quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Número de homicídios no Carnaval foi 19% menor que em 2014, diz Sesed

CARNAVAL

A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte apresentou, na tarde de hoje (19), o balanço sobre as ações durante a operação "Carnaval Mais Seguro" deste ano. Segundo a titular da Sesed, Kalina Leite, houve redução no número de crimes e, além disso, aumento no número de salvamentos na orla potiguar. Os números foram comemorados.

Júnior SantosKalina Leite comemorou resultado do Carnaval Mais SeguroKalina Leite comemorou resultado do Carnaval Mais Seguro
 
 Segundo a Sesed, foram registrados 18 homicídios em todo o estado do Rio Grande do Norte entre sexta-feira (13) e a quarta-feira de Cinzas (18), quatro a menos que no ano passado, quando foram registrados 22 assassinatos.

O planejamento operacional integrado e as ações de policiamento preventivo, na opinião da Sesed, surtiram efeito positivo durante as ações realizadas no período carnavalesco e conseguiram reduzir em 18,18% o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Rio Grande do Norte. Dos 18 homicídios, 12 aconteceram independentes das festividades, enquanto que apenas seis foram ligados ao Carnaval.

Além disso, a Sesed identificou uma redução no número de roubos no Rio Grande do Norte. O número foi 14,8% menor do que o de 2014, quando foram registradas 101 ocorrências, contra 86 deste ano. Também foi registrada uma queda de 26,9% no número de furtos, saindo de 115 em 2014 para 84 este ano. Também foi registrada uma queda no número de ocorrências de lesões corporais. O número é 38,2% menor que em 2014, quando apresentou 34 ocorrências. Este ano, foram 21.

Além da redução no número de crimes, os dados mostram que, nas 13 praias em que os bombeiros atuaram, não ocorreu nenhuma morte por afogamento. Os guarda-vidas realizaram 26 salvamentos aquáticos só no carnaval deste ano, enquanto que no ano passado foram sete.

Para Kalina Leite, o ponto determinante para a redução no número de crimes e no aumento dos salvamentos foi a integração das polícias, o planejamento e execução do plano traçado para o carnaval, além do trabalho preventivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário