CAERN
Para
garantir que não haja dúvidas quanto ao consumo de água cobrado de cada
usuário, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern)
disponibiliza aos clientes o serviço de aferição de hidrômetro, feito
mediante solicitação do interessado e depois de cumpridos alguns
pré-requisitos, inclusive a vistoria do imóvel.
A
checagem de hidrômetro está disponível para os clientes das regionais
Natal Sul (zonas sul, leste e oeste de capital), Natal Norte (zona norte
da capital e cidades vinculadas), e ainda,Regional Litoral Sul,
Regional Assú, Regional Caicó e Regional de Pau dos Ferros e suas
respectivas cidades vinculadas.
Caso
o laudo emitido comprovar que o hidrômetro não tinha qualquer alteração
será cobrada uma taxa de R$ 55,20, a ser incluída na conta do usuário,
podendo ser parcelada. Por isso, é importante que antes de solicitar o
serviço da Caern, havendo dúvidas sobre alteração excessiva no valor da
conta mensal, por exemplo, o usuário deve verificar se não existem
vazamentos ou outras avarias que acabem por acarretar o aumento do
consumo.
Márcio Gomes, chefe da Unidade de
Cadastro e Faturamento da Caern, explica que o cliente pode acompanhar o
aferição do hidrômetro na Caern, com a presença também de um técnico do
Inmetro. “São feitos cinco testes, dentro dos critérios estabelecidos
pelo Inmetro e, depois, é emitido um laudo para o cliente”, explica
Márcio.
Caso seja detectado problema no
hidrômetro, outro equipamento, devidamente aferido, é colocado no lugar e
a conta de água é reemitida, com base em uma nova medida de consumo do
período de cinco dias, a ser projetada para um consumo mensal. Nesse
caso, o usuário não paga o serviço. Quando o cliente tem interesse em
solicitar o aferimento, deverá procurar o escritório local ou distrital
da Caern ou o atendimento da Caern na Central do Cidadão.
PARALELO
Nas cidades do interior onde não há o
serviço de aferição, como por exemplo, Mossoró, a Caern faz a checagem
do uso instalando um hidrômetro paralelo. “O próprio operador do sistema
vai à casa do usuário e instala outro hidrômetro para fazer a medição
do consumo em paralelo”, informa Márcio Gomes. A medição é feita por no
máximo uma semana e, em caso de divergência, o hidrômetro é trocado.
Nessas situações, o consumidor não paga qualquer taxa pelo serviço.
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