DIA DE FINADOS
Alessandra Bernardo
alessabsl@gmail.com
Com o Dia de Finados, celebrado neste domingo (02), a movimentação de visitantes e comerciantes de flores, coroas e velas aumentou bastante desde sexta-feira em todos os cemitérios públicos de Natal. Na manhã de hoje, era possível encontrar dezenas de zeladores de túmulos nas unidades de Nova Descoberta e do Bom Pastor, onde os vendedores reclamavam da falta de tendas para protegê-los do sol forte.
“Começamos a trabalhar no início da manhã de hoje e o movimento ainda está fraco, as pessoas vêm, perguntam os preços e depois vão embora, mas acredito que até o final desta tarde e amanhã, que é o dia mesmo, as vendas aumentarão bastante. Sempre é assim, então, não fico tão preocupada. O que está incomodando mesmo é ter que ficar debaixo do sol escaldante e sem nenhuma proteção, que ficou a cargo de uma empresa privada que ainda não cumpriu a sua parte no contrato”, desabafou a comerciante Vânia Silva.
Enquanto ela e seus colegas de trabalho sofriam no sol, os comerciantes que atuam no Cemitério Parque Municipal de Nova Descoberta estavam confiantes em boas vendas neste ano. Para Maria Lúcia dos Santos, que comercializa flores, velas e fósforos, os produtos devem ser mais procurados neste domingo, quando o número de visitantes nos estabelecimentos será maior.
“Com certeza, o melhor dia será neste domingo porque muitas pessoas trabalham aos sábados e não conseguem tempo para visitar os túmulos de seus familiares. Há também as pessoas que moram em outras cidades e virão apenas no dia mesmo, então, tenho confiança que vamos fazer boas vendas neste feriado. Ainda está cedo, vendi algumas unidades, mas quando chegar esta tarde, vai melhorar”, falou.
A limpeza dos jazigos começou na última quinta-feira (30), mas ainda hoje era possível encontrar pessoas trabalhando no polimento de peças de bronze como crucifixos. No Cemitério Público do Bom Pastor I, dezenas de adolescentes e adultos passavam de um lado para o outro carregando baldes com água para lavar os que possuem estrutura de granito e galões de tinta para renovar a pintura dos jazigos de alvenaria.
Já no cemitério de Nova Descoberta, a movimentação ainda era tímida, mas a expectativa é que amanhã comece antes das 7h, quando será celebrada a primeira missa do dia, de acordo com a programação estabelecida. As demais ocorrerão às 10h e às 16h. Já Às 11h30, está prevista a realização de um louvor evangélico e às 18h, o encerramento com queima de fogos de artifício.
Familiares fazem visita mais cedo para fugir de tumulto
Muitos familiares aproveitaram a manhã de sábado para cuidar dos túmulos e acender velas e rezar por seus entes. Entre eles, a contadora Marinalva Araújo, que trouxe a mãe para visitar o local e aproveitou para limpar e levar flores novas em homenagem ao avô e dois tios que estão enterrados no cemitério. Ela disse que sempre vai lá no Dia de Finados, mas resolveu fazer diferente neste ano, para poder viajar mais tarde.
“Decidimos viajar e por isso, adiantamos a nossa visita. Esperávamos encontrar tudo limpo, mas quando cheguei vi que ainda estava sujo, por isso, pedi um pouco de água e um escovão e resolvi limpar eu mesma, porque não é sempre que viemos aqui. Trouxe flores e velas, vamos fazer uma oração para meus parentes que aqui estão e depois, viajar”, falou.
O mesmo fez a dona de casa Alzemira Fernandes, que chegou logo cedo ao cemitério para limpar e enfeitar o jazigo dos pais. “Sempre venho na véspera de Finados para evitar a aglomeração de pessoas que acontece aqui no dia. Aproveito e limpo tudo, acendo minhas velas, faço minhas orações e deixo flores. Amanhã, o restante da família vem e faz o mesmo e assim, cada um presta suas homenagens aos nossos parentes falecidos”, afirmou.
A aposentada Enilda Araújo também antecipou o momento e foi ao cemitério logo cedo, para vistoriar a obra de reforma do jazigo da família e prestar suas homenagens aos familiares já falecidos. “Gosto de vir sempre antes para conferir como está, porque amanhã, toda a família virá participar da missa e visitar o local, então tem que estar tudo organizado”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário