Daniel dal Zennaro
O papa Francisco caiu durante uma missa hoje na Polônia, onde participa da Jornada Mundial da Juventude.
O incidente ocorreu quando o pontífice estava se aproximando da imagem da santa pintada em um quadro com os incensos.
Jorge Mario Bergoglio, de 79 anos, se levantou rapidamente e contou com a ajuda de dois religiosos. O papa não se machucou e retomou a celebração normalmente.
O Papa Francisco chegou à Polônia ontem (27) ao desembarcar no aeroporto S. João Paulo II na cidade de Cracóvia. Depois o Santo Padre foi recebido pelo Presidente da República, pelas autoridades civis do país e os membros do Corpo Diplomático.
No discurso que proferiu, naquela ocasião, no pátio do Palácio de Wawel, o Santo Padre referiu estar muito contente por visitar a Polônia e pela primeira vez um país da Europa Centro-Oriental.
Em particular, o Papa recordou que a Polônia é um país de memória, tendo-se sempre sentido impressionado pelo “sentido vivo da história do Papa João Paulo II” tendo referido os “mil e cinquenta anos do Batismo da Polônia”. Uma “nobre nação” que soube “fazer crescer a memória boa e deixar para trás a má” – afirmou.
Segundo Francisco existem a “memória boa e a má” a “positiva e a negativa”. A memória boa é a que “louva Senhor e a sua obra de salvação”, a memória má é “aquela que mantém o olhar da mente e do coração obsessivamente fixo no mal, a começar pelo mal cometido pelos outros”.
A este propósito o Papa recordou “os cinquenta anos do perdão, mutuamente oferecido e recebido, entre os episcopados polaco e alemão” e também “a Declaração Conjunta entre a Igreja Católica da Polónia e a Igreja Ortodoxa de Moscovo”. Para fazer tudo isto é preciso ter “esperança e confiança firmes naqueles que guia os destinos dos povos, abre portas fechadas, transforma as dificuldades em oportunidades e cria novos cenários onde parecia impossível” – disse o Santo Padre.
por:Nominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário