partilha, o Rio Grande do Norte deve ser beneficiado com cerca de R$ 946 milhões. Desse valor, R$ 597 milhões serão encaminhados para o Governo do Estado e R$ 349 milhões serão rateados entre os 167 municípios.

Com relação à verba do Governo do Estado, R$ 442 milhões serão enviados para uso livre. O dinheiro poderá ser usado, por exemplo, para pagar salários dos servidores e demais despesas. O restante (R$ 155 milhões) deverá ser aplicado obrigatoriamente em ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

Entre os municípios, R$ 299 milhões serão de livre aplicação e R$ 50 milhões deverão ser investidos apenas na saúde. O maior valor será destinado à capital do Estado, Natal, que vai receber R$ 88,1 milhões. Em seguida, vêm Mossoró, com R$ 29,6 milhões, e Parnamirim, com R$ 26 milhões.

O secretário estadual de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, disse que a verba servirá apenas para compensar a perda de arrecadação provocada pela pandemia do novo coronavírus. Por isso, segundo ele, o dinheiro será usado pelo Governo do Rio Grande do Norte apenas para o pagamento de despesas já previstas, sem brecha para gastos extras.

“Esse recurso é para compensar a perda de receita. É para pagar o custeio normal com água, luz, servidor, diárias operacionais… não é recurso a mais”, disse o secretário ao Agora RN nesta quinta-feira (28), mesmo dia em que a lei foi publicada no Diário Oficial da União.

Aldemir Freire calcula que, de março até agora, já considerando a verba do Fundo de Participação dos Estados (FPE) que deve ser depositada nesta sexta-feira (29), o Governo do RN já perdeu aproximadamente R$ 330 milhões em arrecadação. Desse valor, diz ele, apenas R$ 40 milhões foram compensados com repasses extras de FPE, resultando em uma perda efetiva de R$ 290 milhões.

O socorro financeiro será depositado em quatro parcelas mensais, a partir de junho. Isso leva Aldemir Freire a concluir que, considerando a perda já constatada até agora e a que o RN terá nos próximos meses, o dinheiro do auxílio federal servirá apenas para cobrir o rombo – e talvez nem seja suficiente. “O volume de recursos não será suficiente para compensar as perdas”, diz ele.

Com relação aos R$ 155 milhões que devem ser usados exclusivamente na saúde, Aldemir Freire afirmou que o dinheiro será empregado na ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes com a Covid-19, na contratação de cerca de 3 mil funcionários temporários e na aquisição de respiradores pulmonares e demais insumos. “São despesas já programadas”.

“Fechar folha de maio foi um ‘deus nos acuda’”, diz Aldemir

De acordo com Aldemir Freire, por causa da queda de receita e da demora do presidente para sancionar o socorro financeiro, o mês de maio de 2020 foi turbulento para a gestão estadual.

“Esse dinheiro já era para ter chegado 15 dias atrás. Fechar maio já foi um ‘deus nos acuda’. Foi o mês mais difícil de toda a nossa gestão. Estamos concluindo a folha de maio, mas só neste mês perdemos R$ 180 milhões”, diz o secretário de Finanças.

Apesar das dificuldades, Aldemir Freire afirma que o pagamento da folha de maio dos servidores públicos está preservado. Nesta sexta, será creditado o valor correspondente a 70% dos salários dos servidores da saúde que ganham acima de R$ 4 mil, além de duas parcelas da gratificação de insalubridade (abril e maio). No sábado (30), as demais categorias, inclusive aposentados e pensionistas, recebem na integralidade.

Em junho, o secretário de Planejamento e Finanças espera que a situação melhore. Ele defende que o governo federal transfira a primeira parcela do socorro financeiro até, no máximo, dia 10. “A perspectiva mais pessimista possível é recebermos depois do dia 15”, conclui Aldemir Freire.


(Por Tiago Rebolo/AgoraRN)

Hospital de Campanha de Parnamirim será entregue na segunda-feira. Estrutura foi montada no Centro Especializado em Reabilitação, no bairro Vida Nova.

PARNAMIRIM,RN
 
 De acordo com o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, chegada do Hospital de Campanha é um reforço importante no combate à covid-19. 

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), entregará na próxima segunda-feira, (1º), às 10 horas, o Hospital de Campanha da cidade. A estrutura foi montada no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no bairro Vida Nova, e conta com 44 leitos de internação, para dar apoio aos pacientes de covid-19 com sintomas leves e moderados.

Após a chegada e instalação de boa parte dos equipamentos, como também a etapa de contratação de profissionais em sua reta final, uma vistoria foi realizada no início desta semana para acertar os últimos detalhes da abertura do Hospital de Campanha. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para combater a covid-19. 

A chegada do Hospital de Campanha é um reforço muito importante. Sabemos das dificuldades do enfrentamento à pandemia, mas em conjunto com o trabalho do pessoal da linha de frente, apoio e conscientização da população, vamos superar essa batalha”, disse o prefeito Rosano Taveira.

Profissionais

De acordo com a Sesad, o Hospital de Campanha conta com uma equipe composta por médicos internistas, infectologistas, plantonistas e técnicos de enfermagem trabalhando em rodízio de 12 horas, e enfermeiros. Fisioterapeutas, funcionários de limpeza e duas secretárias também atuarão na unidade, além de profissionais de assistência social, psicologia, bioquímicos e recepcionistas.

Durante o período de estruturação da unidade, a Sesad realizou uma capacitação com os profissionais que atenderão a pacientes infectados pelo coronavírus. Fisioterapeutas, recepcionista e auxiliares de serviços gerais tiveram aulas de atendimento ao público, higienização, controle e fluxo de entrada e saída de pessoas e resíduos. Ensinamentos sobre uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), chamado de paramentação e desparamentação, que consiste na colocação e retirada dos mesmos, também foram ofertados.

Estrutura e equipamentos

Dos 44 leitos disponibilizados, dois leitos de estabilização são exclusivos para pacientes graves. A função desses leitos é, justamente, manter o paciente estável, até que ele possa ser transferido com segurança para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O espaço é diferenciado dos demais, pois conta com respiradores e outros equipamentos avançados.

A Secretaria de Saúde recebeu na última terça-feira (26) dois respiradores e três monitores que serão utilizados na unidade. Os equipamentos foram cedidos pelo Ministério da Saúde, através do Governo do Estado, e estarão à disposição do município como empréstimo até o fim da pandemia. Um dos respiradores será utilizado na ambulância e outro no Hospital de Campanha.

De acordo com a secretária de Saúde, Terezinha Rêgo, até sexta-feira (29) a unidade hospitalar receberá mais um respirador. Os monitores também são fundamentais pois avaliam frequências cardíaca e respiratória, pressão arterial e saturação (oxigenização).

Serviço:

Hospital de Campanha de Parnamirim
Local: Rua Novo Oriente, s/n
Vida Nova


(Por: Prefeitura de Parnamirim/Nominuto.com)