sábado, 2 de agosto de 2014

Comerciantes informais da Cidade Alta recebem bancas novas. O material distribuído é fruto de uma parceria com OI Telefonia, a entrega faz parte da última etapa do projeto de reordenamento do comércio ambulante.

MELHORIAS
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Dentro do projeto de regularização do comércio informal do centro da cidade, a Prefeitura do Natal entregou nesta sexta-feira, 01, cinquenta e dois conjuntos de bancas e sobreiros, aos ambulantes, que atuam naquela área. Agora, os comerciantes informais terão que ocupar, exclusivamente, a área do Calçadão da Rua João Pessoa e Rua Princesa Isabel. A partir da próxima segunda-feira, 04, será realizada a primeira operação de fiscalização.

O bairro de Cidade Alta conta com uma das maiores concentrações de comerciantes informais de Natal e desde o ano passado, que o Departamento de Fiscalização da Semsur executa o processo de padronização. Segundo o secretário, Raniere Barbosa, esclarece o processo de reordenamento. “Passamos por um período de bastante diálogo, formação, processo seletivo, entrega do licenciamento, crachás e coletes. Agora, finalizamos a última etapa com a entrega das bancas. Nosso objetivo daqui pra frente é fiscalizar o trabalho dos comerciantes credenciados”, explicou Barbosa.

Primeiro, foi feito um censo dos ambulantes, no qual se constatou os tipos de mercadorias comercializadas, área de atuação, dados pessoais, questionário socioeconômico e registro fotográfico. Em seguida, um estudo para identificar as áreas viáveis para a instalação do comércio informal. As avaliações das áreas, para instalação do comércio informal no bairro, utilizaram como critérios a preservação do passeio público e acessibilidade, as dimensões dos passeios, às tipologias edilícias e o impacto no trânsito urbano.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Semsur, foi responsável pela reforma de todo o local, que compreendeu a instalação da iluminação em LED, novo piso, guarda-corpo, bancos e lixeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário