CRÍTICAS
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o PT perdeu parte
do sonho, da utopia. Em evento promovido pelo instituto que leva seu
nome, Lula fez um discurso sobre a necessidade de o partido se renovar e
atrair a juventude, com duras críticas a posturas vistas hoje no
partido que ajudou a criar. “O PT perdeu um pouco do sonho, da utopia. A
gente só pensa em cargo, em ser eleito, ninguém trabalha de graça mais
(pelo partido)”, reclamou. “Estamos querendo salvar nossa pele e nossos
cargos ou criar um novo projeto?”, questionou.
No debate que recebeu o ex-primeiro-ministro da Espanha Felipe
González, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Lula disse que
pretende chamar para palestras representantes dos novos partidos que
vem surgindo na Europa, como o Podemos.
“O PT era, em 1980, o que é hoje o Podemos. A gente nasceu de um
sonho, de que a classe trabalhadora pudesse ter vez e ter voz, e nós
construímos essa utopia”, disse o ex-presidente, ao refletir sobre como
recuperar essa ideologia. “Há necessidade de repensarmos a esquerda, o
socialismo e o que fazer quando chegamos ao governo. Enquanto você é
oposição é muito fácil ser democrata você pode sonhar, pensar,
acreditar, mas quando você chega ao governo, precisa fazer, tomar
posições.”
Lula repetiu que o partido precisa se reaproximar da juventude e não
deixar que prospere o discurso que afasta as pessoas da política. “A
gente precisa rediscutir um pouco as utopias para fazer essa meninada
sonhar, acreditar que é possível, se não construir outro mundo, melhorar
esse em que nós vivemos”, disse. “Como a gente pode falar em renovação
se não tem um jovem aqui?”, questionou olhando para a plateia –
selecionada pelo próprio Instituto Lula.
O ex-presidente voltou a reclamar da imprensa brasileira. “Aqui no
Brasil, até o direito de resposta não temos mais, leva 30 anos e quando
sai é melhor nem responder.” Lula afirmou que nove famílias controlam
praticamente todos os veículos de comunicação e que o País está
atrasado. “O Brasil está atrasado, a regulação da mídia aqui é de 1962,
não tinha nem fax. E se você fala sobre isso, leva bordoada de tudo que é
lado.”
Democracia
Entre as reclamações, Lula afirmou que é mais difícil manter a
postura democrática depois que se chega ao governo. Mas disse que é
importante aprender a se manter no poder, mantendo as regras
democráticas. Sem citar sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, Lula
exaltou iniciativas do seu governo nessa área. “Nunca antes nesse País o
povo exerceu tanto democracia e participou tanto do governo como no meu
governo”, afirmou. E lembrou que sua gestão no governo federal promoveu
74 conferências para decidir políticas públicas com movimentos sociais.
Uma das principais críticas de petistas ao governo Dilma é o afastamento da base social do partido.
Apesar do comentário de que é difícil manter-se democrata no governo,
o petista afirmou que sempre soube que só seria eleito presidente pela
via democrática. E comparou seu caso ao de Evo Morales, que segundo
destacou Lula, também só chegou ao poder pelas urnas.
Lula defendeu ainda o Foro de São Paulo – grupo composto por partidos
e movimentos de esquerda da América Latina, criado em 1990. O Foro é um
dos temas mais criticados por movimentos anti-PT e anti-governo. “O
Foro de São Paulo foi criado com a ideia de educar a esquerda
latino-americana a praticar a democracia. Na Argentina, nem o Maradona
unificava a esquerda. Hoje, os partidos de esquerda participam de
governos nesses países.”
O ex-presidente falou sobre política internacional e comentou
rapidamente sobre ajuste, criticando o modelo que foi adotado em países
como Grécia, Espanha, Reino Unido. “O ajuste imposto lá só fez com que a
divida bruta crescesse”, afirmou.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário