sábado, 19 de agosto de 2017

Semdes quer “adotar” Alecrim para combater criminalidade na região. Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social revela intenções de implementar o projeto “Alecrim Seguro”, que, apesar de promissor, ainda não tem data para ser iniciado

"ALECRIM SEGURO"
 
 Comércio do Alecrim, em Natal

Centro de comércio popular mais frequentado do Rio Grande do Norte, o bairro do Alecrim, situado na zona Leste de Natal, tem sofrido com a insegurança que atinge o Brasil nos últimos anos. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), através da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), o bairro registrou sete assassinatos entre janeiro e junho deste ano, número que preocupa os moradores e comerciantes da região.

Pensando em diminuir os índices de criminalidade nas imediações, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (SEMDES) está projetando a implementação do programa “Alecrim Seguro”, de autoria da própria pasta. De acordo com o titular da Secretaria, advogado João Paulo Mendes, justamente pelo fato de ter um forte apelo comercial é que o Alecrim foi ‘contemplado’ como beneficiário do projeto, que apesar de promissor, ainda não tem data para ser implementado.

“A Guarda Municipal está estudando a possibilidade de adotar o Alecrim para que possamos ajudar a diminuir os índices de criminalidade por lá e no entorno. A localização foi escolhida exatamente por ter um comércio vasto, além de contar com muitos residentes fixos. Atualmente, são cerca de 26 mil pessoas morando no Alecrim, enquanto que o número de comerciantes chega a 15 mil, sem contar no fluxo de pessoas que passam por lá diariamente pelos mais variados motivos”, explicou ao Agora Jornal.

Ainda de acordo com João Paulo, os estudos para que o projeto tenha condições de ser implementado estão sendo feitos de maneira minuciosa. Porém, a efetivação do mesmo ainda carece das possibilidades da Guarda Municipal de Natal, que neste momento tacha como inviável. “Estamos analisando todas as situações possíveis e aguardando o momento em que teremos viabilidade para colocar o projeto em prática”, reforçou o advogado, que atualmente faz uma especialização em Processo Civil.

Aproveitando o gancho do cenário da segurança pública no Rio Grande do Norte e as medidas que estão sendo tomadas para reduzir os índices de criminalidade, o Agora Jornal questionou o secretário sobre quais situações estão sendo realizadas pelo município de Natal em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, liderada atualmente por Sheila Freitas. Segundo João Paulo, as duas gestões mantêm um relacionamento cordial e trabalham juntas pela melhoria do RN.

“Posso dizer que, hoje, nós temos um bom diálogo com a Sesed e com as polícias Civil e Militar (responsáveis por manterem a ordem pública em todo Estado). Já deixamos claro em várias situações que, no que depender da Semdes, os diálogos que visem melhorar a segurança de Natal estarão sempre abertos, até para que estes trabalhos cooperativos entre os entes de segurança ocorram da melhor maneira possível, fazendo com que a capital saia dos crescentes índices registrados”, revelou.

Dentre as medidas que a Semdes tem tomado para ajudar a Sesed no combate à criminalidade em Natal está a implementação das câmeras de videomonitoramento, que atualmente são 29. Os investimentos em softwares de inteligência reforçam as iniciativas da pasta na tentativa de ajudar nesta missão. “Hoje nós temos 29 câmeras em nosso sistema de videomonitoramento, mas estamos avaliando convênios e parcerias para que este número fique ainda maior. Nossa ideia é fazer um trabalho bom, apesar do pouco efetivo que dispomos atualmente na GMN”, completou.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social tem em sua estrutura 12 viaturas (sendo cinco pickups e outras cinco no modelo Fiesta, todos com mais de cinco anos de uso); duas motos 250cc e mais dois Fiestas do projeto “Crack: é possível vencer”, adquiridos em 2015; 10 motos 300cc recém-adquiridas; e vislumbra a possibilidade de comprar, num futuro próximo, outras cinco viaturas que serviriam para intensificar a fiscalização por toda a cidade.

Apesar de ainda não admitir que a situação da Semdes é a ideal, João Paulo fez um balanço positivo dos seis meses em que está à frente da pasta. Ao Agora Jornal, agradeceu o comprometimento do líder do Executivo, prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), e reforçou a sua confiança de que a Secretaria crescerá ainda mais até o final da sua gestão, passando por um processo de reestruturação em todos os setores.

“Fiquei muito feliz que o prefeito Carlos Eduardo, comprometido com nosso setor, garantiu que pudéssemos executar nosso planejamento e assim estamos fazendo, reestruturando não só a Guarda Municipal mas também todos os setores da Semdes, seja ele administrativo ou operacional. Os desafios não são fáceis, mas buscamos sempre fazer o melhor para o nosso povo”, finalizou.

(AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário