quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Com 131 anos, mora no Acre o homem mais velho do mundo

CENTENÁRIO
 
O ex-seringueiro José Coelho de Souza, morador do município de Sena da Madureira, no Acre, recebeu em casa, na última segunda-feira, dia 11, alguns servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os funcionários públicos queriam comprovar se o aposentado ainda estava vivo. A desconfiança estava relacionada à idade do beneficiário. O aposentado alega ter 131 anos.

Nascido em 10 de março de 1884, na cidade de Meruoca (CE), José Coelho mora na região norte do país desde a infância e trabalhou a vida inteira como serigueiro. A história dele se tornou conhecida após a postagem do servidor da agência central do INSS em Rio Branco, Kennedy Afonso, na página pessoal no Facebook.

José Souza, de 131 anos, ao lado do servidor da INSS, Kennedy Afonso
Os órgãos de controle externo do INSS cobram a comprovação de vida de pessoas seguradas com mais de 90 anos. Por isso, os servidores foram à casa de José Coelho para asseverar a informação. Apesar da idade, segundo a postagem de Kennedy Afonso, o centário acriano ainda apresenta lucidez."Ele é bastante lúcido e tem muita história pra contar", escreveu Kennedy.

A idade do homem é comprovada por cópias da certidão de nascimento e pela carteira de trabalho. Os documentos confirmam o nascimento em 1884.

Carteira de Trabalho consta o nascimento em 1884
 Pai de três filhos, ele mora com a esposa de 62 anos. A filha caçula dele, Cirlene Souza, por exemplo, tem 30 anos. Ou seja, ele foi foi pai aos 101 anos. Apesar da lucidez, o aposentado apresenta problemas de surdez e de locomoção.

Atualmente, o japonês Yasutaro Koide, de 112 anos, detém o reconhecimento oficial, segundo o Guinness World Records, de o "homem mais velho do mundo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário